7º ANO – ATIVIDADE 2 – 03/03/2021

 

7º ANO – ATIVIDADE 2 – 03/03/2021

 Prof.ª Andrea Fusco

 

Anote o cabeçalho com a data e o número da atividade seu caderno de língua portuguesa.

VOCÊ DEVERÁ COPIAR TODAS AS PERGUNTAS NO CADERNO!

 

Importante: organize seu caderno de língua portuguesa. Não misture as atividades de língua portuguesa com outras matérias. Se puder, tenha um caderno só para língua portuguesa.

 

TEXTO 1

O que significa ser um consumidor consciente?

Conheça o papel do consumidor na sustentabilidade e a importância de fazer escolhas de consumo conscientes

Um consumidor ético e consciente entende que qualquer tipo de consumo – seja de um produto, seja de um serviço – tem, em algum nível, impacto no planeta, na sociedade e no meio ambiente. Quanto mais conhecemos as consequências dos nossos hábitos de consumo e mais refletimos sobre eles, melhores escolhas tomamos na hora de fazer compras. Embora ainda tenhamos um longo caminho a percorrer, pesquisas apontam que, em todo o mundo, as pessoas têm se esforçado para minimizar os impactos negativos do consumo no planeta.

consumidor consciente busca compreender a origem e os processos de fabricação dos produtos que consome, bem como os impactos que causam ao longo de sua vida útil, da extração da matéria-prima até o descarte final. Esse consumidor prioriza o consumo de bens com menor pegada ecológica, que exploram os recursos naturais com responsabilidade e contam com um processo de produção mais sustentável. Além disso, ele sabe que consumir menos também é um passo importante rumo à recuperação do planeta.

Consumidor está se tornando mais consciente, revelam pesquisas

Segundo um relatório publicado em 2019 pela Nielsen, 73% dos consumidores em todo o mundo afirmam que definitivamente ou provavelmente mudariam seus hábitos de consumo para reduzir seu impacto sobre o meio ambiente.

Conforme os consumidores se tornam cada vez mais conscientes dos efeitos dos bens de consumo em seus corpos e no mundo ao seu redor, eles também estão mais interessados ​​em comprar produtos sustentáveis. As novas gerações parecem dispostas a pagar um pouco mais por esses produtos do que por alternativas mais destrutivas.

Uma pesquisa conduzida em 2020 pela Good Must Grow, consultoria de marketing socialmente responsável, confirma essa tendência. Os números mostraram que os consumidores estão mais dispostos a adotar medidas de consumo consciente, consumindo menos, fazendo doações para instituições de caridade e dando preferência a produtos e serviços de empresas socialmente responsáveis.

O índice #CCSIndex é calculado com base na importância que os consumidores relatam dar a empresas socialmente responsáveis, a ações tomadas para apoiar tais produtos e serviços e a intenção futura de aumentar a quantidade que gastam com organizações de filantropia. Em 2020, houve um salto de 15% para 46% em uma escala de 100 pontos no comportamento de consumo consciente entre os norte-americanos – pontuação mais alta desde 2017.

Além disso, de acordo com a Pesquisa de Confiança Global realizada pelo The Conference Board em 2020, 81% dos consumidores em todo o mundo acreditam que as empresas devem fazer mais para preservar o meio ambiente. Mas será que o aumento da consciência ambiental do consumidor se reflete também em maior consciência entre as empresas?

Por que ser um consumidor consciente?

Como indivíduo, pode ser difícil ver os benefícios de ser um consumidor consciente. Afinal, de que maneira a minha escolha por um sabonete orgânico, por exemplo, impacta, em longo prazo, em um sistema muito maior?

Quando os indivíduos consomem (ou optam por não consumir) pensando no impacto, a indústria responde para atender às demandas do consumidor, o que expande a acessibilidade a produtos menos prejudiciais ao planeta. Com acesso a mais informações e mais opções de produtos, mais pessoas têm a oportunidade de opinar sobre a ética e os padrões de nosso consumo diário.

Basta pensar em como a oferta de produtos eco-friendly e sustentáveis tem aumentado ano após ano. Antes de 2013, apenas 20% das empresas do S&P 500 (índice composto pelas 500 maiores empresas dos EUA) optavam por divulgar suas informações ambientais, sociais e de governança (ESG). Paralelamente às tendências de consumo consciente, no entanto, em 2019, 90% dessas empresas publicaram relatórios de sustentabilidade e responsabilidade. Isso se deve, em grande parte, à pressão do consumidor consciente.

Além disso, a relação entre consumidores e empresas é uma via de mão dupla: as empresas que desejam fazer parte da solução por um mundo melhor também devem estimular a consciência ambiental e social no consumidor. E existem muitas maneiras de fazer isso!

Por exemplo: em 2021, uma pesquisa publicada no Journal of Marketing revelou que os consumidores tendem a ser mais generosos em campanhas de doação quando as empresas participantes oferecem promoções para a compra de seus produtos. Na verdade, uma empresa socialmente responsável acaba ganhando a confiança do consumidor, porque, além de fazer a sua parte na construção de um mundo melhor, ainda estimula os clientes a também adotar medidas conscientes.

