CÂMARA ESCOLAR LUIZ JACOB

CAMARA JOVEM PASSA POR CAPACITAÇÃO








CÂMARA ESCOLAR LUIZ JACOB RECEBE A EX-VEREADORA CELI REGINA

 A Câmara Escolar Luiz Jacob recebeu nesta quarta, 22/03, a professora e ex-vereadora Celi Regina da Cruz para uma conversa sobre o papel dos vereadores e o funcionamento da Câmara Municipal.

A conversa que durou cerca de 1 (uma) hora contou com a presença de vários vereadores escolares e foi mediada pelo professor Celso Barreiro.

Celi explicou que a Câmara constitui um dos 3 (três) poderes da República, o Legislativo, no município. Ela detalhou o trabalho de um vereador desde o surgimento da demanda no bairro até virar um projeto de Lei que, se aprovado, se tornará uma nova Lei.

 Celi explicou que nem todos os projetos são de competência dos vereadores, já que os projetos que impactam a administração municipal são de competência exclusiva do prefeito. Nesses casos, disse Celi, o vereador pode optar por fazer um requerimento solicitando ao prefeito que tome providências para sanar o problema apontado pelo vereador.

Celi ressaltou que os vereadores discutem e aprovam o orçamento do município onde está discriminado onde será gasto o dinheiro dos impostos municipais. O orçamento é votado em 4 (quatro) etapas: PPA (Plano Plurianual) votado no início de um novo governo há cada 4 (quatro) anos; depois, a cada ano são votados os projetos de LDO (Lei de Diretrizes orçamentárias) e LOA (Lei orçamentária anual)

Celi respondeu às diversas perguntas dos vereadores escolares sobre os mais variados temas: direitos da criança e do adolescente, segurança escolar, violência contra a mulher, etc. A professora destacou o processo de tramitação dos projetos dos vereadores na câmara municipal e explicou que os projetos são analisados por uma comissão de Justiça onde se observa a legalidade antes ainda de se discutir o votar o mérito do projeto.

Celi cumprimentou a equipe da escola pelo trabalho e, em especial, Tiago, pela eleição como Vereador Jovem do Luiz Jacob.



VEREADORES ESCOLARES RECEBEM A EX-VEREADORA CELI REGINA NA SALA DE HISTÓRIA NA PRÓXIMA QUARTA, 22/03.

Os vereadores/as escolares da Escola Municipal Luiz Jacob receberão a ex-vereadora e professora aposentada da Rede Municipal Celi Regina da Cruz para uma entrevista sobre o funcionamento da Câmara Municipal de Rio Preto, na próxima quarta, 22/03, das 14h00 às 15h00, na Sala de História. 

Para preparar a entrevista, os vereadores se reunirão às 13h00 e combinarão os detalhes da conversa. Os vereadores organizarão, ainda, um cronograma de debate e elaboração das proposituras de Lei Jovem aprovadas pela assembleia de alunos/as em 10 de março que serão levadas para a Câmara Jovem pelo Vereador Jovem da escola.


ELEIÇÃO DE VEREADOR/A JOVEM DA ESCOLA LUIZ JACOB


13 DE MARÇO - ELEIÇÃO DE VEREADOR JOVEM DA ESCOLA MUNICIPAL LUIZ JACOB


Olá Galera,

Veja como será a eleição do/a Vereador/a Jovem que representará nossa escola na Câmara Jovem da Câmara Municipal de Rio Preto - SP. O processo eleitoral se dará durante as aulas no pátio da escola. Publicaremos aqui o conjunto de documentos que orientará as eleições, a apuração dos votos e a publicação dos resultados eleitorais:

ELEIÇÃO DE VEREADOR/A JOVEM – ESCOLA MUNICIPAL LUIZ JACOB

ORIENTAÇÃO PARA MESA COLETORA DOS VOTOS

1.    Os 3 (três) organizadores cuidarão do deslocamento das salas ao pátio onde ocorrerá o processo eleitoral e formarão 2 (duas) filas:

a.    a primeira fila para assinar a lista de presença e receber as cédulas rubricadas;

b.    a segunda fila para retornar a sala de aula para que outro grupo venha votar.

2.    Os 2 (dois) escrutinadores conferirão o nome dos/as alunos/as na lista de presença e pedirão para assinarem a listagem e entregarão uma cédula rubricada para os eleitores. Em seguida, orientarão os/as eleitores para que se dirijam a cabine de votação e coloquem seus votos na urna.

LISTA DE ELEITORES HABILITADOS

MODELO DE CÉDULA ELEITORAL

3.    Terminada a eleição, os escrutinadores descartam as cédulas não utilizadas e preenchem a ata de eleição (na ata serão registrados quaisquer eventos que possam ter interferido no processo eleitoral e tenham exigido a tomada de providências da comissão eleitoral).

ORIENTAÇÃO PARA MESA APURADORA DE VOTOS

1.    A mesa apuradora deverá contar o número das assinaturas constantes na lista de presença, abrir a urna e contar o número de votos contidos. (Obs.: o número de votos da listagem deverá coincidir com o total de votos dentro da urna. Caso o número de votos não coincida com o número de assinaturas, o fato deverá constar na ata de apuração)

2.    A mesa apuradora abrirá as cédulas e separará - os votos válidos - os votos em branco - e os votos nulos. Depois, contará os votos válidos e os votos  brancos e/ou nulos e registrará ambos na ata de apuração.

3.    Em seguida, despreza-se os votos brancos e nulos; e inicia-se a apuração dos votos válidos.

a.    Os votos serão computados, um a um, na planilha de apuração - marcando um no quadrado correspondente ao aluno/a votado/a.

b.    No final da planilha, conta-se os X correspondentes a cada candidato e coloca-se a soma no quadrado correspondente ao total.  

4.    Terminadas as planilhas de apuração, registra-se os totais na planilha totalizadora de votos e soma-se tudo. Em seguida, um dos apuradores registra os resultados eleitorais individuais e coletivos na ata de apuração.

ATAS DE ELEIÇÃO, APURAÇÃO E PROCLAMAÇÃO DE RESULTADOS


CÂMARA ESCOLAR - REUNIÕES DE TRABALHO 

A Câmara Escolar formada pelos alunos e alunas indicados/as por seus pares se reuniu hoje, 08 de março,  para discutir a organização e as bases do regimento interno da Câmara Escolar. Os vereadores escolares decidiram que a ausência injustificada à 3 (três) reuniões consecutivas ou à 10 reuniões durante o semestre acarretaria em desligamento do vereador escolar.

O Professor Celso Barreiro explicou que a escola enviaria aos pais e responsáveis nos próximos dias um documento de autorização para que os/as alunos/as participassem das sessões e ações formativas do projeto na escola, na Câmara Municipal e das visitas educativas no período da tarde (contraturno escolar das turmas) às quartas-feiras. 

O Professor informou que as eleições para Vereador Jovem, aquele que representará a escola na Câmara Municipal, será na próxima segunda-feira no horário das aulas. Os/as alunos/as foram informados, ainda, que a visita aos prédios-sedes dos poderes municipais e as entrevistas aos seus dirigentes se iniciaria já na próxima segunda-feira, 13 de março, na Vara da Infância e da Juventude. Dr Evandro Pelarin, juiz da Infância e Juventude de Rio Preto, receberá e dará uma rápida entrevista aos vereadores escolares e ao Vereador Jovem da escola. (O horário foi adaptado nessa semana para se adequar à disponibilidade do Juiz)

Na segunda parte da reunião, os vereadores escolares se reuniram para discutir e elaborar seus projetos de lei para apresentação durante a campanha eleitoral para Vereador Jovem na escola na próxima sexta-feira, 10/03. 






Um comentário:

  1. Foi muito bacana estar com vocês, galera!!!! Beijão grandão!!!

    ResponderExcluir