Atividade 02 - Ciências - 9º

 


Escola Municipal EM Luiz Jacob.

Atividade nº 1.

Matéria: Ciências.

Prof: Luis.

Série: 9º

Data:


Roteiro de Estudos em Ciências.

Período: 22 à 26 de Fevereiro.

Cidades sustentáveis.

O desenvolvimento sustentável e as cidades.

As cidades, Primeiramente as mais populosas, acumulam muitos problemas em consequência da alta concentração de pessoas. esse excesso populacional exige grandes quantidades de recursos, como alimentos, água e energia.

Como estamos no sétimo ano, um dos graves problemas das cidades e a geração de uma enorme quantidade de resíduos sólidos e líquidos, que precisam ter destinação adequada para não poluir o ambiente outros desafios são: garantir a boa qualidade do ar, já que a emissão de gases poluentes de veículos e Indústrias é crescente; reduzir a poluição sonora; e promover a mobilidade, a segurança e o lazer públicos, visando a qualidade de vida para os cidadãos de todas as classes sociais.

melhorar a qualidade de vida das pessoas nas cidades significa transformar o ambiente Urbano nos aspectos ambientais, econômico e social tornando sustentável. tudo isso é um desafio tanto para o poder público quanto para a população, que pode contribuir com hábitos e ações positivas.

Segundo A ONU, "desenvolvimento sustentável é  definido como o desenvolvimento que procura satisfazer as necessidades da geração atual sem comprometer a capacidade das futuras gerações se satisfazerem as suas próprias necessidades.


Desenvolvimento é uma palavra relacionada à qualidade de vida humana que considera o crescimento econômico e as características sociais, culturais e políticas que influenciam essa qualidade de vida.


Para que o desenvolvimento sustentável seja alcançado, precisamos pensar sempre em três fatores principais: o crescimento econômico, a inclusão social e a proteção ao meio ambiente. Esses elementos são interligados e fundamentais para o bem-estar das pessoas e da sociedade.

 Atualmente cerca de 80% do consumo de bens no mundo é feito por somente  20% da população, sobretudo de países mais ricos. Então 80% da população ( mais de 5,6 bilhões de pessoas)  principalmente de países mais pobres ou que estão em desenvolvimento consome os 20% restantes.

Os Estados Unidos, com 4,5 da população mundial consome 40% de todos os recursos disponíveis no Brasil segundo dados do Instituto Brasileiro de geografia e estatística ( IBGE), publicado em 29 de julho de 2017, o consumo também é muito desigual: em 2016, 1% dos trabalhadores com os maiores rendimentos recebidos recebia por mês, em média, o equivalente a 36,3 vezes mais do que a metade da população com os melhores rendimentos.

 A erradicação da pobreza nas cidades e no campo é uma ação indispensável para o desenvolvimento sustentável.

Para isso, deve haver a promoção de um crescimento econômico sustentável, inclusivo e igualitário, criando melhores oportunidades para todos, reduzindo as desigualdades entre ricos e pobres e elevando os padrões básicos de vida.  Promover o gerenciamento integrado e sustentável dos recursos naturais e dos ecossistemas também é uma ação fundamental para o desenvolvimento sustentável.

Ainda segundo dados do IBGE 6% da população urbana do Brasil vive em áreas de risco, ou seja, em locais considerados impróprios para assentamentos  humanos por estarem sujeitos a riscos naturais ou decorrentes da ação humana, como  margens de rios sujeitas a inundação áreas de alta declividade (encostas ou topos de morros) com risco de desmoronamento ou deslizamento de terra e áreas contaminadas por resíduos tóxicos. 




Agora, acesse o google forms e responda as questões.

Link do google forms: https://forms.gle/JrwgKZrN3kcSb3EU7

Para os alunos que não têm acesso a internet as questões estão escritas abaixo. 

Questões:

1. Liste iniciativas que você observa na sua casa relacionados ao consumo de água e de energia elétrica e à destinação do lixo que visam promover a sustentabilidade. 

2. Faça uma relação de outras práticas que, na sua opinião, podem ser adotadas na sua casa para promover a sustentabilidade.

3.  Escreva frases relacionando as palavras abaixo:

a.  cidades, transporte público, poluentes, ciclovias.

3.  O que são áreas de risco e qual a porcentagem da população brasileira vive nessas áreas? 

Referências: Companhia das ciências, 9º ano: ensino fundamental, anos finais/Usberco… [et al.] -- 5. ed. -- São Paulo: Saraiva, 2018.

Habilidades: (EF09CI13)

Qualquer dúvida entre em contato com o Prof Luis: (17) 9 9709-8372


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