6º ANO – ATIVIDADE 2 – 03/03/2021
Prof.ª Andrea Fusco
Anote o cabeçalho com
a data e o número da
atividade seu caderno de língua portuguesa.
VOCÊ
DEVERÁ COPIAR TODAS AS PERGUNTAS NO CADERNO!
Importante: organize seu caderno de língua portuguesa. Não
misture as atividades de língua portuguesa com outras matérias. Se puder, tenha
um caderno só para língua portuguesa.
TEXTO 1 –
VIDEOAULA – TEXTO, LINGUAGEM VERBAL E NÃO VERBAL
Nesta
videoaula, apresentamos os conceitos de texto, linguagem verbal e linguagem não
verbal por meio da leitura de textos não verbais.
Para acessar
a videoaula, clique no link abaixo
https://www.youtube.com/watch?v=T9RxGe7-QJg&feature=youtu.be
QUESTÕES
Assista à videoaula indicada no link acima. Em seguida, responda a essas questões.
1) De acordo com a videoaula, o que seria um texto?
2) De acordo com a videoaula, qual a diferença entre linguagem verbal e não verbal?
________________________________________________________________________________
TEXTO 2:
O SAL DA TERRA (BETO GUEDES)
Anda, quero te dizer nenhum segredo
Falo desse chão da nossa casa
Vem que tá na hora de arrumar
Tempo, quero viver mais duzentos anos
Quero não ferir meu semelhante
Nem por isso quero me ferir
Vamos precisar de todo mundo
Pra banir do mundo a opressão
Para construir a vida nova
Vamos precisar de muito amor
A felicidade mora ao lado
E quem não é tolo pode ver
A paz na terra amor
O sal na terra
A paz na terra amor
O sal da
Terra, és o mais bonito dos planetas
Tão te maltratando por dinheiro
Tu que és a nave nossa irmã
Canta, leva tua vida em harmonia
E nos alimenta com seus frutos
Tu que és do homem, a maçã
Vamos precisar de todo mundo
Um mais um é sempre mais que dois
Para melhor construir a vida nova
É só repartir melhor o pão
Recriar o paraíso agora
Para merecer quem vem depois
Deixa fluir o amor
Deixa crescer o amor
Deixa fluir o amor
O sal da terra
Pena que pena, que coisa bonita
Diga qual a palavra que nunca foi dita?
Fonte: LyricFind
Compositores: Alberto De Castro Guedes / Ronaldo Bastos Ribeiro
Letra de O Sal da Terra © Sony/ATV Music Publishing LLC
QUESTÕES
LEIA E RELEIA A LETRA DA CANÇÃO ANTES DE RESPONDER A ESSAS QUESTÕES.
3. Eu lírico é o nome que damos para a voz que fala em um poema ou em uma canção. No início do texto 2, podemos perceber que o eu lírico faz um convite para alguém. Quem seria essa pessoa e para que ela está sendo convidada?
4. Releia os versos a seguir.
“Anda, quero te dizer nenhum segredo
Falo desse chão da nossa casa
Vem que tá na hora de arrumar”
a) Considerando o texto 2, o que significa a expressão “chão da nossa casa”?
b) No verso “vem que tá na hora de arrumar”, o eu lírico se refere a problemas gerais do nosso planeta. Releia o texto e explique que problemas seriam esses.
5. Explique o que o eu lírico quer dizer com os versos a seguir:
“Terra, és o mais bonito dos planetas/ Tão te maltratando por dinheiro”.
6. Considerando a situação de pandemia causada pela covid-19 em que vivemos hoje, o que você acha que as pessoas podem fazer para cuidar umas das outras?
TEXTO 3
Crianças fazem ‘vaquinha’ para restaurar área de Mata Atlântica
REDAÇÃO OBSERVATÓRIO 3º SETOR INSPIRAÇÃO, NOTÍCIAS
FacebookTwitterWhatsAppMais...
