9º ano - Atividade 3 - 31 de março de 2021 - prof.ª Andrea Fusco

 

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Importante: organize seu caderno de língua portuguesa. Não misture as atividades de língua portuguesa com outras matérias. Se puder, tenha um caderno só para língua portuguesa.

ATIVIDADE 3: O que veremos nesta atividade?

Na parte 1 desta atividade, temos mais dois textos de divulgação científica para você ler e interpretar. Como você já sabe, nesses textos, o tema é algo ligado a uma área científica. Entretanto, a linguagem usada é simplificada para facilitar o entendimento do assunto pelas pessoas comuns. Já na parte 2 desta atividade, temos o estudo da norma-padrão com a revisão de regras de acentuação e exercícios.

PARTE 1 - LEITURA E ANÁLISE TEXTUAL

TEXTO 1

Ciclo circadiano, o que é? Função e importância para a saúde do corpo

O funcionamento do corpo é regido pelo ciclo circadiano, ou relógio biológico, cujo equilíbrio é essencial para a saúde do corpo e da mente.

Todo o funcionamento do nosso organismo é controlado pelo ciclo circadiano ou ritmo circadiano, popularmente conhecido como relógio biológico. Ou seja, é o ciclo circadiano o responsável pela atividade física, química, fisiológica e psicológica de todo o corpo, tanto dos seres humanos, quanto de outros seres vivos.

Mas, o que significa ciclo circadiano? Proveniente do latim, circa (cerca de) e diem (dia), consiste em um período de 24 horas do ciclo biológico dos seres vivos. O ritmo circadiano pode ser alterado pela luz, temperatura, movimento das marés, pelos ventos e pelo dia e noite.

E é esse relógio biológico que influencia atividades essenciais do organismo, por exemplo, a digestão, o sono, a regulação das células, o estado de vigília e a temperatura corporal.

Em suma, o ciclo circadiano ou relógio biológico, é fundamental para a vida, pois é ele que indica a hora de dormir ou acordar e ou de comer. Quando viajamos para algum lugar com fuso horário diferente, esse ciclo é  o responsável por nos deixar desorientados, fenômeno este conhecido por jet lag. Por isso, é importante que o ciclo esteja em dia, ou pode provocar disfunções no organismo como insônia, horários errados para refeições, ganho de peso, mau humor.

Ademais, o circadiano é um núcleo responsável por controlar de forma precisa todas as funções do corpo. Por exemplo, a frequência cardíaca, a pressão arterial, a temperatura, a produção de hormônios, a regulação do sono, o processo de digestão.

Fatores externos podem interferir no funcionamento do ciclo circadiano. Por exemplo, a luz emitida de aparelhos eletrônicos, como celular ou computador, em horários inadequados e o consumo de drogas e cafeína. Isso ocorre porque durante a noite, no escuro, o ritmo circadiano é responsável por regular a produção da melatonina.

(Disponível em https://segredosdomundo.r7.com/ciclo-circadiano-ritmo-circadiano/ Acesso em 22 de março de 2021 com adaptações)

TEXTO 2

Núcleo supraquiasmático: nosso centro circadiano do sono-vigília

O núcleo supraquiasmático é o "mestre relojoeiro" dos neurocientistas. Graças a ele nossos ritmos circadianos são regulados. Qualquer alteração nessa área deriva em insônia e perda de memória.

O núcleo supraquiasmático fica localizado na região anterior do hipotálamo e contém aproximadamente 20.000 neurônios. Sua função é tão fascinante quanto decisiva: trabalha como nosso relógio interno regulando os ciclos de sono e vigília. Assim, graças aos estímulos que recebe através da nossa retina, nos permite estar mais ou menos ativos em função do momento do dia no qual nos encontramos.

Nós, seres humanos, assim como os animais, somos sensíveis às mudanças que ocorrem a nossa volta. A Terra e sua rotação estabelecem os padrões de luz e a temperatura que condicionam nosso nível de ativação. Tudo isso facilita nossa adaptação. Por isso, nosso metabolismo está, de certo modo, intimamente ligado (embora às vezes possa não parecer) à natureza.

Núcleo supraquiasmático: localização e funções

Regiões como o núcleo supraquiasmático se transformam em “centros” reguladores capazes de orquestrar acontecimentos neuronais e hormonais precisos para controlar aspectos como o descanso, a energia, a temperatura corporal e a fome.

Na realidade, não temos um só núcleo supraquiasmático. Nós temos dois e ambos se situam em cada hemisfério cerebral e muito próximos do hipotálamo. Assim, se integram logo acima do quiasma óptico com uma finalidade: receber os sinais captados pela retina para regular, assim, um grande número de processos biológicos.

Estudos como o publicado na revista Frontiers in Neuroscience pelo Dr. Joseph L. Bendot não hesitam em chamar o núcleo supraquiasmático de relógio cerebral. E mais, sabe-se que esta estrutura encefálica favorece processos tão relevantes quanto a memória e a aprendizagem. Sendo assim, ter um sono adequado e reparador continua sendo essencial para o nosso cérebro e para cada um de seus processos.

Como o núcleo supraquiasmático funciona?

O funcionamento do núcleo supraquiasmático é complexo. Os processos bioquímicos que acontecem nele são muito precisos e, ao mesmo tempo, complicados. O núcleo supraquiasmático recebe informação sobre a luz do ambiente através da nossa retina. Se for à noite e não houver estímulo de luz solar, haverá a secreção de melatonina, um hormônio produzido pela glândula pineal que influencia o sono e outros processos do organismo como a renovação celular, inflamações e estresse. A secreção de melatonina aumentará para reduzir o nível da ativação cerebral e propiciar o sono.

Atualmente, sabemos que o núcleo supraquiasmático nos ajuda a manter os ritmos circadianos, ajudando a regular mecanismos que controlam a sensação de fome, processos digestivos, temperatura corporal, hibernação de alguns animais e produção de vários hormônios, como o de crescimento, por exemplo.

Alterações do núcleo supraquiasmático

O funcionamento do núcleo supraquiasmático pode se alterar por muitos fatores. Muitos deles derivam dos nossos hábitos de vida como ficar muito tempo diante dispositivos eletrônicos à noite. Não seguir uma rotina fixa em nossos horários, viver em cidades com um grau elevado de poluição e mudanças frequentes de fuso horário (jet lag) são outros fatores que alteram o funcionamento do núcleo supraquiasmático. Portanto, seria ideal se começássemos cuidar das nossas rotinas, seguindo um horário que não tenha muitas variações e regulando, especialmente, a exposição à luz dos dispositivos eletrônicos.

(Disponível em https://amenteemaravilhosa.com.br/nucleo-supraquiasmatico/ Acesso em 22 de março de 2021 com adaptações)

  

QUESTÕES

Leia os textos 1 e 2 para responder às questões abaixo.

1.Como é conhecido popularmente o ciclo circadiano? Qual a origem da palavra “circadiano”?

2.O que é o ritmo circadiano e como ele influencia a vida das pessoas?

3.Já no subtítulo do texto 2 temos uma metáfora para associar o núcleo supraquiasmático com a ideia de precisão dos relógios. Que metáfora é essa?

4.Uma estratégia para dar credibilidade a um texto científico é a citação de um pesquisador reconhecido na área apresentada no texto. Qual o pesquisador citado no texto 2? Onde os estudos dele foram publicados?

PARTE 2 -ACENTUAÇÃO

q  VIDEOAULA 1

Nesta videoaula, temos a introdução do tópico "acentuação". De forma rápida e simples, conversamos sobre esse tema tão importante para a escrita e tão pouco amado pela maioria dos estudantes.

Para acessar o vídeo, clique no link abaixo 

https://www.youtube.com/watch?v=QQuVAj7MTAc&feature=youtu.be  

q  VIDEOAULA 2

Nesta videoaula, apresentamos, de forma breve e simplificada, regras de acentuação de oxítonas, proparoxítonas e monossílabos tônicos.

Para acessar o vídeo, clique no link abaixo .

https://www.youtube.com/watch?v=TrxfYKtqssE&feature=youtu.be  

q  VIDEOAULA 3

Nesta videoaula, apresentamos regras simplificadas para acentuação das paroxítonas.

Para acessar o vídeo, clique no link abaixo

https://www.youtube.com/watch?v=m25od0TxoP0&feature=youtu.be 

REGRAS DE ACENTUAÇÃO

Como você pôde notar, nos textos 1 e 2 há várias palavras acentuadas. Por exemplo: importância, saúde, relógio, biológico, equilíbrio. Entretanto, certamente, você observou também que a maioria das palavras não é acentuada.  E isso acontece porque existem regras que determinam se uma palavra vai ser acentuada ou não. E essas regras têm a ver com a pronúncia da palavra. É para essas situações que existem as regras que a gente vai estudar.

SÍLABA TÔNICA

Para memorizar as regras de acentuação, a gente tem que lembrar de um conceito básico: toda palavra tem uma sílaba mais forte, uma sílaba tônica.

É a partir da posição dessa sílaba tônica, que a gente vai saber se uma palavra é acentuada ou não.

qSe a sílaba tônica for a última, a palavra será OXÍTONA.

qSe a sílaba tônica for a penúltima, a palavra será PAROXÍTONA.

qE se a sílaba tônica for a antepenúltima, a palavra será PROPAROXÍTONA.

PROPARÓXÍTONAS

A regra mais simples é das proparoxítonas.

Todas as proparoxítonas são acentuadas. Todas. Então, não tem dúvida: fale a palavra, se a sílaba forte é antepenúltima, pronto: é proparoxítona e tem acento

Por exemplo: médico, gramática, matemática, física.

OXÍTONAS

Entre as oxítonas, a gente vai acentuar aquelas que terminam em a, e, o, em. E o plural dessas terminações: as, es, os, ens. Então, memoriza aí: acentuam-se as oxítonas terminadas em a, e, o,

Exemplos: maracujá, jacaré, robô, parabéns.

 

MONOSSÍLABOS TÔNICOS

Mas e quando a palavra tem uma sílaba só?

Bom, aí é mais simples ainda.

A palavra que tem uma sílaba é chamada de monossílabo. E serão sempre acentuadas aquelas que terminam em: a, as, e, es, o, os.

Por exemplo: (falar as palavras e surgir na tela ao lado da minha imagem)

-a (s): cá, lá, já, gás.

-e (s): fé, pé, pés;

-o (s): só, nós, sós.

PAROXÍTONAS – REGRA POR REGRA

ACENTUAMOS AS PAROXÍTONAS TERMINADAS EM:

o R: por exemplo: caráter, revólver, éter, mártir, açúcar, cadáver, néctar, repórter;

o X: por exemplo: tórax, fênix, ônix, cóccix, córtex, xérox (xerox), látex;

o N: por exemplo: éden, hífen, pólen, abdômen, líquen, sêmen;

o L: por exemplo: ágil, amável, fácil, hábil, cônsul, desejável, útil, nível, têxtil, móvel, níquel;

o PS: por exemplo: bíceps, fórceps, Quéops, tríceps;

o Ã, ÃS: por exemplo:  ímã, órfã, ímãs, órfãs, Bálcãs;

o ÃO, ÃOS: por exemplo: órfão, órgão, bênção, sótão, órfãos, órgãos, bênçãos;

o I, IS: por exemplo: júri, cáqui, beribéri, táxi, dândi, lápis, grátis, oásis, miosótis;

o ON, ONS: por exemplo: próton, elétrons, nêutrons, íon, náilon;

o UM, UNS: por exemplo: médium, álbum, fórum, médiuns, álbuns, fóruns;

o US: por exemplo: bônus, ônus, vírus, Vênus, tônus, húmus, múnus (obrigação);

 

PAROXÍTONAS TERMINADAS EM DITONGO

Nessa regra se encaixam muitas palavras acentuadas em Português. Mas antes dos exemplos, vamos lembrar o que é um ditongo.


O que é um ditongo?

Ao pronunciarmos algumas palavras com atenção podemos perceber sons vocálicos em uma mesma sílaba. Mas ao observarmos melhor, percebemos que um só um som é forte, o outro é fraco.

O som forte é a vogal.

O som fraco é a semivogal.

Temos um DITONGO quando uma VOGAL se une a uma SEMIVOGAL em uma MESMA SÍLABA.

Exemplos de palavras paroxítonas que são acentuadas porque terminam em ditongo: relógio, equilíbrio, vigília.

Se fizermos a separação das sílabas dessas palavras, teremos:

Re-ló-gio (semivogal i + vogal o)    E-qui-lí-brio (semivogal i + vogal o)   Vi-gí-lia (semivogal i + vogal a)

 

Mais exemplos de paroxítonas terminadas em DITONGOS: áurea, azálea, marmórea, argênteo, terráqueos, ígneo, ânsia, boêmia, frequência, calvície, imundície, cárie, barbárie, declínio, pátios, lábios, amêndoa, Páscoa, mágoas, nódoa, contígua, espáduas, tênues, bilíngue, árduo.

                        PAROXÍTONAS - REGRA SIMPLIFICADA

Na nossa língua, a maioria das palavras são PAROXÍTONAS. Por essa razão, é que há mais regras de acentuação entre essas. Se você achou difícil lembrar todas essas regras de acentuação das paroxítonas, há um jeito simplificado de memorizá-las.

Observe o esquema abaixo.

Como você viu nas regras acima, são acentuadas as oxítonas terminadas em a, e, o, em, as, es, os, ens.

Lembrou?

