7º ANO - ATIVIDADE 5 - 26 DE ABRIL DE 2021 - professora Andrea Fusco

 Anote o cabeçalho com a data e o número da atividade em seu caderno de língua portuguesa.

VOCÊ DEVERÁ COPIAR TODAS AS PERGUNTAS NO CADERNO!

Importante: organize seu caderno de língua portuguesa. Não misture as atividades de língua portuguesa com outras matérias. Se puder, tenha um caderno só para língua portuguesa.

 

ATIVIDADE 5: O que veremos nesta atividade?

Nesta atividade, estudaremos novamente os efeitos de sentido produzidos por recursos multimodais nos textos publicitários. Além disso, vamos entender melhor o que são relações de intertextualidade e a diferença entre paráfrase e paródia. Em seguida, vamos estudar ortografia. E para completar, vamos criar um anúncio publicitário!

TEXTO 1

QUESTÕES 

1. Sobre o texto acima (texto 1), responda:

a) Qual o objetivo desse anúncio?

b) Qual o público alvo?

c)Que elementos não verbais presentes nesse anúncio podem ser associados à masculinidade?


TEXTO 2: SIMBOLOGIA DA COR VERDE (para ler e copiar)

A cor verde pode ser relacionada a diferentes sentidos, dependendo do contexto em que for usada. Pode significar uma fruta que “não está madura”. Pode representar a natureza, as florestas. Por ser a cor do dólar, pode também representar dinheiro. É também a cor relacionada ao sentimento de esperança. 

TEXTO 3

QUESTÕES  

2.O anúncio acima (texto 3) fez parte da campanha publicitária em comemoração aos 82 anos da cidade de Goiânia, capital do estado de Goiás. Observe o sentido da palavra “verde” no contexto desse anúncio.

a)      Por que Goiânia seria uma cidade verde?

b)      E por que é bem madura?


TEXTO 4

O texto abaixo é uma propaganda do Greenpeace, uma Organização Não Governamental (ONG) voltada para a preservação do meio ambiente. O objetivo de uma propaganda não é vender um produto, é divulgar uma ideia.

 

QUESTÕES  

3.Qual a ideia divulgada nessa propaganda do Greenpeace?

4. Qual o público alvo desse tipo de texto?

 5. Quando relacionamos as frases “O aquecimento global acaba com todo o verde do planeta. Todo mesmo” com a imagem da nota de dólar queimando, percebemos que a palavra “verde” tem mais de um sentido nesse contexto. Quais?

TEXTO 5: ANÚNCIO DA HORTIFRUTI (1)

QUESTÕES  

6. No anúncio acima (texto 5) há elementos verbais (palavras) e não verbais (imagens) que nos permitem associá-lo a um outro texto: um cartaz de filme.

a)      Que filme seria esse?

b)      Como as imagens do anúncio se relacionam com a imagem do cartaz?

c)      Por que o rei melão seria o legítimo herdeiro da Hortifruti?

TEXTO 6: ANÚNCIO DA HORTIFRUTI (2)


QUESTÕES  

7. No anúncio acima (texto 6) há elementos verbais (palavras) e não verbais (imagens) que nos permitem associá-lo a um outro texto: um cartaz de filme.

a)      Que filme seria esse?

b)      Que elementos verbais e não verbais nos permitem fazer essa associação?

TEXTO 7: ANÚNCIO DA HORTIFRUTI (3)

QUESTÕES  

8.No anúncio acima (texto 7) há elementos verbais (palavras) e não verbais (imagens) que nos permitem associá-lo a um outro texto: um cartaz de filme.

a)      Que filme seria esse?

b)      Que características físicas do protagonista desse filme nos permitem associá-lo a um chuchu?

9. Os textos 5, 6 e 7 são anúncios publicitários da marca Hortifruti, que vende legumes, frutas e verduras.

a) Que relações de semelhança você percebeu entre esses anúncios?

b) Você acha que eles poderiam fazer parte de uma mesma campanha publicitária?

c) O slogan da Hortifruti é “Aqui a natureza é a estrela”. O que esse slogan tem a ver com os anúncios que você leu?

TEXTO 8

RELAÇÕES DE INTERTEXTUALIDADE (para estudar muito)

Relações de INTERTEXTUALIDADE são relações de semelhança entre dois ou mais textos. Por exemplo: quando lemos um texto e percebemos que ele nos faz lembrar de outros textos que já lemos antes, isso é intertextualidade.

