Atividade 1 - As faces da Ciência e da Tecnologia

Ler o texto abaixo e responder as questões no final para discutirmos na aula online:     

As faces da Ciência e da Tecnologia

    Para não tomarmos posições impensadas de supervalorizar ou não os pontos positivos ou negativos dos efeitos e repercussões da ciência e da tecnologia no comportamento humano, é importante que tenhamos claras as diferentes faces que elas assumem nas suas estreitas relações com a vida cotidiana de todos nós. Os aparatos, máquinas ou instrumentos, produtos da atividade científica, não são maus nem bons, nem positivos nem negativos em si mesmos. Nem poderíamos tomar este caráter irracional em tal análise porque estaríamos sendo animistas e inconsequentes, atribuindo a uma construção do próprio ser humano um comportamento que não lhe é pertinente. O que se pode e deve analisar, no entanto, é o uso que se faz destes aparatos, máquinas e processos que, aí sim, pode trazer resultados negativos ou positivos, bons ou maus para a vida humana. É inegável a contribuição que a ciência e a tecnologia trouxeram nos últimos anos. Porém, apesar desta constatação, não podemos confiar excessivamente nelas, tornando-nos cegos pelos confortos que seus aparatos e dispositivos técnicos nos proporcionam cotidianamente. Isso pode ser um resultado perigoso porque, nesta anestesia que o deslumbramento da modernidade tecnológica nos oferece, podemos nos esquecer que a ciência e a tecnologia incorporam questões sociais, éticas e políticas. É importante ter sempre presente que nem tudo que se pode fazer tecnicamente, deve-se fazer moralmente. Estas preocupações, estas relações e as diferentes interpretações que criamos no tocante aos verdadeiros fins da tecnologia e o seu caráter neutro, que muitos lhes querem atribuir no sentido de afastá-las das questões de ordem social e política, têm sérias repercussões na forma como os conhecimentos são construídos nas escolas. (...) Os choques provocados por muitas novidades e acontecimentos relacionados à tecnologia podem ajudar a compreender o que se passa na sociedade atual. Avião a jato, forno de microondas, tomografia computadorizada, clonagem, internet, microcirurgia a laser, cateterismo, celulares e Smartphones, Pentium, etc. (...)Mas a sua contemporaneidade com a nossa vida particular é que deve majorar o seu impacto, elevando a sua importância relativa. Sugestão para encarar as novas tecnologias e trabalhar os seus impactos sem medos e sem ufanismos: cautela, uma boa dose de reflexão de suas vantagens e limitações, e acima de tudo uma contextualização das suas implicações. Se a revolução industrial causa problemas até hoje sentidos — poluição, degradação ambiental, acumulação de capital, exploração de trabalho humano —, ela também permite confortos dos quais ninguém quer abdicar — medicamento, televisão, carro, telefone, geladeira. Se a imprensa desempregou os monges copistas, ela também permite hoje que cada aluno tenha o seu livro, que todos possam ler jornais diariamente e que se montem bibliotecas em cada cidade ou em cada escola.


Copiar e responder as questões no seu caderno:

1. Os produtos da atividade científica são bons ou ruins? O que deve ser levado em consideração?

2. Apesar da enorme contribuição que a Ciência e a Tecnologia trouxeram nos últimos anos, devemos confiar cegamente nelas? Por quê?

3. O que devemos fazer para encarar as novas tecnologias e seus impactos?

4. Segundo o texto, a Ciência e a Tecnologia só trouxeram problemas? Justifique sua resposta. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário