7º ANO – ATIVIDADE 2 – 03/03/2021
Prof.ª Andrea Fusco
Anote o cabeçalho com
a data e o número da
atividade seu caderno de língua portuguesa.
VOCÊ DEVERÁ COPIAR TODAS AS PERGUNTAS NO
CADERNO!
Importante: organize
seu caderno de língua portuguesa. Não misture as atividades de língua
portuguesa com outras matérias. Se puder, tenha um caderno só para língua
portuguesa.
TEXTO 1
O que significa ser um consumidor
consciente?
Conheça o papel do consumidor na sustentabilidade e a importância
de fazer escolhas de consumo conscientes
Um consumidor ético e consciente entende
que qualquer tipo de consumo – seja de um produto, seja de um serviço – tem, em
algum nível, impacto no planeta, na sociedade e no meio ambiente. Quanto mais
conhecemos as consequências dos nossos hábitos de consumo e mais refletimos
sobre eles, melhores escolhas tomamos na hora de fazer compras. Embora ainda
tenhamos um longo caminho a percorrer, pesquisas apontam que, em todo o mundo,
as pessoas têm se esforçado para minimizar os impactos negativos do consumo no
planeta.
O consumidor consciente
busca compreender a origem e os processos de fabricação dos produtos que
consome, bem como os impactos que causam ao longo de sua vida útil, da extração
da matéria-prima até o descarte final. Esse consumidor prioriza
o consumo de bens com menor pegada ecológica, que
exploram os recursos naturais com responsabilidade e contam com um processo de
produção mais sustentável. Além disso,
ele sabe que consumir menos
também é um passo importante rumo à recuperação do planeta.
Consumidor está se tornando mais
consciente, revelam pesquisas
Segundo um relatório publicado
em 2019 pela Nielsen, 73% dos consumidores em
todo o mundo afirmam que definitivamente ou provavelmente mudariam seus hábitos
de consumo para reduzir seu impacto sobre o meio ambiente.
Conforme os consumidores se tornam cada vez mais conscientes dos
efeitos dos bens de consumo em seus corpos e no mundo ao seu redor, eles também
estão mais interessados em comprar produtos sustentáveis. As novas gerações
parecem dispostas a pagar um pouco mais por esses produtos do que por
alternativas mais destrutivas.
Uma pesquisa conduzida em 2020 pela Good Must Grow,
consultoria de marketing socialmente responsável, confirma essa tendência. Os
números mostraram que os consumidores estão
mais dispostos a adotar medidas de consumo consciente, consumindo menos, fazendo doações para
instituições de caridade e dando preferência a produtos e serviços de empresas
socialmente responsáveis.
O
índice #CCSIndex é calculado com base na importância que os consumidores relatam dar a empresas
socialmente responsáveis, a ações tomadas para apoiar tais produtos e serviços
e a intenção futura de aumentar a quantidade que gastam com organizações de
filantropia. Em 2020, houve um salto de 15% para 46% em uma escala de 100
pontos no comportamento de consumo consciente entre os norte-americanos –
pontuação mais alta desde 2017.
Além disso, de acordo com a Pesquisa de Confiança Global realizada
pelo The Conference Board em 2020, 81% dos consumidores em
todo o mundo acreditam que as empresas devem fazer mais para preservar o meio
ambiente. Mas será que o aumento da consciência ambiental do consumidor se reflete também em maior
consciência entre as empresas?
Por que ser um consumidor consciente?
Como indivíduo, pode ser difícil ver os benefícios de ser um consumidor consciente. Afinal, de que
maneira a minha escolha por um sabonete orgânico, por exemplo, impacta, em
longo prazo, em um sistema muito maior?
Quando
os indivíduos consomem (ou optam por não consumir)
pensando no impacto, a indústria responde para atender às demandas do consumidor, o que expande a acessibilidade a
produtos menos prejudiciais ao planeta. Com acesso a mais informações e mais
opções de produtos, mais pessoas têm a oportunidade de opinar sobre a ética e
os padrões de nosso consumo diário.
Basta pensar em como a oferta de produtos eco-friendly e
sustentáveis tem aumentado ano após ano. Antes de 2013, apenas 20% das empresas
do S&P 500 (índice composto pelas 500 maiores empresas dos EUA) optavam por
divulgar suas informações ambientais, sociais e de governança (ESG).
Paralelamente às tendências de consumo consciente, no entanto, em 2019, 90%
dessas empresas publicaram relatórios de sustentabilidade e responsabilidade.
Isso se deve, em grande parte, à pressão do consumidor consciente.
Além disso, a relação entre consumidores e
empresas é uma via de mão dupla: as empresas que desejam fazer parte da solução
por um mundo melhor também devem estimular a consciência ambiental e social no consumidor. E existem muitas maneiras de fazer
isso!
Por
exemplo: em 2021, uma pesquisa publicada no Journal of Marketing revelou
que os consumidores tendem a ser mais generosos em
campanhas de doação quando as empresas participantes oferecem promoções para a
compra de seus produtos. Na verdade, uma empresa socialmente responsável acaba
ganhando a confiança do consumidor, porque,
além de fazer a sua parte na construção de um mundo melhor, ainda estimula os
clientes a também adotar medidas conscientes.
