6º ano - Atividade 3 - 31 de março de 2021 - prof.ª Andrea Fusco

 

Anote o cabeçalho com a data e o número da atividade em seu caderno de língua portuguesa.

VOCÊ DEVERÁ COPIAR TODAS AS PERGUNTAS NO CADERNO!

Importante: organize seu caderno de língua portuguesa. Não misture as atividades de língua portuguesa com outras matérias. Se puder, tenha um caderno só para língua portuguesa.

ATIVIDADE 3: O que veremos nesta atividade?

Nesta atividade, vamos ler e analisar notícias e pesquisar sobre ortografia.

TEXTO 1

Planeta perdeu quase 70% dos animais selvagens em menos de 50 anos, diz WWF

Estudo, que compreende o período de 1970 a 2016, aponta que a conversão de terras para a agricultura e o comércio de animais selvagens foram os principais responsáveis pela devastação da fauna.

Por G1

10/09/2020 07h48  

O planeta perdeu 68% de seus animais selvagens em menos de 50 anos devido principalmente à ação humana, segundo relatório da ONG Fundo Mundial para a Natureza (WWF), divulgado nesta quarta-feira (10). A situação é ainda mais crítica na região da América Latina e Caribe onde a devastação da fauna chega a 94%.


Entre 1970 e 2016, a conversão de terras para a agricultura e o comércio de animais selvagens foram as principais razões para a queda nas populações de mamíferos, pássaros, anfíbios, répteis e peixes, de acordo com o Relatório Planeta Vivo 2020.

Em entrevista à Reuters, Fran Price, que atua na área de florestas da WWF, apontou como principais vilões a produção de carne bovina e a agricultura comercial em grande escala de óleo de palma e soja, principalmente nos trópicos.

O relatório, que contou com contribuições de cerca de 125 especialistas, rastreou quase 21 mil populações de quase 4,4 mil espécies de vertebrados. As populações de animais que vivem em água doce sofreram um declínio de 84%.

Entre outros animais selvagens mais afetados estão os gorilas das planícies orientais na República Democrática do Congo e o papagaio cinza africano em Gana.

(Disponível em https://g1.globo.com/natureza/noticia/2020/09/10/planeta-perdeu-quase-70percent-dos-animais-selvagens-em-menos-de-50-anos-diz-wwf.ghtml Acesso em 10 de setembro de 2020)

1.Qual a manchete do texto 1?

2.Onde foi publicado o texto 1?

3. Leia o texto 1 com atenção e responda:

a)O que aconteceu?

b)Com quem aconteceu?

c)Onde aconteceu?

d)Como aconteceu?

e)Por que aconteceu?

2.No texto 1, temos a fala de uma pessoa. Quem é essa pessoa? Por que a fala dela é importante para o texto?

3.De acordo com o estudo, quais as regiões do mundo que mais perderam animais?

4.De acordo com a notícia, quais os grandes vilões da devastação ambiental?

5.Quais os animais selvagens mais afetados pela devastação?

TEXTO 2

Ao menos 20 tartarugas morrem em Bangladesh presas em resíduos plásticos

AFP

12/07/20 - 13h05

Ao menos 20 tartarugas morreram neste domingo (12) em uma praia de Bangladesh, onde ficaram presas em resíduos plásticos, conforme informaram autoridades e grupos ambientais.

Segundo os habitantes, várias ondas de lixo plástico, com garrafas, redes de pesca e outros elementos, chegaram à praia no último sábado e deixaram as tartarugas presas, muitas das quais puderam ser resgatadas.

De acordo com o Departamento Florestal de Bangladesh, é a primeira vez que esse volume de plástico chega a essa praia de 120 quilômetros, situada no Golfo de Bengala.

“Centenas de habitantes vieram à praia pela manhã para resgatar as tartarugas feridas”, informou um porta-voz do departamento à AFP.

“Enterramos as mortas e estamos tentando libertar as outras, e devolvê-los ao mar”, acrescentou.

A organização Plastic Bank Bangladesh indicou que seus voluntários tinham encontrado e enterrado ao menos 20 tartarugas, que estavam entre cerca de 50 toneladas de lixo espalhadas em uma área de dez quilômetros na praia, na cidade de Cox’s Bazar.

Segundo Shahriar Caesar Rahman, da ONG Creative Conservation Alliance e especialista em tartarugas, a maioria dos animais tinha ao menos 30 anos de idade.

