Anote
o cabeçalho com a data e o número da atividade em seu caderno de língua
portuguesa.
VOCÊ
DEVERÁ COPIAR TODAS AS PERGUNTAS NO CADERNO!
Importante: organize seu caderno
de língua portuguesa. Não misture as atividades de língua portuguesa com
outras matérias. Se puder, tenha um caderno só para língua portuguesa.
ATIVIDADE
3: O que veremos nesta atividade?
Nesta
atividade, vamos ler e analisar notícias e pesquisar sobre ortografia.
TEXTO 1
Planeta perdeu quase 70% dos animais selvagens em
menos de 50 anos, diz WWF
Estudo,
que compreende o período de 1970 a 2016, aponta que a conversão de terras para
a agricultura e o comércio de animais selvagens foram os principais
responsáveis pela devastação da fauna.
Por G1
10/09/2020 07h48
O planeta perdeu 68% de seus animais selvagens em menos de
50 anos devido principalmente à ação humana, segundo relatório da ONG Fundo
Mundial para a Natureza (WWF), divulgado nesta quarta-feira (10). A situação é
ainda mais crítica na região da América Latina e Caribe onde a devastação da
fauna chega a 94%.
Entre
1970 e 2016, a conversão de terras para a agricultura e o comércio de animais
selvagens foram as principais razões para a queda nas populações de mamíferos,
pássaros, anfíbios, répteis e peixes, de acordo com o Relatório Planeta Vivo
2020.
Em
entrevista à Reuters, Fran Price, que atua na área de florestas da WWF, apontou
como principais vilões a produção de carne bovina e a agricultura comercial em
grande escala de óleo de palma e soja, principalmente nos trópicos.
O relatório, que
contou com contribuições de cerca de 125 especialistas, rastreou quase 21 mil populações de quase 4,4 mil espécies de vertebrados.
As populações de animais que vivem em água doce sofreram um declínio de 84%.
Entre outros animais
selvagens mais afetados estão os gorilas das planícies orientais na República
Democrática do Congo e o papagaio cinza africano em Gana.
(Disponível em https://g1.globo.com/natureza/noticia/2020/09/10/planeta-perdeu-quase-70percent-dos-animais-selvagens-em-menos-de-50-anos-diz-wwf.ghtml
Acesso em 10 de setembro de 2020)
1.Qual a manchete do texto 1?
2.Onde foi publicado o texto 1?
3. Leia o texto 1 com atenção e responda:
a)O que aconteceu?
b)Com quem aconteceu?
c)Onde aconteceu?
d)Como aconteceu?
e)Por que aconteceu?
2.No texto 1, temos a fala de uma pessoa. Quem é essa pessoa? Por que a fala dela é importante para o texto?
3.De acordo com o estudo, quais as regiões do mundo que mais perderam animais?
4.De acordo com a notícia, quais os grandes vilões da devastação ambiental?
5.Quais os animais selvagens mais afetados pela devastação?
TEXTO 2
Ao menos 20 tartarugas morrem em Bangladesh presas
em resíduos plásticos
12/07/20
- 13h05
Ao menos 20 tartarugas morreram neste domingo (12) em uma praia
de Bangladesh, onde ficaram presas em resíduos plásticos, conforme informaram
autoridades e grupos ambientais.
Segundo os habitantes, várias ondas de
lixo plástico, com garrafas, redes de pesca e outros elementos, chegaram à
praia no último sábado e deixaram as tartarugas presas, muitas das quais
puderam ser resgatadas.
De acordo com o Departamento Florestal de
Bangladesh, é a primeira vez que esse volume de plástico chega a essa praia de
120 quilômetros, situada no Golfo de Bengala.
“Centenas de habitantes vieram à praia
pela manhã para resgatar as tartarugas feridas”, informou um porta-voz do
departamento à AFP.
“Enterramos as mortas e estamos tentando
libertar as outras, e devolvê-los ao mar”, acrescentou.
A organização Plastic Bank Bangladesh
indicou que seus voluntários tinham encontrado e enterrado ao menos 20
tartarugas, que estavam entre cerca de 50 toneladas de lixo espalhadas em uma
área de dez quilômetros na praia, na cidade de Cox’s Bazar.
Segundo Shahriar Caesar Rahman, da ONG
Creative Conservation Alliance e especialista em tartarugas, a maioria dos
animais tinha ao menos 30 anos de idade.
