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o cabeçalho com a data e o número da atividade em seu caderno de língua
portuguesa.
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Importante: organize seu caderno
de língua portuguesa. Não misture as atividades de língua portuguesa com
outras matérias. Se puder, tenha um caderno só para língua portuguesa.
ATIVIDADE
4: O que veremos nesta atividade?
Nesta
atividade, vamos continuar nossos estudos de regras acentuação. Você verá novas
regras de acentuação das paroxítonas, ditongos e hiatos. Além disso, você
também vai analisar recursos multimodais presentes em diferentes anúncios
publicitários.
Texto
1: REGRAS DE ACENTUAÇÃO (para ler e reler)
SÍLABA TÔNICA
Para
memorizar as regras de acentuação, a gente tem que lembrar de um conceito
básico: toda palavra tem uma sílaba mais forte, uma sílaba tônica.
É
a partir da posição dessa sílaba tônica, que a gente vai saber se uma palavra é
acentuada ou não.
qSe a sílaba tônica
for a última, a palavra será OXÍTONA.
qSe a sílaba tônica
for a penúltima, a palavra será PAROXÍTONA.
qE se a sílaba
tônica for a antepenúltima, a palavra será PROPAROXÍTONA.
PROPARÓXÍTONAS
A
regra mais simples é das proparoxítonas.
Todas
as proparoxítonas são acentuadas. Todas. Então, não tem dúvida: fale a palavra,
se a sílaba forte é antepenúltima, pronto: é proparoxítona e tem acento
Por
exemplo: médico, gramática, matemática, física.
OXÍTONAS
Entre
as oxítonas, a gente vai acentuar aquelas que terminam em a, e, o, em. E o
plural dessas terminações: as, es, os, ens. Então, memoriza aí: acentuam-se as
oxítonas terminadas em a, e, o,
Exemplos:
maracujá, jacaré, robô, parabéns.
MONOSSÍLABOS
TÔNICOS
Mas
e quando a palavra tem uma sílaba só?
Bom,
aí é mais simples ainda.
A
palavra que tem uma sílaba é chamada de monossílabo. E serão sempre acentuadas
aquelas que terminam em: a, as, e, es, o, os.
Por
exemplo: (falar as palavras e surgir na tela ao lado da minha imagem)
-a (s): cá, lá, já,
gás.
-e (s): fé, pé,
pés;
-o (s): só, nós,
sós.
PAROXÍTONAS
– REGRA POR REGRA
ACENTUAMOS
AS PAROXÍTONAS TERMINADAS EM:
o R: por exemplo: caráter, revólver,
éter, mártir, açúcar, cadáver, néctar, repórter;
o X: por exemplo: tórax, fênix, ônix,
cóccix, córtex, xérox (xerox), látex;
o N: por exemplo:
éden, hífen, pólen, abdômen, líquen, sêmen;
o L: por exemplo: ágil, amável, fácil,
hábil, cônsul, desejável, útil, nível, têxtil, móvel, níquel;
o PS: por exemplo: bíceps,
fórceps, Quéops, tríceps;
o Ã, ÃS: por
exemplo: ímã, órfã, ímãs, órfãs, Bálcãs;
o ÃO, ÃOS: por exemplo:
órfão, órgão, bênção, sótão, órfãos, órgãos, bênçãos;
o I, IS: por exemplo:
júri, cáqui, beribéri, táxi, dândi, lápis, grátis, oásis, miosótis;
o ON, ONS: por exemplo: próton, elétrons, nêutrons, íon, náilon;
o UM, UNS: por exemplo:
médium, álbum, fórum, médiuns, álbuns, fóruns;
o US: por exemplo:
bônus, ônus, vírus, Vênus, tônus, húmus, múnus (obrigação);
PAROXÍTONAS TERMINADAS EM DITONGO
Nessa
regra se encaixam muitas palavras acentuadas em Português. Mas antes dos
exemplos, vamos lembrar o que é um ditongo.
O que é um ditongo?
Ao pronunciarmos
algumas palavras com atenção podemos perceber sons vocálicos em uma mesma
sílaba. Mas ao observarmos melhor, percebemos que um só um som é forte, o
outro é fraco.
•O som forte é a vogal.
•O som fraco é a semivogal.
Temos um DITONGO quando uma VOGAL
se une a uma SEMIVOGAL em uma MESMA SÍLABA.
Exemplos
de palavras paroxítonas que são acentuadas porque terminam em ditongo: relógio,
equilíbrio, vigília.