Então, no caso das paroxítonas essas mesmas terminações indicam o contrário.

Ou seja, se a palavra for paroxítona e terminar em a, e, o, em, as, es, os, ens ela não vai ser acentuada.

Se pra você confundiu tudo agora, calma. Preste atenção!

As terminações que você tem que memorizar são a, e, o, em, as, es, os, ens.

Se a palavra for oxítona e tiver uma dessas terminações vai ter acento.

Se a palavra for paroxítona e tiver uma dessas terminações, não vai ter acento.

Ou seja, acentuamos todas as paroxítonas, menos aquelas terminadas em a, e, o, em, as, es, os, ens.

Mas atenção: essa regra não se aplica às paroxítonas terminadas em ditongo!

Por exemplo: repórter e líder (são acentuadas porque terminam em R); fácil e difícil (são acentuadas porque terminam em L); glúten e pólen (são acentuadas porque terminam em N).

 

ACENTUAÇÃO DOS HIATOS -um caso especial

O que é um hiato?

Assim como o ditongo, o hiato é um tipo de encontro vocálico, ou seja, um encontro de duas vogais.

A diferença é que, no caso do HIATO, são duas VOGAIS LADO A LADO, mas que ficam separadas, UMA EM CADA SÍLABA.

Os hiatos têm uma regra especial de acentuação:

Acentuamos “i” e “u” de um hiato quando estiverem sozinhos em uma sílaba ou seguidos de “s”.

É por causa dessa regra que a palavra “saúde” tem acento.

Observe que “u” pertence a um hiato e está sozinho na sílaba.

Sa-ú-de (vogal a + vogal u lado a lado, mas em sílabas diferentes)

Outras palavras que são acentuadas por causa dessa mesma regra: baú, paraíso, egoísta, juíza, juízes.

Observe que a palavra “juiz” não tem acento. Isso acontece porque, diferentemente das palavras “juíza” e “juízes”, a vogal “i” do hiato não fica sozinha na sílaba nem seguida de “s”.

(Texto: professora Andrea Fusco, especialmente para esta atividade)

 QUESTÕES

Após estudar as regras apresentadas acima, responda às questões abaixo.

5. Em seu caderno, faça um resumo das regras das oxítonas e das proparoxítonas.

6. Em seu caderno, faça um resumo das regras das regras das paroxítonas.

7.Para entender a tira de humor abaixo, é preciso saber o significado da palavra “fórceps”. Procure o significado dessa palavra em um dicionário ou na internet e escreva em seu caderno.

8. Observe as palavras usadas na tira de humor acima. Qual a regra que justifica a acentuação das paroxítonas “bíceps”, “tríceps”, “quadríceps” e “fórceps”?

 

9.Estereótipos são conjuntos de características, padrões de comportamento, atribuídos a um grupo social, a um grupo de pessoas. São impressões fundamentadas, principalmente, na aparência das pessoas, em seus traços étnicos e na cor de sua pele, em sua origem social ou geográfica, em suposições acerca de gênero e sexualidade. Estereótipos são, portanto, uma espécie de rótulo que se coloca em alguém, gerando preconceitos e visões superficiais do ser humano.

a) Na tira de humor acima, há uma a um estereótipo masculino: qual?

b) Que características desses homens estão sendo criticadas pelo cartunista?

c) Você concorda com essa crítica? Por quê?

 

10. No texto 1, temos as seguintes palavras acentuadas: relógio, biológico, equilíbrio, saúde, física, química, psicológica, células, vigília, horário, responsável, neurônios, cérebro, insônia, hormônios.

a)      Dentre essas palavras, quais são acentuadas por serem paroxítonas terminadas em ditongo?

b)      Dentre essas palavras, quais são acentuadas por serem proparoxítonas?

c)      Dentre essas palavras, qual é acentuada por causa da regra especial dos hiatos?

d)      Por que a palavra “responsável” é acentuada? Dê exemplos de outras palavras que sejam acentuadas por causa dessa mesma regra.

 

11. De acordo com as regras de acentuação das oxítonas, as palavras “caju” e “peru” devem ser acentuadas? Explique.

 

12.Para melhor estudar as regras de acentuação das paroxítonas, Sofia decidiu criar uma tabela. Na primeira linha de cada coluna, ela colocou as regras de acentuação e na segunda linha, exemplos de palavras acentuadas de acordo com cada regra. 

Qual das alternativas abaixo preenche adequadamente a última coluna da tabela acima?

a) Adolescência, América, saúde 

b) Adolescência, Bolívia, relatório

c) América, países, relatório

d) Relatório, vulneráveis, países 


 




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