Dicas para ser um consumidor consciente

·  Incorpore o minimalismo em sua vida tanto quanto possível: faça a distinção entre compras necessárias e desnecessárias. Ao pesquisar produtos de uso diário, considere como eles são feitos e todo o impacto no ciclo de vida.

·  Escolha comprar de empresas que colocam o planeta e as pessoas em primeiro lugar, dando preferência a empresas locais e de menor porte.

·  Compre produtos ecológicos feitos com ingredientes e materiais naturais.

·  Compre produtos de higiene pessoal e cosméticos livres de crueldade e com redução de plástico.

·   Limite as viagens aéreas e circule usando caronas, bicicletas, trens e transporte público.

· Elimine o desperdício e o uso de plástico descartável.

·  Reutilize itens e compre em segunda mão sempre que puder.

· Sempre recicle papel e plástico, descarte roupas velhas de maneira responsável e considere a compostagem em casa.

·Reduza o consumo de carne: segundo estudos, reduzir pela metade a quantidade de carne consumida é a forma mais efetiva de evitar catástrofes ambientais, reverter a degradação da natureza e prevenir 11 milhões de mortes prematuras em todo o mundo.

Fontes: Phys.orgGrow EnsembleHuffpost e WeForum

(Disponível em https://www.ecycle.com.br/595-consumidor.html Acesso em 26 de fevereiro de 2021)

QUESTÕES

O texto 1 é uma reportagem sobre o tema “consumo consciente”. Leia-o com atenção para responder a essas questões.

1.     De acordo com o texto 1, quais as atitudes de um consumidor consciente?

2.    De acordo com o texto 1, as pesquisas têm revelado que os consumidores estão mudando de comportamento. Cite algumas dessas mudanças apontadas pelas pesquisas.

3.    O texto 1 afirma que a oferta de produtos eco-friendly tem aumentado a cada ano. Pesquise e responda: o que são produtos eco-friendly?

4.    Quais as dicas dadas pelo texto 1 para aqueles que desejam se tornam consumidores mais conscientes?

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TEXTO 2

O QUE SÃO TEXTOS MULTIMODAIS?

 

Na atualidade, é comum, ao enviarmos uma simples mensagem de texto, selecionarmos recursos como tipo, tamanho e cor de letra, emojis, emoticons, gifs, figurinhas, memes. Também é comum gravarmos áudios e enviarmos imagens ou pequenos vídeos para nossos interlocutores. Todos esses recursos que usamos no dia a dia são recursos multimodais, ou seja, que usam diferentes linguagens para produzir sentido. Portanto, no dia a dia, produzimos diversos textos multimodais.

Um texto multimodal é aquele que apresenta diferentes recursos gráficos como cor e tipo de letra, negrito, emojis, efeitos sonoros, seleção de imagens, efeitos de transição entre imagens entre tantas outras possibilidades.

                 (Texto: professora Andrea Fusco especialmente para esta atividade)

 

QUESTÕES

5.    Após ler o texto 2, explique o que é um texto multimodal.

6.    Dê exemplos de textos multimodais que lemos e produzimos no dia a dia.

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TEXTO 3

 

7.     Os anúncios publicitários são textos multimodais. Leia o texto 3 com atenção e identifique os recursos multimodais nele presentes.

8.    Por que você acha que a palavra “sonhos” aparece no texto com essa moldura diferente? 

 

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TEXTO 4

ACENTUAÇÃO – VIDEOAULA 1

        Nesta videoaula, temos a introdução do tópico "acentuação". De forma rápida e simples, conversamos sobre esse tema tão importante para a escrita e tão pouco amado pela maioria dos estudantes.

Para acessar o vídeo, clique no link abaixo

https://www.youtube.com/watch?v=QQuVAj7MTAc&feature=youtu.be

QUESTÕES

9.     De acordo com a videoaula 1, por que as palavras são acentuadas? Cite exemplos dados na videoaula.

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 TEXTO 5

ACENTUAÇÃO – VIDEOAULA 2

Nesta videoaula, apresentamos, de forma breve e simplificada, regras de acentuação de oxítonas, proparoxítonas e monossílabos tônicos.

 Para acessar o vídeo, clique no link abaixo

 

QUESTÕES

10.     Faça um resumo das regras de acentuação apresentadas na videoaula 2.


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TEXTO 6

ACENTUAÇÃO – VIDEOAULA 3

Nesta videoaula, apresentamos regras simplificadas para acentuação das paroxítonas.

Para acessar o vídeo, clique no link abaixo

https://www.youtube.com/watch?v=m25od0TxoP0&feature=youtu.be 


QUESTÕES

11.     Explique a regra simplificada de acentuação das paroxítonas.

12.    De acordo com a videoaula 3, por que as palavras “fácil”, “repórter” e “glúten” são acentuadas? 



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