As Formas do espaço geográfico

  Leia os textos a seguir e responda às questões. 

As paisagens captadas pelos satélites

A Terra esférica foi definitivamente incorporada à cartografia no início da Idade Moderna. Há 500 anos, os planisférios representam os 360 graus de longitude e os 180 graus de latitude da esfera. Mas há apenas algumas décadas, com as naves espaciais, a humanidade tornou-se capaz de produzir fotografias da totalidade do planeta. Essas imagens trouxeram uma nova e poderosa visão da Terra. As imagens de satélite nos apresentam diversos aspectos como, por exemplo, a extensão da intervenção humana sobre a superfície da Terra, que acontece de maneira desigual. 

O satélite é um corpo que gira, descrevendo uma órbita em torno de outro, devido fundamentalmente à força de atração (gravidade) exercida por este último. O satélite pode ser natural ou artificial. O natural é um planeta, um corpo celeste, que orbita (circula) um planeta ou outro corpo menor. Um exemplo de satélite natural é a Lua, que orbita a Terra. 

O satélite artificial é um engenho feito pelo homem, que é colocado por meio de foguetes em uma órbita elíptica, e tem como um dos focos, o centro da Terra. Um satélite emite ou retransmite um sinal para a(s) estação (estações) terrestre(s) de destino, que pode ser sinais televisivos e telefônicos, dados ou imagens. Os primeiros satélites colocados em órbita foram o Sputnik I (04/10/1957) e o Sputnik II (03/11/1957), lançados pelos soviéticos e o Explorer I (31/01/1958), lançado pelos norteamericanos. 


Forma de produzir o espaço 

O espaço geográfico é produzido de diferentes maneiras, de acordo com o modo como cada povo, sociedade ou grupo de pessoas se relaciona com os elementos naturais. Campo e cidade são espaços distintos, produzidos a partir das relações dos grupos com a natureza. 

Embora diferentes, esses espaços estão cada vez mais relacionados e integrados. Isso ocorre porque as atividades econômicas tradicionalmente praticadas o campo, como agricultura, pecuária e extrativismo, dependem das atividades realizadas na cidade, e vice-versa. Agricultores precisam de maquinários produzidos pela indústria e de consumidores para comprar seus produtos. A indústria e o comércio, por sua vez, dependem dos produtos de origem rural para fabricar outros produtos e alimentar a população urbana. 

Campo – as paisagens do campo variam de um lugar para outro, mas apresentam elementos comuns que as caracterizam. Em geral, as construções são distantes umas das outras com o predomínio de estabelecimentos rurais, como chácaras, sítios e fazendas. A população encontra-se dispersa no espaço em relação à cidade. As principais atividades econômicas desenvolvidas são relacionadas à agricultura, a pecuária e ao extrativismo (como a extração de minerais, de vegetais e a pesca).



Cidades – apesar de diferentes umas das outras, as cidades têm características comuns. Nas paisagens das cidades predominam os elementos humanos ou culturais. Em geral, há construções próximas umas das outras, ruas, avenidas, pontes, viadutos, movimento intenso de pessoas e veículos, concentração de estabelecimentos comerciais e industriais, hospitais, escolas, bancos, escritórios etc. Geralmente, a população está concentrada no espaço e empregada principalmente no setor de serviços, no comércio e indústria. 

Responda no caderno:

1. Explique, a diferença de um satélite natural de um satélite artificial


2. Qual é a importância dos satélites artificiais para nossas sociedades?


3. Como podemos reconhecer a interação econômica Cidade-Campo?


4. Quais os principais elementos que diferenciam o Campo da Cidade?

Nenhum comentário:

Postar um comentário