Dicas para ser um consumidor consciente
· Incorpore o minimalismo em sua vida tanto
quanto possível: faça a distinção entre compras necessárias e desnecessárias.
Ao pesquisar produtos de uso diário, considere como eles são feitos e todo o
impacto no ciclo de vida.
· Escolha comprar de empresas que colocam o
planeta e as pessoas em primeiro lugar, dando preferência a empresas locais e
de menor porte.
· Compre produtos ecológicos feitos com
ingredientes e materiais naturais.
· Compre produtos de higiene pessoal e
cosméticos livres de crueldade e com redução de plástico.
· Limite as viagens aéreas e circule usando
caronas, bicicletas, trens e transporte público.
· Elimine o desperdício e o uso de plástico
descartável.
· Reutilize itens e compre em segunda mão
sempre que puder.
· Sempre recicle papel e plástico, descarte roupas
velhas de maneira responsável e considere a compostagem em casa.
·Reduza o consumo de carne: segundo estudos, reduzir pela
metade a quantidade de carne consumida é a forma mais efetiva de evitar
catástrofes ambientais, reverter a degradação da natureza e prevenir 11 milhões
de mortes prematuras em todo o mundo.
Fontes: Phys.org, Grow Ensemble, Huffpost e WeForum
(Disponível em https://www.ecycle.com.br/595-consumidor.html
Acesso em 26 de fevereiro de 2021)
QUESTÕES
O texto 1 é uma reportagem sobre o tema “consumo
consciente”. Leia-o com atenção para responder a essas questões.
1. De acordo com o texto 1, quais as atitudes de um
consumidor consciente?
2. De acordo com o texto 1, as pesquisas têm revelado que
os consumidores estão mudando de comportamento. Cite algumas dessas mudanças
apontadas pelas pesquisas.
3. O texto 1 afirma que a oferta de produtos eco-friendly
tem aumentado a cada ano. Pesquise e responda: o que são produtos eco-friendly?
4. Quais as dicas dadas pelo texto 1 para aqueles que desejam
se tornam consumidores mais conscientes?
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TEXTO 2
O QUE SÃO TEXTOS MULTIMODAIS?
Na atualidade, é comum, ao
enviarmos uma simples mensagem de texto, selecionarmos recursos como tipo,
tamanho e cor de letra, emojis, emoticons, gifs, figurinhas, memes.
Também é comum gravarmos áudios e enviarmos imagens ou pequenos vídeos para
nossos interlocutores. Todos esses recursos que usamos no dia a dia são
recursos multimodais, ou seja, que usam diferentes linguagens para produzir
sentido. Portanto, no dia a dia, produzimos diversos textos multimodais.
Um texto multimodal é aquele
que apresenta diferentes recursos gráficos como cor e tipo de letra, negrito,
emojis, efeitos sonoros, seleção de imagens, efeitos de transição entre imagens
entre tantas outras possibilidades.
(Texto: professora Andrea Fusco
especialmente para esta atividade)
QUESTÕES
5. Após ler o texto 2, explique o que é um texto multimodal.
6. Dê exemplos de textos multimodais que lemos e produzimos no dia a dia.
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TEXTO 3
7. Os anúncios publicitários são textos multimodais. Leia o texto 3 com atenção e identifique os recursos multimodais nele presentes.
8. Por que você acha que a palavra “sonhos” aparece no texto com essa moldura diferente?
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TEXTO 4
ACENTUAÇÃO – VIDEOAULA 1
Nesta videoaula, temos a introdução do tópico "acentuação". De forma rápida e simples, conversamos sobre esse tema tão importante para a escrita e tão pouco amado pela maioria dos estudantes.
Para acessar o vídeo, clique no link abaixo
https://www.youtube.com/watch?v=QQuVAj7MTAc&feature=youtu.be
QUESTÕES
9. De acordo com a videoaula 1, por que as palavras são acentuadas? Cite exemplos dados na videoaula.
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TEXTO 5
ACENTUAÇÃO – VIDEOAULA 2
Nesta videoaula,
apresentamos, de forma breve e simplificada, regras de acentuação de oxítonas,
proparoxítonas e monossílabos tônicos.
Para acessar o vídeo, clique no link abaixo
QUESTÕES
10. Faça um resumo das regras de acentuação apresentadas na videoaula 2.
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TEXTO 6
ACENTUAÇÃO – VIDEOAULA 3
Nesta videoaula, apresentamos regras simplificadas para acentuação das paroxítonas.
Para acessar o vídeo, clique no link abaixo
https://www.youtube.com/watch?v=m25od0TxoP0&feature=youtu.be
QUESTÕES
11. Explique a regra simplificada de acentuação das paroxítonas.
12. De acordo com a videoaula 3, por que as palavras “fácil”, “repórter” e “glúten” são acentuadas?
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