Atividade 03 cien8.

 


Roteiro de estudos de Ciências.

Período de 08 à 12.

Continuação.

Como ocorre a reprodução?

Há diferentes formas de se reproduzir, mas todas elas podem ser classificadas em dois processos mais gerais: a reprodução assexuada e a reprodução sexuada.



Figura 1: Reprodução sexuada e assexuada.

A reprodução assexuada.

A reprodução assexuada se caracteriza por existir apenas um progenitor (ser que irá originar novos seres) que logo se tornará adulto, pronto para se reproduzir fazendo cópias idênticas de si mesmo. No entanto, vale ressaltar que podem ocorrer cópias que apresentem algumas diferenças em relação aos seus progenitores. Isso ocorre devido a mutações que podem aparecer no material genético desses indivíduos durante a reprodução, tanto assexuada como sexuada.

Mutação: alteração no material genético de um indivíduo que provoca mudanças de características, que podem ver vantajosas do ponto de vista adaptativo (interessantes para a sobrevivência) ou não (provocam mudanças deletérias, isto é, danosas, nocivas, prejudiciais).

Na reprodução assexuada, não há presença de órgãos ou mesmo células reprodutivas especiais, como veremos em exemplos adiante.

Esse tipo de reprodução é comum em bactérias, protozoários, fungos e algas unicelulares, mas também ocorre em alguns grupos de animais, como por exemplo: cnidários (como as hidras), platelmintos (como as planárias) e equinodermos (como as estrelas-do-mar). Todos esses grupos mencionados também podem realizar reprodução sexuada, principalmente os animais. Nas plantas, em seu ciclo de vida, ocorre uma fase de reprodução assexuada e outra de reprodução sexuada. 

Existem algumas formas básicas de reprodução assexuada: a fissão binária (ou divisão binária), o brotamento, a gemulação e a fragmentação.

A fissão binária é a forma mais comum de reprodução em bactérias e protozoários. Nela, a célula desses organismos sofre uma divisão celular formando duas células-filhas idênticas à célula original (célula-mãe).

Figura 2: Representação a fissão binária.

O brotamento ocorre quando de um organismo se forma um novo indivíduo (o broto) preso ao seu corpo. Essa forma de reprodução ocorre em alguns animais aquáticos, como nas hidras, um cnidário de água doce.


Figura 3: Fotografia de uma hidra em processo de brotamento. Note como o broto, preso à parede do corpo da hidra, se assemelha ao progenitor. Esse broto desenvolve tentáculos antes de se desprender de seu progenitor.

Na gemulação, uma série de células se agrupam dentro do corpo do progenitor formando o que se chama gêmula. Ao sair do corpo, essa gêmula se fixa no ambiente e dela se desenvolve um novo ser vivo, idêntico ao progenitor. Essa forma de reprodução ocorre em algumas espécies de esponjas e, diferentemente do brotamento (que também ocorre em esponjas), a gêmula é interna, enquanto os brotos são externos ao corpo do progenitor.

Na fragmentação, um animal se fragmenta em duas ou mais partes. Essas partes podem se desenvolver e formar, cada uma, um novo indivíduo, idêntico ao progenitor que se fragmentou. Um exemplo desse tipo de reprodução acontece em planárias. 


Figura 4: Reprodução assexuada por estrangulamento.

Agora, acesse o google forms e responda as questões.

Link do google forms:

8ºA e 8ºB: https://forms.gle/PVubHPybeGxss7fFA

 

Para os alunos que não têm acesso a internet as questões estão escritas abaixo. 

Questões:

1. Em condições apropriadas, as bactérias podem formar colônias. Na fotografia, cada ponto é uma colônia. Na fotografia, cada ponto é uma colônia crescendo sobre um meio de cultura gelatinoso.

Explique como a reprodução assexuada das bactérias está relacionada com a formação de colônias na fotografia. 

Referências: Companhia das ciências, 8º ano: ensino fundamental, anos finais/Usberno… [et al.] -- 5. ed. -- São Paulo: Saraiva, 2018.

Habilidades: (EF08CI07)

Qualquer dúvida entre em contato com o Prof Luis: (17) 9 9709-8372









Nenhum comentário:

Postar um comentário