ÁGUAS NO TERRITÓRIO BRASILEIRO

OLÁ GALERA, 

Na aula anterior sobre esse tema tratamos da questão da água em duas dimensões: a mais geral, que se relaciona ao problema da água no mundo e que deu origem em 1992 ao Dia Mundial da Água, celebrado há 30 anos no dia 22 de março. por outro lado, olhamos para a cidade de Rio Preto e analisamos a situação da água no município e as políticas de captação, tratamento e distribuição da água para consumo humano. Nessa página queremos nos debruçar um pouco mais a respeito da distribuição desigual da água no território nacional. 



O mapa da ANA (Agência Nacional das Águas) mostra a relação entre a população que habita as macrorregiões e a disponibilidade de água para consumo. Uma das questões que saltam aos olhos quando observamos esse mapa é a distribuição desigual da água no território brasileiro. 

A região Norte onde reside somente 8,6% da população do país possui uma disponibilidade de água para consumo da ordem de 68%. No extremo oposto da disponibilidade hídrica, temos o Nordeste com apenas 3% das águas, apesar de concentrar 27,6% da população, uma quantidade considerável de habitantes para tão pouca disponibilidade hídrica.

A 2ª maior região em termos de disponibilidade hídrica para consumo é o Centro-Oeste. Contudo, o crescimento da fronteira agrícola para o cultivo da soja e a pecuária e o uso de agrotóxicos tem contaminado boa parte das águas para consumo humano. Além disso, os altos níveis e desmatamento na região comprometem ainda mais a qualidade da água para consumo. 

O Sul-Sudeste do país, por outro lado, tem sofrido um impacto enorme pela pressão demográfica, já que o sudeste é a região mais industrializada e urbanizada do Brasil e o Sul vive um intenso processo de urbanização nas últimas décadas.

FORMULÁRIO DE QUESTÕES

Ao terminar sua leitura, clique no formulário (abaixo) e responda às questões propostas. Lembre-se que o formulário será encaminhado, uma única vez, diretamente para o professor assim que você clicar em “enviar”.

ATIVIDADE 9: ÁGUAS NO TERRITÓRIO BRASILEIRO



Nenhum comentário:

Postar um comentário