AS REVOLUÇÕES BURGUESAS

OLÁ GALERA, 

Para iniciar nossa reflexão, observem e reflitam sobre a tela: "A Liberdade guiando o Povo" (1830) de Delacroix (o quadro acima). A liberdade, simbolizada pela mulher, carrega numa mão a bandeira da França e na outra, um fuzil. Do seu lado direito, um garoto em trajes muito simples está portando uma arma. do lado contrário, vemos um homem, também armado, porém bem vestido. Ao fundo se vê um prédio em chamas (a bastilha) e uma multidão insuflada. O chão está repleto de mortos. O semblante das pessoas sugere uma atitude altiva e corajosa.

O século XVIII foi um século de mudanças, guerras e, principalmente, de revoluções. Esses processos, às vezes, "pacíficos" (se é que pode chamar a Revolução Industrial de pacífica), ou outras vezes, violentos, como a Revolução Francesa retratada no quadro de 1830, mudaram, definitivamente, o mundo construído e conhecido dos seres humanos.

Esse conjunto de transformações profundas na sociedade europeia, e americana (acrescente-se aí os processos de independência em diferentes países da América) ficou conhecido como Revoluções Burguesas. Mas, antes de continuar essa reflexão, vamos compreender melhor o que é REVOLUÇÃO. Selecionei, com esse objetivo, um vídeo didático do canal "Pensando História" do Professor Marcos Faber. Confira: 

Esse conjunto de Revoluções alterou, de forma significativa e profunda, as relações sociais, econômicas, políticas, ideológicas e jurídicas das sociedades capitalistas modernas. O Capitalismo, em particular aquele de feição industrial se consolidou na economia; a Burguesia se tornou a nova classe dominante enquanto a nobreza e o clero se viram em segundo plano no mundo moderno e o Estado Moderno que, no passado tornou possível a conquista do mundo pelo poder dos canhões nas caravelas do Novo Mundo vai se aperfeiçoando na forma de democracias modernas instaladas e pensadas de forma ideal pelos filósofos iluministas.

REVOLUÇÃO FRANCESA

Há quem diga que ela é a "mãe das revoluções". A mais importante das Revoluções surgiu, e se desenvolveu na França à partir de 1789. A própria divisão tradicional da História considera o ano de 1789 como um divisor na história da humanidade. É como se a História dos homens e das mulheres pudesse ser separada em "antes" da Revolução Francesa e "depois" da Revolução Francesa. Ou seja, antes de 1789 é História Moderna, depois... já é História Contemporânea. Essa divisão é hoje questionada pela historiografia, mas de qualquer forma, isso demonstra como a Revolução Francesa ocupa lugar central na pesquisa histórica.

A Revolução Francesa foi período de intensa agitação política e social na França que teve um impacto duradouro na sua História, bem como na História do ocidente. Esse processo faria desmoronar o Antigo Regime de caráter absolutista, faria ascender a burguesia e ocupar o lugar que até então era preenchido pelos nobres e clérigos, e promoveria uma nova identidade social ao proclamar o advento do indivíduo, do cidadão e do homem livre.

REVOLUÇÃO INGLESA

Ainda antes de eclodir a Revolução na França, 100 anos antes, na Inglaterra, teria ocorrido semelhante processo. As grandes navegações, a reforma protestante e a formação de colônias ao redor do mundo, em especial, na América, onde 13 (treze) colônias bem sucedidas suscitariam novas demandas, impactariam a vida nas ilhas britânicas. 

O processo foi marcado por conflitos entre as casas reais inglesas, e entre elas e o parlamento, e por disputas profundas pelo poder e pelo comércio. A Revolução foi sangrada em 2 (duas)  guerras civis: a Revolução Puritana e a Revolução Gloriosa. Produto desse processo, nasceu a Monarquia Constitucional, paradigma político de uma das formas de organização política mais antigas do mundo.

REVOLUÇÃO INDUSTRIAL 

Outra característica fundamental desse período histórico é a transformação radical no modo de produzir e distribuir mercadorias no mundo criando as bases materiais para o desenvolvimento do Capitalismo Industrial. A introdução das máquinas no processo produtivo, bem como o surgimento de fábricas em substituição das antigas oficinas e manufaturas domésticas modificará profundamente as relações de trabalho e a organização da vida nas sociedades.

A Revolução industrial foi um processo que se iniciou na Inglaterra com o advento da máquina à vapor (criação de James Watt, em 1780) e se expandiu para toda a Europa, América e outros continentes. Outro fator importante a ser considerado é que a Revolução Industrial nunca terminou por que as novas tecnologias e inovações trazem sempre um novo impulso. Daí que a primeira fase, conhecida como 1ª Revolução Industrial, tenha se iniciado em 1780; a 2ª Revolução Industrial, seja a partir de 1860/70, a 3ª possa ser datada no pós-2ª guerra e, hoje já se fale na 4ª fase da Revolução , a Indústria 4.0.

REVOLUÇÃO AMERICANA (OU INDEPENDÊNCIA DOS EUA)  

A independência das 13 (treze) colônias do norte da América que constituíram, mais tarde, o que é hoje os EUA, foi o primeiro processo de libertação colonial desde que as potências europeias implantaram seus negócios no continente. A independência dos EUA foi produto de uma guerra civil sangrenta que dividiu o país ao meio 2 (duas) vezes: a primeira, confrontando os americanos com os ingleses, e depois, os americanos do sul com os americanos do norte. 

Esse processo singular deu início a um conjunto de conflitos e insurreições que promoveria, mais tarde, as independências do Haiti e das colônias espanholas na América latina e do Brasil em 1822. Esses movimentos permitiram a consolidação de elites nacionais e a formação da burguesia e construção do capitalismo no continente.

ILUSTRAÇÃO OU ILUMINISMO

Para entender esse conjunto de transformações, é fundamental investigar as mudanças ocorridas no plano das ideias, do pensamento. Na medida em que a sociedade foi sofrendo modificações em sua forma de produzir, se relacionar e fazer trocas de mercadorias e saberes, surgiram também pensadores (filósofos, cientistas, teóricos) que tentaram entender e prever e/ou projetar o futuro de sua humanidade. esses pensadores são chamados de "iluministas" e serão objeto, também de nossa investigação e reflexão. Assistam a videoaula da Professora Joelza Ester Domingues, do site "Ensinar História":


FORMULÁRIO DE QUESTÕES

Ao terminar sua leitura e análise das videoaulas, clique no formulário (abaixo) e responda às questões propostas. Lembre-se que o formulário será encaminhado uma única vez diretamente para o professor assim que você clicar em “enviar”.

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