Anote
o cabeçalho com a data e o número da atividade em seu caderno de língua
portuguesa.
VOCÊ
DEVERÁ COPIAR TODAS AS PERGUNTAS NO CADERNO! Copie também o texto 1 e o
texto 6.
Importante: organize seu caderno
de língua portuguesa. Não misture as atividades de língua portuguesa com
outras matérias. Se puder, tenha um caderno só para língua portuguesa.
ATIVIDADE
3: O que veremos nesta atividade?
Nesta
atividade, vamos estudar o que são recursos multimodais, entender a diferença
entre charge e cartum e estudar a linguagem dos textos publicitários.
TEXTO 1: Para você
copiar no seu caderno
O QUE
SÃO TEXTOS MULTIMODAIS?
Na atualidade, é comum, ao
enviarmos uma simples mensagem de texto, selecionarmos recursos como tipo,
tamanho e cor de letra, emojis, emoticons, gifs, figurinhas, memes.
Também é comum gravarmos áudios e enviarmos imagens ou pequenos vídeos para
nossos interlocutores. Todos esses recursos que usamos no dia a dia são
recursos multimodais, ou seja, que usam diferentes linguagens para produzir
sentido. Portanto, no dia a dia, produzimos diversos textos multimodais.
Um texto multimodal é
aquele que apresenta diferentes recursos gráficos como cor e tipo de
letra, negrito, emojis, efeitos sonoros, seleção de imagens, efeitos de
transição entre imagens entre tantas outras possibilidades. (Texto:
professora Andrea Fusco especialmente para esta atividade)
TEXTO 2 (PARA LER)
Por que consumimos tanto?
Consumir
é algo tão “natural” no mundo de hoje que as pessoas muitas vezes consomem por
“obrigação”.
Na
verdade, consumir transformou-se em símbolo de status na nossa
sociedade. Tanto consumimos que vivemos numa sociedade muitas designada por sociedade
de consumo.
Nesse
contexto, os textos publicitários são construídos para PERSUADIR
(convencer) o consumidor (interlocutor/público alvo) a consumir um
produto, a assumir um comportamento, a praticar ou deixar de praticar
uma ação.
(Texto: professora Andrea Fusco
especialmente para esta atividade)
TEXTO 3: CARTUM
O texto acima (texto 3) é um cartum. Um gênero textual que se parece muito com a charge.
A diferença entre charge e cartum está no conteúdo e não na forma do texto.
Enquanto a charge se refere a um fato da atualidade, o cartum se refere a temas que retratam a nossa condição humana, o jeito de ser e de pensar próprio do ser humano.
Um cartum pode abordar também problemas crônicos da nossa sociedade, como, por exemplo, a devastação do meio ambiente ou a desigualdade social. A charge se refere a um fato, enquanto o cartum se refere a um contexto, a uma situação. Por essa razão, às vezes é mais fácil compreender um cartum que uma charge.
QUESTÕES
1.Analise o cartum apresentado acima (texto 3) e responda:
a) O que o personagem está consumindo?
b) De que forma a publicidade está influenciando as escolhas de consumo do personagem?
c) Atualmente, como a publicidade influencia as escolhas de consumo das pessoas nas redes sociais, em games, filmes e séries? Se você lembrar, dê exemplos.
d) De acordo com o texto 4, qual é a diferença entre charge e cartum?
TEXTO
5: (Para ler)
(Leia
com atenção a explicação que sua professora, Andrea Fusco, preparou pra você )
Marcas do texto publicitário: recursos usados pelos
textos publicitários em geral
Os
anúncios publicitários fazem uso de diversos recursos de linguagem verbal e não
verbal, recursos multimodais que buscam atrair a atenção de possíveis
consumidores e despertar neles o desejo de consumir um produto. Nesta atividade, vamos estudar os mais usados
nas campanhas publicitárias em geral. São eles: logotipo, slogan, presença
de pessoas conhecidas (as chamadas “celebridades”), jingle, apelo erótico,
promoções e interatividade com o consumidor.
Vejamos
cada um deles.
LOGOTIPO
qO logotipo é a representação gráfica do nome de uma empresa. Inclui letras coloridas e desenhadas, estilizadas, símbolos, elementos visuais que dão identidade para uma marca ou empresa.
qO efeito de sentido pretendido é fazer o consumidor se lembrar do produto.
SLOGAN
q O slogan é uma frase curta e simples, fácil de ser memorizada, que acompanha um produto ou uma marca. Muitas vezes o slogan vem acompanhado de um logotipo.
Veja um exemplo:
PRESENÇA DE CELEBRIDADES
É muito comum os anúncios e campanhas publicitárias contarem com a presença de pessoas famosas para acompanhar o produto ou ideia a ser vendida. Atrizes, atores, cantoras e cantores, modelos, influenciadores digitais, blogueiros e blogueiras, youtubers, enfim, qualquer pessoa que, por algum motivo, esteja em evidência na mídia, seja reconhecida, tenha seguidores em redes sociais.
Veja esse exemplo:
JINGLE
Jingles são músicas feitas para uma campanha publicitária. Muitas vezes são versões de músicas que fizeram sucesso e por essa razão já estão na mente dos consumidores.
Há jingles que são lembrados pelas pessoas durante muito tempo, como, por exemplo, o jingle do sanduíche Big Mac, o mais vendido da rede de fast food McDonald’s. Criado na década de 1970, esse jingle fez muito sucesso nas décadas de 1980 e 1990 e foi retomado no ano passado (2020) na campanha publicitária “Saudades de Big Mac”, com a participação da atriz Fernanda Paes Leme.
Veja se você conhece esse jingle:
“Dois hambúrgueres, alface, queijo,
molho especial, cebola, picles
num pão com gergelim.
É o Big Mac (Big Mac)”.
Outro jingle antigo que ganhou uma versão bastante atual é “Pipoca e Guaraná”, regravado pela cantora Manu Gavassi, ex-participante do programa Big Brother Brasil, da rede Globo, em 2020.
Mais um jingle que ficou famoso recentemente é o da campanha de vacinação do Instituto Butantã em São Paulo. Trata-se de uma nova versão de um funk muito conhecido de Mc Fióti. O clipe foi refeito por Kondzila e publicado em seu canal, tendo mais de 12 milhões de visualizações desde que foi lançado em 23 de janeiro de 2021.
APELO ERÓTICO
Muitas campanhas publicitárias apelam para a sensualidade para despertar o interesse dos consumidores. Como exemplos mais comuns, podemos destacar os anúncios de cerveja e de perfumes. Mas, de modo geral, o apelo erótico está presente em boa parte dos anúncios dos mais diferentes produtos veiculados na TV, em revistas, sites e redes sociais.
Observe abaixo dois anúncios que contêm apelo erótico.
Promoções do tipo “junte x embalagens do produto y mais tantos reais e troque por uma miniatura” ou “junte x selinhos e troque pelo produto y”
Por exemplo, as campanhas dos supermercados que incentivam os consumidores a juntar selinhos para trocar por algum produto.
Interatividade: conexão entre produto, consumidor e internet: QR CODE
QR é uma abreviação para a expressão inglesa “Quick Response”, que pode ser traduzida como “resposta rápida” em português. Ou seja, trata-se de um código de resposta rápida.
Funciona assim: ao acessar um código desse tipo com seu telefone celular, você será direcionado para um site que pode ter informações sobre o produto (origem, cultivo e transporte do produto) ou até mesmo promoções especiais para você comprá-lo.
Atualmente, a TV tem se utilizado muito desses códigos para fazer com que os espectadores de um programa comprem produtos das marcas anunciantes.
Para ler um código QR, você precisa de um leitor que, hoje em dia, já faz parte do seu smartphone e funciona de modo semelhante a um leitor de código de barras de supermercado.
Veja um exemplo abaixo:
TEXTO
6: Resumo (Para você copiar no seu caderno)
Os recursos multimodais mais usados nos textos publicitários são:
· Recursos gráficos de todos os tipos (negrito, itálico, fontes de tamanhos e tipos diferentes)
• Logotipo;
• Slogans;
• Jingles;
• Presença de “celebridades”;
• Apelo erótico;
• Interatividade com o consumidor por meio de objetos criativos e códigos que acessam links na internet.
QUESTÕES
Para responder às questões abaixo, você deve ler e reler o TEXTO 5. (Copie as questões à caneta e responda a lápis)
2.O que é um logotipo?
3.Desenhe um logotipo de uma marca que você conheça.
4.O que é um slogan?
5.Converse com as pessoas de sua família, explique o que é um slogan e responda: quais foram os três slogans mais lembrados por eles?
6.Cite dois anúncios publicitários que você tenha visto na TV, em redes sociais, jogos, no supermercado ou em outdoors que tenham a presença de uma celebridade, ou seja, uma pessoa famosa. Escreva o nome do produto ou da marca, o nome da celebridade e onde você viu o anúncio.
7.O que é um jingle?
8.Quais são os jingles citados no texto 5?
9.Converse novamente com pessoas da sua família, explique para elas o que é um jingle e descubra qual o jingle mais lembrado por elas.
10.De acordo com o texto 5, o que é apelo erótico na publicidade? Quais são os produtos que mais usam esse recurso?
11.Escreva o nome de um produto ou de uma marca que você conheça que sempre faz uso do apelo erótico em seus anúncios.
12.De acordo com o texto 5, que é um QR Code?
13.Cite produtos em que você tenha encontrado um QR Code na embalagem.
14.Você já viu um QR Code em programas de TV? Qual? Você chegou a acessar o código para ver o produto ou a oferta? (Se sua resposta for sim, explique com detalhes como foi essa experiência)
15. Analise o texto 7 (acima) e responda:
a) Nele há um logotipo?
b) Nele há um slogan?
c) Nele há presença de celebridade?
d) Nele há apelo erótico?
e) Nele há interatividade com o consumidor por meio de links ou QR Code?
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