6º ANO - ATIVIDADE 5 - 26 DE ABRIL DE 2021- professora Andrea Fusco

 

Anote o cabeçalho com a data e o número da atividade em seu caderno de língua portuguesa.


VOCÊ DEVERÁ COPIAR TODAS AS PERGUNTAS NO CADERNO!

Importante: organize seu caderno de língua portuguesa. Não misture as atividades de língua portuguesa com outras matérias. Se puder, tenha um caderno só para língua portuguesa.

ATIVIDADE 5: O que veremos nesta atividade?

Nesta atividade, vamos estudar mais alguns recursos não verbais muito usados nas histórias em quadrinhos (HQ), analisar usos de linguagem denotativa e conotativa e entender melhor o que é norma-padrão. Na parte 2 desta atividade, vamos transformar um texto não verbal em verbal escrito.


TEXTO 1: PARA COPIAR NO CADERNO

Recursos gráficos mais comuns em tiras de humor, histórias em quadrinho (HQ), charge e cartum

ØBalões de variados tipos: os mais comuns são os balões de fala, de pensamento, de grito, de uníssono (vários personagens falando ao mesmo tempo), sussurro (personagem falando alto).

ØTipos de letra (ou fonte);

ØTamanho da letra;

ØNegrito: NEGRITO;

ØItálico: Itálico;

ØSinais gráficos de pontuação: ? !

ØOnomatopeias;

ØLegendas: não são falas dos personagens, indicam a voz do narrador.

ØSeparação de sílabas, repetição de letras, cores.

TIPOS DE BALÕES (PARA DESENHAR NO CADERNO)

 TEXTO 2: O que são legendas? (Só para ler com atenção)

Observe as legendas marcadas no texto acima. Como você pode notar, elas marcam a voz de um narrador, que nos conta a história. Observe também o balão de uníssono, que marca a fala dos dois patinhos ao mesmo tempo.

 

TEXTO 3: O que é norma-padrão?   (PARA COPIAR NO CADERNO)

Há várias formas de se falar a língua portuguesa. No dia-a-dia, as pessoas costumam falar mais à vontade, sem se preocupar se estão falando “corretamente” ou não. Essa forma de falar do dia-a-dia é chamada de linguagem coloquial. A linguagem coloquial usada no cotidiano também está correta, mas deve ser usada, preferencialmente, em situações mais íntimas e particulares entre os falantes.

Por outro lado, há uma forma de se falar e escrever a língua portuguesa que é considera mais “correta”, essa forma é chamada de norma-padrão. Devemos usar a norma-padrão em situações formais, ou seja, em situações em que não temos intimidade com as pessoas com as quais estamos falando ou para as quais estamos escrevendo. Em situações públicas devemos usar a norma-padrão. Na escola, por exemplo, devemos usar a norma-padrão.                                                           (Texto: professora Andrea Fusco, especialmente para esta atividade)

QUESTÕES

1.De acordo com o texto 3, o que é linguagem coloquial?

2.De acordo com o texto 3, o que é norma-padrão?

TEXTO 4: CHICO BENTO (PARA LER COM ATENÇÃO)

Nos quadrinhos abaixo, temos o personagem Chico Bento, que faz parte da Turma da Mônica, do cartunista Maurício de Souza. Observe que ele fala de um jeito bem coloquial. Essa forma de falar de Chico Bento é característica de um grupo de pessoas que vivem em ambientes rurais.

QUESTÕES

3.Chico Bento disse ao açougueiro: “Minha mãe pidiu um quilo di arcatra! É pra pindurá!”. O que ele quis dizer com isso?

4.Observe a ação do açougueiro nos quadrinhos. Podemos dizer que ele interpretou o pedido de Chico Bento no sentido literal ou figurado? Explique.

5.Reescreva as frases abaixo de acordo com a norma-padrão.

a)“Minha mãe pidiu um quilo di arcatra! É pra pindurá!”

b)”Não, o sinhor intendeu errado! É pra pindurá a conta...pra fazê fiado!”

6.Chico Bento fala certo ou errado? Explique.

 TEXTO 5

QUESTÕES

7.Algumas palavras causam dúvidas ao escrevente no momento de escrevê-las: escreve-se junto ou separado? Entre as palavras a seguir, quais estão corretas?

a)       De repente ou derrepente?

b)      O que ou oque?

c)       Com certeza ou comcerteza?

TEXTO 6: OBRIGADO OU OBRIGADA?

QUESTÕES

8.No dia a dia, é comum agradecermos quando alguém nos faz uma gentileza. Entretanto, de acordo com a norma-padrão, quando devemos usar “obrigado” ou “obrigada”? Pesquise e explique como usar adequadamente essas palavras.



TEXTO 7: POR QUE, PORQUE, POR QUÊ OU PORQUÊ

QUESTÕES

9.De acordo com a norma-padrão, podemos usar por que, porque, porquê e por quê. Na atividade 3, você pesquisou e anotou no seu caderno quando usar cada uma dessas formas. Agora, usando suas anotações, complete os espaços em branco da tirinha acima.

—Por que você está bravo, tio?

— Você sabe por que estou.

— .                               sumiram meus bombons “Mistérios”

— Ah, esse é o                              ?

— Vai ver, caíram no caminho por que você passou.

— Sua boa está marrom                         ?

— Ora,                               a vida é cheia de mistérios ocultos.

 

TEXTO 8: MANCHETE

Mundo está 'mais preparado' mas 'não o suficiente' para combater epidemias, diz diretora da OMS

Diretora em fim de mandado, Margaret Chan reconheceu que o surto de ebola pegou a todos, inclusive a OMS, de surpresa.


QUESTÕES (sobre o texto 8)

10. Observe as palavras “mais” e “mas” usadas na manchete acima (texto8). Elas estão corretas, ou seja, estão de acordo com a norma-padrão? Explique.


PARTE 2: PRODUÇÃO TEXTUAL

A HISTÓRIA EM QUADRINHOS A SEGUIR É TODA NÃO VERBAL. LEIA COM ATENÇÃO.

Produção textual

O personagem da HQ acima faz parte da Turma da Mônica. Ele se chama Zé Munheca. Esse nome diz muito sobre ele. Em sentido figurado, “munheca” é uma pessoa que não gosta de gastar dinheiro, que é “pão duro”, “avarento”, “mão de vaca”.  Imagine que você é o próprio Zé Munheca e escreva, em seu caderno, um texto contando exatamente o que aconteceu na história acima. Não se esqueça de usar pontuação e de escrever e acentuar as palavras corretamente, de acordo com a norma-padrão.









Nenhum comentário:

Postar um comentário