6º ano - ATIVIDADE 8 - 28 DE JUNHO DE 2021- prof.ª Andrea Fusco

 

ATIVIDADE 8: O que veremos nesta atividade?

Nesta atividade, vamos ler e interpretar textos de diferentes gêneros que tratam de um mesmo assunto: a existência de mulheres guerreiras.

TEXTO 1 :AS ICAMIABAS


Os índios contam assim...

No Reino das Pedras Verdes, vivem apenas mulheres. Elas trabalham muito. Caçam, pescam. Fazem cerâmica, redes, tecido, enfeitados de penas. Trabalham na roça. E também fazem armas. Vivem sem a presença de homens, sendo, por isso, chamadas pelos índios de Icamiabas (mulheres sem marido).

Nessa tribo, todos possuem tudo em comum. A direção está nas mãos de uma das mulheres, que exerce também função religiosa, dirigindo as festas e rituais. Mas não é fácil ser rainha: o reinado é curto e para poucas. Somente as virgens que tenham entre vinte e vinte e cinco anos podem disputar a chefia da tribo. A cada cinco luas cheias, no mês de abril (cinco anos), há renovação do comando das guerreiras.

O muiraquitã

Entre os segredos dessas mulheres está o amuleto muiraquitã, uma raridade que os índios afirmam não saber como fabricar. Sabem apenas que o muiraquitã vem de um lugar muito distante, da terra das mulheres sem marido, o país das mulheres guerreiras.

Em um lago enorme __ jaci-uaruá __ no mês de abril de todos os anos, quando a lua cheia aparece, as mulheres guerreiras mergulham no lago e do fundo trazem um punhado de barro. Com este barro limoso modelam figuras: peixes, rãs, tartarugas que se tornam amuletos para quem os leva consigo.  O mais comum é a rã, símbolo de fertilidade. O amuleto é perfurado para ser usado no pescoço. O barro tem que ser modelado depressa, ainda debaixo da água, porque o luar faz endurecer o limo verde. Nesta mesma noite elas recebem a visita dos homens de uma tribo vizinha. É a noite nupcial.

Só os índios que já lhe deram uma filha recebem o muiraquitã. Os que lhes deram um filho terão que levar o menino para a sua aldeia porque entre as amazonas só vivem mulheres.

 (Texto de Alceu Maynard Araújo BRASIL, histórias, costumes e lendas - São Paulo: Editora Três)

QUESTÕES

1)Qual o significado do nome Icamiaba?

2)Explique quem eram as Icamiabas descrevendo como era sua aparência física.

3)De acordo com o texto 1, como era a sociedade das Icamiabas?

4)De acordo com o texto1, quais as atividades econômicas praticadas pelas Icamiabas?

5)O que era o Muiraquitã 1? A quem esse objeto era oferecido, por que e para quê?

TEXTO 2: MULHERES GUERREIRAS

Desde antes de Cristo se falava na existência de mulheres guerreiras, que viviam sós, isoladas de homens. Eram as amazonas, [do grego a (não, sem) e mazós (seios)], ou seja, as mulheres sem seios. Quando ainda jovens, deviam queimar ou atrofiar o seio direito, a fim de facilitar o manejo do arco. Nascida tal história com a mitologia grega, espalhou-se durante a Idade Média, chegando aos tempos modernos, tendo o tema inspirado muitos escritores e artistas. Tais amazonas reinariam na região da Capadócia, situada na Ásia Menor.

Em 1541, eis que Francisco de Orelhana ao chegar ao Mar Dulce __ o qual futuramente seria chamado de Rio Amazonas — é atacado por uma tribo de mulheres. No testemunho de Frei Gaspar de Carvajal, que acompanhava a expedição de Orelhana, essas mulheres "são muito alvas e altas, com o cabelo muito comprido, entrançado e enrolado na cabeça. São muitos membrudas e andam nuas em pêlo, tapadas as suas vergonhas, com os seus arcos e flechas nas mãos, fazendo tanta guerra como dez índios". Em seu relato, Carvajal narra a seguir que embora abatessem vários índios que eram comandados pelas mulheres e mesmo algumas delas, os espanhóis se viram obrigados a fugir, tendo porém capturado um índio. Este, mais tarde, ao ser interrogado, declarou pertencer a uma tribo cujo chefe era súdito das mulheres que residiam no interior. Na qualidade de súditos, obedeciam e pagavam tributos às mulheres guerreiras. O prisioneiro, respondendo a várias perguntas do comandante, disse que as mulheres não eram casadas e que sabia existir setenta aldeias delas. Descreveu as casas das mulheres como sendo de pedra e com portas, sendo todas as aldeias bastante vigiadas. Disse ainda que elas pariam mesmo sem ser casadas porque, quando tinham desejo, levavam os homens de tribos vizinhas à força, ficando com eles até emprenharem, quando então os mandavam embora. Quando tinham a criança, se fosse homem, era morto ou então mandado para que o pai o criasse; se era mulher, ficava na tribo e era educada conforme as tradições guerreiras. Descreveu ainda seus hábitos e suas riquezas, pois que tais mulheres possuíam muito ouro e prata.