Essas semelhanças podem ocorrer de muitas formas: entre dois textos escritos, entre um texto escrito e um texto oral, entre um livro e um filme, entre uma música e um filme, entre uma obra de arte e um livro. Enfim, são muitas as possibilidades.

Falando de outro modo:  é como se um texto dialogasse com o outro. Ou seja, um texto produzido anteriormente, em outra época, é retomado na produção de um novo texto. Popularmente, a intertextualidade pode ser chamada de “referência” ou “easter egg”. É comum as pessoas falarem de easter egg em filmes da Disney ou da Marvel e nos games também.

É fácil perceber a intertextualidade?

Nem sempre as semelhanças entre textos são percebidas por quem está lendo o texto ou assistindo a um filme, por exemplo. Tudo depende da capacidade de leitura e do conhecimento de cada um.

PARÁFRASE ou PARÓDIA?

Essas duas formas de intertextualidade são muito comuns. A maioria das pessoas não sabe diferenciar paráfrase e paródia e acaba chamando tudo de “paródia”. E o que é pior: algumas pessoas pensam que paródia é só uma versão nova de uma música. Então, vamos lá! Vamos entender as diferenças.

Antes de mais nada: para termos uma paráfrase ou uma paródia, precisamos de uma obra original.

Na PARÁFRASE: o texto “novo” conserva o sentido do texto original. Não se trata de uma cópia, mas de uma “REINVENÇÃO” do original.

Na PARÓDIA: o texto “novo” inverte o sentido do texto original, fazendo comédia, sátira, desse original.

Vejamos alguns exemplos:

Percy Jackson e o ladrão de raios: é uma paráfrase de vários textos da mitologia grega.

Shreck é uma paródia de vários contos de fadas.

Qual a diferença?

A diferença está na intenção de quem recria os textos. Ou seja: está na intencionalidade do locutor. Quando a intenção é transformar um texto original para causar riso, temos uma paródia. Mas se a intenção é só fazer um novo texto inspirado no original, temos uma paráfrase.

(Texto: professora Andrea Fusco, especialmente para esta atividade)

QUESTÕES

10. O que são relações de intertextualidade?

11. Qual a diferença entre paráfrase e paródia?

12. Dê exemplos de textos que você conhece que são paráfrases ou paródias de outros textos originais.


 TEXTO 9 

QUESTÕES

13. Na tira de humor acima (texto 9), podemos perceber que o personagem caramujo não está encontrando o que ele gostaria de encontrar. Que palavra usada por ele no primeiro e no segundo quadrinhos nos permite entender isso?

14. Qual o sentido da expressão “Quero janelas e só encontro muros”?

14. Qual a diferença entre as palavras mas, mais e más? Dê exemplos.

TEXTO 10

15. Observe as frases: “O lobo mau não é bom de disfarce”. “Mas Chapeuzinho Vermelho enxerga mal”. Como você pode notar, existem duas formas de escrever mau (com u) e mal (com l). Pesquise e explique qual a diferença entre essas duas formas. Dê exemplos.

No supermercado: Como se escreve? 

Pesquise e responda como se escrevem as palavras da lista abaixo:

a)Chuchu ou xuxu?

b)Beringela ou berinjela?

c)Giló ou jiló?

d)Vagem, varjem ou vajem?

e)Manjericão ou mangericão?

f)Muçarela ou mussarela?

g)Mortadela ou mortandela?

h)Iorgurte ou iogurte?



PARTE 2: PRODUÇÃO TEXTUAL

Depois de lermos e analisarmos tantos anúncios publicitários, vamos, enfim, criar o nosso anúncio.

Passo a passo

1º) Escolha o produto que você vai anunciar. Se quiser, você pode criar um produto imaginário.

2º) Defina seu público alvo: para quem você pretende vender esse produto? Crianças, adultos ou adolescentes? Mulheres ou homens? Qual a faixa etária (idade)? Qual a classe social desse consumidor: é preciso ter muito dinheiro para comprar seu produto? Ou seu produto estaria ao alcance de todos?

3º) Agora que você definiu seu público, pode definir o tipo de linguagem que vai usar: mais formal ou mais coloquial.

4º) Quais são as qualidades de seu produto? Por que esse produto é interessante?

5º) Crie um slogan para seu produto. Se quiser, pode criar também um logotipo. E até um jingle.

6º) Que imagens vão acompanhar seu produto?

7º) Você vai construir seu anúncio no papel? No computador? Em um aplicativo no celular?

8º) Faça uma revisão da parte verbal de seu anúncio: veja se as palavras estão escritas e acentuadas de acordo com a norma-padrão.



 




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