Anote
o cabeçalho com a data e o número da atividade em seu caderno de língua
portuguesa.
VOCÊ
DEVERÁ COPIAR TODAS AS PERGUNTAS NO CADERNO!
Importante: organize seu caderno
de língua portuguesa. Não misture as atividades de língua portuguesa com
outras matérias. Se puder, tenha um caderno só para língua portuguesa.
ATIVIDADE
4: O que veremos nesta atividade?
Nesta
atividade, vamos analisar efeitos de sentido produzidos pelo uso de sinais de
pontuação em diferentes gêneros textuais. Como você vai perceber, ao analisar
os textos, que os sinais de pontuação são usados não apenas para
marcar entonação (jeito de falar) do texto, mas, principalmente, para produzir
relações de sentido entre as partes do texto.
TEXTO
1 – Só para ler
Funções básicas
dos sinais gráficos de pontuação
Os
sinais de pontuação são usados para:
§ marcar entonação;
§ estabelecer
relações de sentido entre as partes da oração;
§ e para produzir efeitos de sentido pretendidos
por quem escreve o texto.
A norma-padrão dá as regras de
como esses sinais devem ser usados, mas a escolha de um sinal de pontuação
é também questão de estilo de quem escreve. Portanto,
há usos que são considerados errados porque estão fora da norma-padrão, mas há
também usos que fazem parte do estilo do escrevente.
A vírgula é uma grande dor de cabeça para muitos escreventes. Isso acontece porque boa parte das pessoas associa a vírgula à respiração. Essa é uma ideia equivocada. Vírgula não é respiração. A função da vírgula é separar elementos em uma oração, ou seja, a vírgula separa sentidos. Então, fique atento: vírgula nem sempre combina com entonação. (Texto: professora Andrea Fusco, especialmente para esta atividade)
TEXTO 2: PARA COPIAR NO SEU CADERNO
PRINCIPAIS USOS DE VÍRGULA
Usamos
vírgula:
1.Nas datas.
Exemplo:
São José do Rio Preto, 01 de abril de
2021.
2.Separando
elementos (ou ações) de uma sequência.
Exemplo:
Comprei um celular, uma bolsa, um tênis,
um vestido.
Pedro entrou em casa, fechou a porta,
entrou no quarto e não falou com ninguém.
3.Separando explicações
ou comentários intercalados na oração.
Exemplo:
Pedro, aquele garoto que conheci
na escola, mudou-se para São Paulo.
Observe que há uma explicação intercalada
na oração. Sempre que isso acontecer, devemos usar vírgulas.
4.Separando o vocativo
(chamamento) do resto da oração.
O vocativo é um chamamento, é a forma como
nos referimos ao nosso interlocutor, ou seja, a pessoa com quem estamos
falando.
Exemplo:
Posso ajudá-la, senhora?
Observe que a palavra “senhora” está sendo
usada para se referir à pessoa com quem se fala. Portanto, é um vocativo. Sendo
um vocativo, deve ser separado do resto da oração por vírgula.
Observe esses outros exemplos:
Senhora, é a sua vez. (vocativo no início
da oração)
Não ouviu, senhora, o que a moça disse? (no
meio da oração, entre vírgulas)
(Texto: professora Andrea Fusco, especialmente para esta
atividade)
Pontuação
na mídia
TEXTO
3: O HOMEM PONTUAÇÃO (PARA ASSISTIR)
PARA ASSISTIR AO VÍDEO, ACESSE O LINK ABAIXO
https://www.youtube.com/watch?v=OX3f_rmlz20
TEXTO
4: ANÚNCIO PUBLICITÁRIO – TRÂNSITO SEGURO
QUESTÕES
1.Quanto ao gênero textual, o texto 4 é um anúncio publicitário. Sobre isso, responda:
a) Qual a finalidade desse anúncio?
b) Qual o público alvo (interlocutor pretendido) desse anúncio?
c) A expressão “dar ponto final na vida de alguém” foi usada no sentido denotativo (literal) ou conotativo (figurado)? Explique.
d) Qual o sentido da expressão “ponto final” no contexto desse anúncio?
TEXTO
5
2.Quanto ao gênero textual, o texto 5 é um post do Twiter, ou seja, uma postagem de rede social. Considerando o contexto apresentado, explique o sentido das palavras “vírgulas” e “ponto final”.
TEXTO 6: ANÚNCIO PUBLICITÁRIO – ASPIRINA
3.Qual a finalidade deste anúncio (texto 6)? E qual o público alvo?
4.Para entender esse anúncio, é preciso prestar atenção no uso da vírgula. Imagine que a frase do anúncio tenha sido dita por uma pessoa. Nesse caso, a presença da vírgula indica que essa tem um problema. Sobre isso, responda:a)Qual seria esse problema?
b)De acordo com a propaganda, qual seria a solução para esse problema?
TEXTO 7: Semicolon Project
(Projeto
Ponto e Vírgula)
Em inglês, o sinal gráfico de ponto e vírgula (;) é chamado de semicolon (a pronúncia é “semaicólon” e a transcrição fonética é /’semēkōlən/). Tanto em Inglês quanto em Português, o ponto e vírgula pode ser facilmente substituído por um ponto final. É uma questão de estilo, uma escolha do autor: se quiser separar definitivamente as orações de um período, usa um ponto final; mas se quiser enfatizar a ideia de continuidade entre elas, pode optar por um ponto e vírgula. Dessa ideia nasceu o Semicolon Project que no início era apenas um movimento, mas que depois passou a ser uma organização sem fins lucrativos que defende a vida desde 2012. Nos Estados Unidos, milhões de americanos morrem de doenças psíquicas como depressão, pânico e ansiedade dentre tantos outros distúrbios da mente. Para tentar mudar essas estatísticas é que surgiu o Semicolon Project. Milhares de pessoas tatuaram um ponto e vírgula para marcar na pele a superação do sofrimento que vivenciam todos os dias. O ponto e vírgula passou a significar uma esperança, a escolha de continuar a viver. A frase “I am the author” acompanhada do ponto e vírgula (imagem acima) passou a fazer parte de campanhas contra o suicídio. (Texto:: Prof.ª Andrea especialmente para esta atividade)
TEXTO 8: CARTAZ DE EXPOSIÇÃO
Exposição ‘Ponto Vírgula’ em alusão ao “Setembro Amarelo” ocorre no
MAC Feira de Santana
5.Associando o texto 7 ao cartaz acima (texto 8), responda:
a) Qual o tema dessa exposição?
b) No cartaz, temos duas mãos dentro do sinal de ponto e vírgula. Qual o efeito de sentido dessa imagem?
c) No cartaz, vemos o slogan “não é o final”. Considerando o contexto, explique o que essa frase quer dizer.
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