ATIVIDADE 06- 03 DE AGOSTO - 2020

ATIVIDADES DE QUARENTENA – ATIVIDADE 6– 03/08/2020 –

 Prof.ª Andrea Fusco

PARTE 1: TIRA DE HUMOR

Leia a tira do cartunista Alberto Benett.


Coloque a DATA da atividade e COPIE as perguntas em seu caderno de língua portuguesa.

Sobre a tira de humor, responda:

1.    Uma tira de humor é um texto? Explique.

2.   Para um termos uma narrativa, precisamos de personagens agindo em um espaço (cenário) em um intervalo de tempo. Assim sendo, na tira de humor acima:

a)   Há personagens?

b)  Há um cenário?

c)   Podemos perceber ações das personagens nessa tira?

d)  Podemos perceber a passagem do tempo nessa tira?

e)   Essa tira de humor é um texto narrativo?

PARTE 2: ELEMENTOS DA NARRATIVA

                                 
Copie no seu caderno as explicações sobre elementos da narrativa

ELEMENTOS DA NARRATIVA

¨ Personagens – são aqueles que agem na narrativa. Um personagem pode apresentar tanto características físicas (corporais, visíveis) quanto características psicológicas (perceptíveis pelo caráter, pelo comportamento do personagem na narrativa). As personagens principais são chamadas de protagonistas e seus opositores, de antagonistas. As personagens secundárias são chamadas de coadjuvantes.


¨ Espaço – é o lugar onde acontece a narrativa; os cenários por onde a história passa.


¨ Tempo – quando e como se organizam as ações das personagens na narrativa, o cenário onde os fatos acontecem.


*Tempo cronológico – os fatos acontecem um após o outro, seguindo a lógica do tempo. Podemos dizer que esse é o tempo do relógio, que segue a lógica passado-presente-futuro.

*Tempo psicológico – os fatos seguem a lógica da memória do narrador ou de um personagem, ou seja, passado, presente e futuro podem ocorrer ao mesmo tempo. O tempo psicológico reflete o interior da personagem, suas lembranças, angústias, medos e desejos.

¨ Enredo – é como acontece a narrativa, ou seja, como os fatos vão acontecendo na história.  

Podemos dividir o enredo nas seguintes partes:

¨ Situação inicial: as primeiras ações dos personagens. 

¨ Desenvolvimento das ações: ainda está tudo na normalidade, os personagens dão continuidade a suas ações. 

¨ Conflito: é o momento em que surge um problema novo que cria uma ruptura, uma quebra da situação inicial. Esse problema vai crescendo na continuidade da  história até alcançar o clímax;

¨ Clímax: o problema atinge o ápice (ponto mais alto) e tem que ser resolvido;

¨ Desfecho: o que acontece com as personagens depois do clímax. O desfecho nem sempre é um final feliz.


¨ Narrador – quem faz a narrativa. Narrador observador – apenas conta os fatos, observa os acontecimentos, podendo ser onisciente ou neutro. Narrador personagem – é ao mesmo tempo narrador e personagem da narrativa, ou seja, conta e faz parte da história que está contando.

 

PARTE 3 – TEXTO PARA LEITURA


O TEXTO ABAIXO É SÓ PARA LER. EM BREVE, VOCÊ RECEBERÁ UM FORMULÁRIO COM PERGUNTAS SOBRE ELE!

O PIÃO E A BOLA

Um pião e uma bola estavam numa gaveta. O pião, então, disse para a bola:

— Por que a gente não namora, já que vivemos na mesma gaveta?

Mas a bola, que era toda recoberta de couro marroquino colorido e se considerava uma dama muito refinada, nem sequer respondeu à pergunta. No dia seguinte, o menino que era dono dos brinquedos abriu a gaveta. Depois de pintar o pião de vermelho e dourado, cravou-lhe um prego de latão bem no meio, e o resultado foi maravilhoso!

— Olhe para mim — o pião falou para a bola — O que você me diz agora? Vamos namorar? Nós formamos um belo par, você pulando e eu dançando. Não existiria um casal mais feliz!

— Isso é o que você acha! — a bola respondeu — Você ainda não entendeu que meus pais eram chinelos marroquinos e que eu tenho cortiça dentro de mim!

— Tudo bem, mas eu sou de mogno! — o pião rebateu.

— Até que você fala muito bem, para alguém de sua espécie, mas não posso fazer nada — disse a bola — Estou praticamente comprometida com um pardal. Mas prometo que nunca me esquecerei de você.

— Bom, isso já é um grande consolo — pensou o pião.

No outro dia, a bola foi embora. O pião ficou olhando, quando ela voou como um passarinho e sumiu de vista. Mas logo ela desceu de novo e, ao bater no chão, deu um salto e sumiu novamente. Isso se repetiu várias vezes até que, na nona vez, a bola sumiu mesmo e não desceu mais.

— Eu sei onde ela está — suspirou o pião — está no ninho do pardal e, na certa, se casou com ele.

Quanto mais pensava na bola, mais o pião a amava. O fato de não ter conseguido conquistá-la só aumentava seu amor. E o pião dançava, zumbindo, mas sempre pensando na bola, que, em seus pensamentos, era cada vez mais linda. E dessa maneira se passaram muitos anos, e a bola se tornou um amor antigo.

Um dia, no entanto, ele se viu todo pintado de dourado. Nunca esteve tão bonito e saltava e zumbia. Era fantástico! De repente, contudo, ele pulou muito alto e desapareceu. As pessoas da casa o procuraram por toda parte, mas não o acharam.

Ele tinha ido parar dentro da lata de lixo, onde topou com todo tipo de resto. E pelo canto do olho espiou para um talho de repolho e para alguma coisa redonda, muito esquisita, que parecia uma maçã podre. Mas não era maçã; era a bola velha, que tinha passado muitos anos na calha e agora estava encharcada.

— Até que enfim apareceu alguém com quem se pode conversar — a bola falou — Sabe, eu sou de couro marroquino, mãos virginais me costuraram, apesar de você não imaginar isso quando me vê. Eu ia me casar com um pardal, mas caí na calha e lá fiquei me encharcando de água.

O pião não abriu a boca. Pensava em seu amor antigo e, quanto mais ouvia a bola falar, mais claramente entendia que ela era a sua amada. Foi então que a empregada o achou no lixo, e levou-o novamente para dentro de casa. Todos ficaram felizes. E o pião nunca mais mencionou seu velho caso de amor.

Essas coisas acontecem quando a amada passa cinco anos na calha, encharcando-se de água. Na verdade a gente nem a reconhece — ou não quer reconhecer — quando a encontra na lata de lixo.

(Conto de Hans Christian Andersen adaptado por Maria Ganem para o site Ciência Hoje das Crianças )

 


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