9º - Ciências - Atividade 11

 Roteiro de Estudos em Ciências 9º.

Período: 28/06 a 02/07

















































































































































Heredograma

Para facilitar a análise e visualização da transmissão de características de uma geração para outra, e podermos estimar o genótipo e fenótipo de cada indivíduo, foram criados os heredogramas, representações que ilustram o grau de parentesco entre os organismos e em quais indivíduos pode ser observada certa característica. 

Os heredogramas possuem alguns símbolos para indicar certas variáveis importantes no estudo de transmissão de informações genéticas. Ao utilizarmos um heredograma, podemos visualizar as possibilidades de genótipo e fenótipo nas gerações em estudo. 

Vamos analisar, como exemplo, o heredograma ao lado, que representa o cruzamento entre um homem (1) e uma mulher (2) com coloração de pele não albina. Eles tiveram três filhos, sendo dois homens com coloração de pele não albina e uma mulher albina. Esta, por sua vez, se casou com um homem de pele não albina. Considerando a letra “A” para indicar o alelo não albino dominante e “a” o alelo recessivo para albinismo, suponha que na geração I (parental), o homem e a mulher sejam heterozigotos, e na geração II (F1), o homem que casou com a mulher albina seja homozigoto. 









Questões:

  1. O que significa hereditariedade?


  1. Cite três características das ervilhas que as tornam um bom modelo experimental para pesquisas sobre cruzamentos entre variedades dessa espécie.


  1. Imagine que, do cruzamento entre dois ratos de pelagem preta (característica dominante), nasceu um filhote de pelagem branca (característica recessiva). Ao observar esse fato, podemos afirmar que:

  1. Os pais do rato branco são heterozigotos.

  2. Os pais do rato branco são homozigotos.

  3. O rato branco é heterozigoto.

  4. O rato branco tem o mesmo genótipo dos pais, diferindo apenas do fenótipo.

  5. É impossível que o rato branco seja filho dos ratos de pelagem preta.

Qualquer dúvida entre em contato com o Prof Bruno Ramires 

Telegram: @brunoramiresbio Cel: (17) 98219-9549


Nenhum comentário:

Postar um comentário