“As tartarugas geralmente ficam presas em
enormes pedaços de plástico que flutuam pelo mar e acabam se afogando. Parece
ser esse o caso”, disse ele à AFP.
Todos os anos, cerca de 26 toneladas de
resíduos de navios e países vizinhos chegam ao Golfo de Bengala, segundo
Moazzem Hossain, da associação local Save the Nature Bangladesh.
(Disponível
em https://istoe.com.br/ao-menos-20-tartarugas-morrem-em-bangladesh-presas-em-residuos-plasticos/
Acesso em 04 de setembro de 2020)
QUESTÕES
Leia o texto 2 com bastante atenção para responder a essas perguntas:
5.Qual a manchete do texto 2?
6.Onde foi publicado esse texto?
7.De acordo com o texto 2, responda:
a) O que aconteceu?
b) Com quem aconteceu?
c) Onde aconteceu?
d) Como aconteceu?
e) Por que aconteceu?
8.No texto, temos a fala de duas pessoas. Sobre isso, responda:
a) Em que parágrafos estão essas falas?
b) Quem são essas pessoas?
c) Por que elas foram escolhidas para falar nessa notícia?
9.Qual o problema ambiental apresentado nessa notícia?
TEXTO
3
A
enzima 'comedora' de plástico que pode revolucionar processo de reciclagem
17 abril 2018
Cientistas britânicos
aperfeiçoaram uma enzima natural que pode digerir alguns dos plásticos mais
poluentes do mundo.
O tipo PET, mais comum
em garrafas plásticas, leva centenas de anos para se decompor no meio ambiente.
A enzima modificada, conhecida como PETase, pode começar a desintegrar o mesmo
material em apenas alguns dias.
Isso poderia
revolucionar o processo de reciclagem, permitindo que os plásticos sejam
reutilizados de forma mais eficaz. O Reino Unido usa cerca de 13 bilhões de
garrafas plásticas por ano, das quais três bilhões não são recicladas.
Originalmente
descoberta no Japão, a enzima é produzida por uma bactéria que "come"
o PET. A Ideonella sakaiensis usa o plástico como sua principal fonte de
energia.
Pesquisadores relataram
em 2016 que encontraram a cepa vivendo em sedimentos em um local de reciclagem
de garrafas na cidade portuária de Sakai, no sul do Japão.
“O PET passou a existir
em grandes quantidades nos últimos 50 anos, então não se trata de uma escala de
tempo muito longa para uma bactéria evoluir para comer algo criado pelo homem”,
diz o professor John McGeehan, da Universidade de Portsmouth, no Reino Unido,
que participou do estudo.
Poliésteres, o grupo de
plásticos a que o PET (também chamado polietileno tereftalato) pertence,
existem na natureza.
"Eles protegem as
folhas das plantas", explica McGeehan. "As bactérias estão evoluindo
há milhões de anos para comê-los".
(Disponível em https://www.bbc.com/portuguese/geral-43804460 Acesso em 04 de setembro de 2020)
QUESTÕES
Leia o texto 3 com atenção antes de responder às próximas questões.
10.Qual o nome científico da bactéria comedora de PET?
11.Qual a importância dessa bactéria para o meio ambiente?
12.Quem é a pessoa entrevistada no texto? O que essa pessoa tem a ver com a pesquisa sobre a bactéria?
PARTE 2: PESQUISA – ortografia
O texto abaixo é um meme. Memes são textos que se espalham rapidamente por meio de redes sociais e que, na maioria das vezes, têm finalidade de divertir, satirizar. Mas podem ser também críticos, irônicos e até reflexivos.
1. Escreva o que você entendeu do meme acima.
2.Pesquise e responda:
a) Qual o significado da palavra “mas”? (sem a letra i)
b) Qual o significado da palavra “mais”? (com a letra i)
c) Qual o significado da palavra “más”? (sem a letra i e com acento)
d) Escreva frases usando adequadamente as palavras “mas” e “mais”.
4. Como você sabe, há quatro formas de se escrever por que, porque, por quê e porquê. Pesquise e responda:
a) Em que situações devemos escrever “por que”? (separado e sem acento)
b) Em que situações devemos escrever “porque” (tudo junto e sem acento)
c) Em que situações devemos escrever “por quê”? (separado e com acento)
d) Em que situações devemos escrever “porquê”? (tudo junto e com acento)
5.Leia com atenção e tente explicar os usos de por que, porque e por quê na tira de humor abaixo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário