ATIVIDADE-06 A 13 DE JULHO-2020


ATIVIDADES DE QUARENTENA- ATIVIDADE 3 – 06 a 13 de julho de 2020-

8º ano-prof. ª Andrea Fusco

LEIA OS TEXTOS COM ATENÇÃO!

COLOQUE O CABEÇALHO COM A DATA DA ATIVIDADE E COPIE AS PERGUNTAS EM SEU CADERNO.

PARA VER MELHOR AS IMAGENS É SÓ CLICAR SOBRE ELAS.


TEXTO 1º

 

1.    Como você deve ter notado, o texto é um anúncio publicitário. Sobre isso, responda:

a)   Qual o objetivo desse anúncio?

b)  Qual o público alvo (interlocutor desejado) para esse anúncio?

c)   Quem é o anunciante (locutor)?

d)  Que fato da realidade deu origem a esse anúncio?

 

2.   Leia o texto com atenção e explique o motivo do uso dos seguintes recursos multimodais:

a)   Cor azul

b)  Laço

c)   Bigode

 

3.   O slogan “vergonha é não se cuidar” é uma resposta a um sentimento comum entre os homens ao tratarem do câncer de próstata. Que vergonha seria essa?

TEXTO 2


1.    Qual o produto anunciado no texto 2?

2.   Que características do produto estão valorizadas no anúncio?

3.   A que tipo de interlocutor esse anúncio se destina? Ou seja: qual é o público alvo?

4.   Para entender o anúncio acima, é preciso entender a relação que as palavras big e king estabelecem entre si nesse contexto. Sobre isso, responda:

a)   Big se refere a quê?

b)  King se refere a quê?

5.   Observe os recursos não verbais usados no texto 2. Como a linguagem não verbal completa o sentido da linguagem verbal nesse texto?

6.     A frase “quem nasceu só para ser big nunca vai ser king” dialoga com um conhecido provérbio ou ditado popular que diz assim: “quem nasceu para capacho nunca será tapete persa”. Sobre isso, responda:

a)   Qual o sentido desse ditado popular?

b)  Considerando o texto 2, que produto estaria relacionado a capacho? E que outro produto estaria relacionado a tapete persa?

TEXTO 3



1.    Sobre o texto 3, responda:

a)   Qual o produto anunciado?

b)  Qual o público alvo?

c)   Observe os recursos não verbais usados no texto 3. Como a linguagem não verbal completa o sentido da linguagem verbal nesse texto?

d)  Qual o slogan desse produto?

TEXTO 4



1.    A que gênero textual pertence o texto 4?

2.   A que fato polêmico da atualidade está relacionado o texto 4?

3.   Não é possível entender o texto 4 sem associarmos linguagem verbal e não verbal. Explique como essas linguagens se completam nesse texto. 

4.   Qual a função do personagem que aparece no texto? O que ele está fazendo?

TEXTO 5



1.    O texto 5 é um anúncio publicitário veiculado pela marca de roupas e acessórios Benetton na década de 1980. O slogan da marca na época era “United colors of Benetton”, ou seja, “as cores unidas de Benetton” e, de acordo com seu idealizador, a intenção desse anúncio seria unir cores e etnias diferentes. Entretanto, o anúncio não atingiu esse objetivo, sendo considerado racista e preconceituoso.

a)   Aponte elementos da imagem que justifiquem a acusação de presença de ideologia racista nesse anúncio.

b)   Sem usar a primeira pessoa do singular, escreva um parágrafo apresentando sua opinião sobre esse anúncio.  

PESQUISA

Pesquise e selecione na internet um anúncio publicitário (em imagem ou vídeo) que seja considerado racista por apresentar pessoas negras associadas a condições de inferioridade, miséria, maldade. Em seguida, escreva um pequeno texto analisando o anúncio que você escolheu. Compartilhe o link de seu anúncio com sua professora.




Nenhum comentário:

Postar um comentário