Se
fizermos a separação das sílabas dessas palavras, teremos:
Re-ló-gio
(semivogal i + vogal
o) E-qui-lí-brio (semivogal i + vogal o) Vi-gí-lia (semivogal i + vogal a)
Mais exemplos de paroxítonas terminadas em DITONGOS: áurea, azálea, marmórea, argênteo, terráqueos, ígneo, ânsia, boêmia, frequência, calvície, imundície, cárie, barbárie, declínio, pátios, lábios, amêndoa, Páscoa, mágoas, nódoa, contígua, espáduas, tênues, bilíngue, árduo.
PAROXÍTONAS
- REGRA SIMPLIFICADA
Na
nossa língua, a maioria das palavras são PAROXÍTONAS. Por essa razão, é que há
mais regras de acentuação entre essas.
Se
você achou difícil lembrar todas essas regras de acentuação das paroxítonas, há
um jeito simplificado de memorizá-las.
Observe
o esquema a seguir.
Como
você viu nas regras acima, são acentuadas as oxítonas terminadas em a,
e, o, em, as, es, os, ens.
Lembrou?
Então, no caso das paroxítonas essas mesmas terminações indicam o
contrário.
Ou
seja, se a palavra for paroxítona e terminar em a, e, o, em, as, es, os, ens
ela não vai ser acentuada.
Se
pra você confundiu tudo agora, calma. Preste atenção!
As
terminações que você tem que memorizar são a, e, o, em, as,
es, os, ens.
Se
a palavra for oxítona e tiver uma dessas terminações vai ter acento.
Se
a palavra for paroxítona e tiver uma dessas terminações, não vai ter
acento.
Ou
seja, acentuamos todas as paroxítonas, menos aquelas terminadas em a, e, o,
em, as, es, os, ens.
Mas
atenção: essa regra não se aplica às paroxítonas terminadas em ditongo!
Por
exemplo: repórter e líder (são acentuadas porque terminam em R); fácil e difícil
(são acentuadas porque terminam em L); glúten e pólen (são acentuadas porque
terminam em N).
ACENTUAÇÃO DOS HIATOS -um caso especial
O
que é um hiato?
Assim
como o ditongo, o hiato é um tipo de encontro vocálico, ou seja, um encontro de
duas vogais.
A
diferença é que, no caso do HIATO, são duas VOGAIS LADO A
LADO, mas que ficam separadas, UMA EM CADA SÍLABA.
Os
hiatos têm uma regra especial de acentuação:
Acentuamos
“i” e “u” de um hiato quando estiverem sozinhos em uma sílaba ou
seguidos de “s”.
É
por causa dessa regra que a palavra “saúde” tem acento.
Observe
que “u” pertence a um hiato e está sozinho na sílaba.
Sa-ú-de
(vogal a + vogal u lado a lado, mas em sílabas diferentes)
Outras
palavras que são acentuadas por causa dessa mesma regra: paraíso, egoísta,
juíza, juízes.
Observe
que a palavra “juiz” não tem acento. Isso acontece porque, diferentemente das
palavras “juíza” e “juízes”, a vogal “i” do hiato não fica sozinha na sílaba
nem seguida de “s”.
(Texto: professora Andrea Fusco, especialmente
para esta atividade)
QUESTÕES
Após
estudar as regras apresentadas acima, responda às questões abaixo.
1. Em seu caderno,
faça um resumo das regras das oxítonas e das proparoxítonas.
2. Em seu caderno,
faça um resumo das regras das regras das paroxítonas.
3.O que é um
ditongo? Dê exemplos.
4. O que é um hiato? Dê exemplos.
5. No contexto do texto 2 (ao lado), o qual seria o combustível que não pode acabar?
6. Observe o desenho bem no centro do texto 2. Qual a relação entre esse desenho e a frase “nosso combustível não pode acabar”?
7. O texto 2 é um anúncio publicitário criado para comemorar uma data especial. Qual?
8. Usando as regras de acentuação, explique por que as palavras “café” e “combustível” são acentuadas.
TEXTO 3
QUESTÕES
9. No texto 3, temos dois sentidos para a expressão “vai com tudo”. Releia o texto 3 com atenção e responda:
a)O que significa dizer que “Hambúrguer Frisa vai com tudo”?
b)Qual o sentido da expressão “E você vai com tudo no hambúrguer Frisa”?
10. Usando as regras de acentuação, explique por que a palavra “hambúrguer” é acentuada.
TEXTO 4
11.No texto acima, a palavra caju aparece acentuada. Sobre isso, responda:
Este acento está de acordo com as regras de acentuação? Por quê?
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