A descrição feita pelo prisioneiro foi suficiente para que os espanhóis associassem aquelas mulheres com as mitológicas Amazonas da Capadócia. E o rio, até então mar Dulce, passou a ser chamado Rio de las Amazonas (Rio das Amazonas) e finalmente Rio Amazonas. A narração feita por frei Gaspar de Carvajal teve imensa repercussão na Europa e correu o mundo atemorizando uns e surpreendendo outros, mas maravilhando a todos os que ouviam falar da terra das mulheres guerreiras...                                                 (Fonte: Lenilson Melo Coelho, Uma Síntese da História do Amazonas)

QUESTÕES

         6)As aspas são usadas no texto 2 para indicar a fala de alguém. Sobre isso, responda:

a)Quem é o personagem que está falando no texto 2?

b)Esse personagem é real ou imaginário? Justifique sua resposta com elementos do texto.

 

7)De acordo com o texto 2, como os espanhóis obtiveram informações sobre o modo de vida das mulheres que lutaram com sua expedição? E que informações eram essas?

 

8)De acordo com o texto 2, qual o significado da palavra “Amazonas”?

 

9) De acordo com o texto 2, os espanhóis associaram as mulheres que encontraram durante a expedição pela América do Sul, por volta de 1541, a outras mulheres mitológicas: que mulheres eram essas?

 

10)Qual o primeiro nome recebido pelo rio Amazonas? Por que esse nome foi mudado?

 

11)Palavras sinônimas são aquelas que têm significados equivalentes, ou seja, são palavras com significados semelhantes. Que sinônimos poderiam substituir “membrudas” e “vergonhas” no contexto do texto 2? 

TEXTO 3: QUEM ERAM AS VALQUIRIAS?

Odin, o mais poderoso deus nórdico, vivia no Valhala, um reino mítico para onde iam os guerreiros mortos em batalha. Para ter consigo os mais valorosos heróis, Odin solicitava às valquírias que os buscassem nos campos de batalha.

Sobre a origem das valquírias, há pelo menos duas versões. Na primeira delas, essas mulheres são deusas guerreiras, filhas de Freya, que vinham montadas em cavalos brancos buscar os espíritos dos guerreiros vikings mortos em campos de batalha, para levá-los ao Valhala (céu).

Na segunda versão da origem dessas mulheres guerreiras, elas são mulheres jovens e belas que vivem montadas em cavalos e armaduras com arco e flechas. Os bravos heróis mortos em batalha são trazidos por elas para o Valhala para lutarem, ao lado de Odin, no Ragnarök (Destino Final dos Deuses). Essa batalha será travada entre os deuses liderados por Odin e as forças do mal (gigantes de fogo e outros monstros, liderados por Loki). Segundo a mitologia nórdica, o Ragnarök não levaria apenas à destruição dos deuses, gigantes e monstros: o próprio universo seria despedaçado, irreversivelmente, em parte.   (Adaptado de pt.wikipedia.org)

 

QUESTÕES

12)De acordo com o texto 3, o que era o Valhala?

13)De acordo com o texto 3, quem eram as Valquírias? O que elas faziam nas batalhas? 


TEXTO 4: QUEM JÁ VIU O SOL DA MEIA-NOITE?


Olhe para o céu à meia-noite. Tem sol? Ora, claro que não, seria a resposta e, em parte, certa. Por que em parte? Porque nas regiões dos trópicos — Brasil, por exemplo— o dia tem 12 horas de claridade e 12 horas de noite, mas na região do Círculo Polar Ártico ocorre um fenômeno no verão chamado de Sol da Meia-Noite. Ele acontece por causa da inclinação do eixo da Terra naquela localidade em relação ao plano do Sol. Não há noite por quase três meses durante o verão; nos meses de março e setembro o dia e a noite duram aproximadamente 12 horas cada um.

No inverno, a situação se inverte: por estar abaixo da linha do horizonte, o sol desaparece dali, também por cerca de três meses, gerando um fenômeno da natureza chamado Noite Polar. O termo, além de pomposo, gera um outro espetáculo: a Aurora Boreal ou Luzes do Norte.

A Aurora Boreal origina-se nas camadas mais altas da atmosfera e ocorre quando partículas que vêm do Sol se aproximam da Terra, atraídas por seu campo magnético. Quando alcançam a atmosfera, essas partículas chocam-se com os átomos de oxigênio e nitrogênio, produzindo um magnífico rastro de luz.                (Fonte: Aprenda com o Objetivo, Estadinho, 3/12/2005)

QUESTÕES

14)De acordo com o texto 4, existe mesmo o sol da meia-noite? Comente.

15)Que outro fenômeno natural ocorre no inverno no extremo norte da Terra? Aponte as causas naturais desse fenômeno.

COMPARANDO OS TEXTOS 1, 2, 3 E 4

16)Quais dos textos apresentam histórias fantásticas?

17)Em qual dos textos temos um relato histórico de um fato acontecido no mundo real?

18)Em qual dos textos temos a explicação científica de um fenômeno natural?

19)Aponte relações de intertextualidade presentes nas histórias e relatos sobre as Icamiabas, as Amazonas e as Valquírias. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário