Olá!
Essas são as correções das atividades
das páginas 7 a 12 da
apostila São Paulo Faz Escola.
Confira suas respostas!
Se houver dúvidas, entre
em contato com a professora de Língua Portuguesa.
Respostas – apostila SP
FAZ ESCOLA - 8º ano – Págs. 7 a 12
ATIVIDADE 1- UM TEMA
CONTROVERSO: TATUAGEM
PÁGINA
7
RESPOSTA
PESSOAL, OU SEJA, VOCÊ DEVE CONSTRUIR SUA RESPOSTA COM SUAS PRÓPRIAS PALAVRAS.
O que eu, como professora,
espero de sua resposta?
Espero que você tenha lido o material de apoio que
está nos links indicados nesta
página. Espero que não tenha escrito somente se gosta ou não gosta de tatuagem
e tenha desenvolvido uma opinião mais bem fundamentada sobre ter ou não ter uma
tatuagem.
ATIVIDADE 2 – TATUAGEM:
SIM OU NÃO? A OPINIÃO EM FOCO.
PÁGINA
8
1.Após a leitura do texto,
responda às questões propostas.
a)De acordo com o texto, a autora acredita que
tatuagens não são adequadas para adolescentes, menores de idade. Primeiramente,
porque é proibido por lei. E, além disso, porque o jovem não tem maturidade
suficiente para entender o que significa ter uma tatuagem.
b) A autora considera que os pais devem esclarecer
os filhos sobre o que as tatuagens representam e do quanto essa é uma escolha
difícil para eles, pois podem se arrepender mais tarde.
c)RESPOSTA PESSOAL.
O que eu espero que você
tenha respondido?
Espero que você tenha
observado que muitas pessoas, principalmente, adolescentes, tomam decisões
apenas por modismos, ou seja, apenas para seguirem um grupo que consideram
importante para elas. Assim, assumem comportamentos e fazem escolhas que não
são exatamente o que elas desejam, mas o que o grupo acha legal.
2.RESPOSTA B
3.RESPOSTA D
4.RESPOSTA B
5.RESPOSTA B
6.RESPOSTA D
ATIVIDADE 3 – PÁGINA 10 –
UM TEMA, DIVERSOS DISCURSOS E DIFERENTES PONTOS DE VISTA
PÁGINA
10 –
Texto para ser lido.
PÁGINA
11
1.Analise, comparativamente,
os textos 1 e 2.
a)Nos dois textos, predomina
a primeira pessoa do singular (eu).
b)Podemos justificar a
predominância da primeira pessoa do singular porque esses textos expressam
pontos de vista dos locutores, ou seja, o locutor expressa sua opinião, sua experiência,
sua visão sobre um assunto. São, portanto, textos bastante subjetivos.
(Deixei
um link com slides para você entender melhor essa resposta).
c)No texto 1, o enunciador,
ou locutor, considera seu trabalho uma arte. Ser tatuador, para ele, é
interpretar o desejo dos clientes, que são pessoas de personalidade diferentes,
e para isso é preciso ser sensível, criativo, detalhista e dedicado ao trabalho.
d)No texto 2, a enunciadora,
ou locutora, compara a tatuagem à arte.
PÁGINA 12 – “Pra que
tatuador...”
1.
O
efeito de musicalidade se dá pela rima entre as palavras “tatuador” e
“hidrocor”. A disposição das palavras no papel também cria um ritmo, lembrando
notas musicais.
2.
A
linguagem não verbal completa o sentido da linguagem verbal. Ou seja, a
disposição das palavras no papel, o desenho do coração vermelho e a palavra
“hidrocor” em letras coloridas reforçam o sentido da mensagem de que é possível
desenhar a própria pele com canetinhas e fazer desenhos que podem ser
facilmente apagados depois.
3.
A
palavra “hidrocor” aparece com cores diferentes para representar as muitas
cores das canetinhas com quais se pode desenhar o que quiser.
4.
O enunciador do texto 3 dispensa o trabalho do
tatuador, fazendo ele mesmo desenhos em sua pele com as canetinhas hidrocor que
podem ser apagadas facilmente.
5.
a)
O público-alvo (interlocutor desejado) são pessoas que gostam de desenhar e
que, normalmente, fazem uso de canetinhas coloridas para desenhar e pintar.
b) O produto divulgado é a
canetinha hidrocor.
Nenhum comentário:
Postar um comentário