Duas crianças
conseguiram arrecadar R$ 23 mil, que foram doados para a Fundação SOS Mata
Atlântica, contribuindo para o plantio de 1,6 mil árvores nativas do bioma
Por:
Mariana Lima
Uma iniciativa de duas crianças, Marcelo, de 8 anos, e Olivia, de
11 anos, trouxe impactos positivos para o meio ambiente. Juntos, eles
realizaram um financiamento coletivo que arrecadou R$ 23 mil para plantar 1.474
mudas de árvores nativas de Mata Atlântica.
Para alcançar a meta de plantio em uma área equivalente a um campo
de futebol, a Fundação SOS Mata Atlântica contribuiu com outras 193 mudas.
A iniciativa das duas crianças surgiu em meio ao momento de grande
engajamento global de crianças e jovens pelo clima, já batizados como Geração
Greta, em uma alusão à ativista ambiental sueca Greta Thunberg, que criou o
movimento ‘Fridays For Future’.
As crianças se viram motivadas a atuar após uma visita à base de
restauração florestal da ONG, em Itu, em janeiro de 2019. No espaço, são
produzidas mudas de árvores nativas da Mata Atlântica para serem usadas nos
projetos de restauração florestal.
Durante a visita, as crianças conheceram um pouco mais sobre a
história da ONG, as características da Mata Atlântica e os riscos que a
degradação do bioma representam para o meio ambiente e para a sociedade.
Assim, deixaram o local com uma ideia: ajudar a plantar um campo de
futebol de árvores e, nas palavras deles, “unir forças para mudar o mundo”.
As crianças vinham lendo um livro sobre o aquecimento global e, ao
longo da visita, perguntam se caso plantassem uma muda ajudariam. A resposta
positiva potencializou a ideia.
Mesmo com a distância – Marcello mora no Canadá e Olivia no Brasil
-, os amigos de infância tiveram sucesso no financiamento coletivo, iniciado no
dia 22 de abril de 2019 (Dia da Terra) na plataforma GoFundMe.
Com doações entre R$ 5 e R$ 1 mil, a dupla conseguiu chegar aos R$
23 mil, divulgando a campanha nas redes sociais, nos colégios e entre amigos e
familiares.
Em setembro de 2020, com a flexibilização da quarentena do novo
coronavírus, Olívia pôde entregar o cheque simbólico para a Fundação e fazer o
plantio da primeira muda do “Campo dos sonhos” dela e de Marcello, que viu tudo
por meio de uma videoconferência.
A propriedade em que as mudas serão plantadas é uma antiga fazenda
de café, com mais de 500 hectares, onde ocorrem ações de educação ambiental,
mobilização, cursos e capacitações.
(Disponível em
https://observatorio3setor.org.br/noticias/criancas-fazem-vaquinha-para-restaurar-area-de-mata-atlantica/
Acesso em 26 de fevereiro de 2021)
QUESTÕES
LEIA O TEXTO 3 PARA RESPONDER A
ESSAS QUESTÕES.
7. Qual
a manchete do texto 3?
8. Onde foi publicado
esse texto?
9. Releia o texto com atenção
e responda:
a)O que aconteceu?
b)Com quem aconteceu?
c)Onde aconteceu?
d)Quando aconteceu?
e)Como aconteceu?
f)Por que aconteceu?
10. De que forma o texto 3 se relaciona
com o texto 2?
11. No texto 3, temos a expressão
“geração Greta”, numa referência à ativista ambiental Greta Thunberg. Pesquise sobre
essa ativista e responda:
a) Quem é ela? Qual a idade, a origem
e que ideias que ela defende?
b) O que seria o movimento Fridays
for Future?
12. Produção textual.
1º passo: Escreva um pequeno texto dizendo seu nome, sua
idade e quais os problemas ambientais, sociais ou econômicos que mais preocupam
você.
2º passo: Grave
um vídeo de, no máximo 30 segundos dizendo: “Olá, eu sou (nome), tenho (idade) e
eu me preocupo com...” (Capriche na produção do vídeo!)
Não se esqueça de enviar as fotos da atividade e o vídeo
para sua professora de língua portuguesa.
BONS ESTUDOS!
Nenhum comentário:
Postar um comentário