O Blog

quarta-feira, 19 de abril de 2023

19 DE ABRIL: DIA DOS POVOS INDÍGENAS

19 DE ABRIL: POVOS INDÍGENAS - NUNCA MAIS UM BRASIL SEM NÓS!

Durante o dia de hoje, todas as salas do Ensino Fundamental II (7º, 8º e 9º anos) da Escola Municipal Luiz Jacob tiveram aulas de História e Língua Portuguesa com o tema: 19 de Abril - Dia dos Povos Indígenas. Para concluir esse dia de reflexão, postarei aqui os vídeos institucionais da Campanha: "Nunca Mais um Brasil sem Nós" do novo Ministério dos Povos Indígenas e "O Índio Velho - Memória Ancestral" do Ministério dos direitos Humanos. Vale a pena conferir: 





Todo dia era dia de índio, já cantava a compositora Baby do Brasil em 1983. Mas, agora ele só tem - o dia 19 de abril!!!  É por isso que o dia 19 de abril precisa ser um dia de reflexão, especialmente no ano de 2023, onde se revelou a tragédia humanitária nas Terras do Povo Yanomâmi, em Roraima.


Os povos indígenas habitam as terras brasileiras há pelo menos 12.000 anos. São 11.500 anos de História antes que o "homem branco" aportasse em seus navios nas terras brasileiras. Dispersos pelo imenso território brasileiro, os povos indígenas (que já foram mais de 3 milhões, como acertadamente diz a música de Baby e Pompeu) estão espalhados em mais 300 nações com uma diversidade linguística extraordinária (são mais de 200 línguas indígenas diferentes!) 

Vivendo numa relação quase umbilical com a terra, os índios são, ainda hoje, os principais defensores de nossas florestas e rios. Em tempos de transição para um novo modelo de desenvolvimento, marcado pela perspectiva da sustentabilidade ambiental, é necessário olhar para esses segmentos de nosso povo e aprender com eles a repensar nossa relação com a natureza. 

Infelizmente, os anos recentes foram particularmente desastrosos para a vida das comunidades indígenas do Brasil. A pandemia de COVID-19 e a omissão do Estado brasileiro frente ao crescimento do garimpo e do desmatamento em áreas indígenas foram dolorosas para os povos mais antigos de nossa terra.



Nenhum comentário:

Postar um comentário