“As tartarugas geralmente ficam presas em enormes pedaços de plástico que flutuam pelo mar e acabam se afogando. Parece ser esse o caso”, disse ele à AFP.

Todos os anos, cerca de 26 toneladas de resíduos de navios e países vizinhos chegam ao Golfo de Bengala, segundo Moazzem Hossain, da associação local Save the Nature Bangladesh.

(Disponível em https://istoe.com.br/ao-menos-20-tartarugas-morrem-em-bangladesh-presas-em-residuos-plasticos/ Acesso em 04 de setembro de 2020)

QUESTÕES

Leia o texto 2 com bastante atenção para responder a essas perguntas:

5.Qual a manchete do texto 2?

6.Onde foi publicado esse texto?

7.De acordo com o texto 2, responda:

a)      O que aconteceu?

b)      Com quem aconteceu?

c)      Onde aconteceu?

d)      Como aconteceu?

e)      Por que aconteceu?

8.No texto, temos a fala de duas pessoas. Sobre isso, responda:

a)      Em que parágrafos estão essas falas?

b)      Quem são essas pessoas?

c)      Por que elas foram escolhidas para falar nessa notícia?

9.Qual o problema ambiental apresentado nessa notícia?

TEXTO 3

A enzima 'comedora' de plástico que pode revolucionar processo de reciclagem

17 abril 2018

Cientistas britânicos aperfeiçoaram uma enzima natural que pode digerir alguns dos plásticos mais poluentes do mundo.

O tipo PET, mais comum em garrafas plásticas, leva centenas de anos para se decompor no meio ambiente. A enzima modificada, conhecida como PETase, pode começar a desintegrar o mesmo material em apenas alguns dias.

Isso poderia revolucionar o processo de reciclagem, permitindo que os plásticos sejam reutilizados de forma mais eficaz. O Reino Unido usa cerca de 13 bilhões de garrafas plásticas por ano, das quais três bilhões não são recicladas.

Originalmente descoberta no Japão, a enzima é produzida por uma bactéria que "come" o PET. A Ideonella sakaiensis usa o plástico como sua principal fonte de energia.

Pesquisadores relataram em 2016 que encontraram a cepa vivendo em sedimentos em um local de reciclagem de garrafas na cidade portuária de Sakai, no sul do Japão.

“O PET passou a existir em grandes quantidades nos últimos 50 anos, então não se trata de uma escala de tempo muito longa para uma bactéria evoluir para comer algo criado pelo homem”, diz o professor John McGeehan, da Universidade de Portsmouth, no Reino Unido, que participou do estudo.

Poliésteres, o grupo de plásticos a que o PET (também chamado polietileno tereftalato) pertence, existem na natureza.

"Eles protegem as folhas das plantas", explica McGeehan. "As bactérias estão evoluindo há milhões de anos para comê-los".

(Disponível em https://www.bbc.com/portuguese/geral-43804460 Acesso em 04 de setembro de 2020)

QUESTÕES

Leia o texto 3 com atenção antes de responder às próximas questões.

10.Qual o nome científico da bactéria comedora de PET?

11.Qual a importância dessa bactéria para o meio ambiente?

12.Quem é a pessoa entrevistada no texto? O que essa pessoa tem a ver com a pesquisa sobre a bactéria?

 

PARTE 2: PESQUISA – ortografia

O texto abaixo é um meme. Memes são textos que se espalham rapidamente por meio de redes sociais e que, na maioria das vezes, têm finalidade de divertir, satirizar. Mas podem ser também críticos, irônicos e até reflexivos. 

1. Escreva o que você entendeu do meme acima.  

2.Pesquise e responda:

a)      Qual o significado da palavra “mas”? (sem a letra i)

b)      Qual o significado da palavra “mais”? (com a letra i)

c)      Qual o significado da palavra “más”? (sem a letra i e com acento)

d)      Escreva frases usando adequadamente as palavras “mas” e “mais”.

 

 

4. Como você sabe, há quatro formas de se escrever por que, porque, por quê e porquê. Pesquise e responda:

a)      Em que situações devemos escrever “por que”? (separado e sem acento)

b)      Em que situações devemos escrever “porque” (tudo junto e sem acento)

c)      Em que situações devemos escrever “por quê”? (separado e com acento)

d)      Em que situações devemos escrever “porquê”? (tudo junto e com acento)


 5.Leia com atenção e tente explicar os usos de por que, porque e por quê na tira de humor abaixo.



Nenhum comentário:

Postar um comentário