Atividade 1 - Ciências 6ºA e 6ºB. 22 de fevereiro.

 


Escola Municipal EM Luiz Jacob.

Atividade nº 1.

Matéria: Ciências.

Prof: Luis.

Série: 6ºA e B



Roteiro de Estudos em Ciências.

Período: 22 à 26 de Fevereiro.

Um olhar para o Universo.

As galáxias.

Se você olhar para o céu em um lugar afastado das luzes das cidades, em uma noite sem luar e sem nuvens ou poluição, poderá observar um grande número de pontos  brilhantes, mesmo sem o auxílio de um binóculo, de uma luneta ou de um telescópio.

Algumas pessoas podem até achar que todos os elementos Luminosos no céu são estrelas, mas na verdade esse conjunto de pontos brilhantes é constituído por vários astros (ou corpos celestes) que formam uma pequena parte da galáxia onde está localizado o nosso planeta, a Terra.

As galáxias são constituídas por vários conjuntos de estrelas, planetas, nuvens de gases, poeira e outros corpos celestes.

A galáxia onde está localizado o planeta Terra é a Via Láctea. Ela é exemplo de uma galáxia espiral porque possui um núcleo e grandes braços espirais formados por estrelas e nuvens de poeira cósmica.

A palavra galáxia (do grego gala = ‘leite’) e a expressão Via Láctea (do latim via lactea = ‘caminho do leite’) estão relacionadas com a semelhança entre a mancha de luz esbranquiçada que vemos no céu e uma mancha de leite.

    Estima-se que no Universo haja bilhões de galáxias, que podem ser caracterizadas por seus formatos como irregulares, elípticas, espirais ou espirais em barra.


Estima-se que existam na Via Láctea entre 100 bilhões e 400 bilhões de estrelas. Uma delas é o Sol, a estrela mais próxima da Terra e responsável pela existência de vida no nosso planeta.

Geralmente as galáxias estão distribuídas em grupos ou conjuntos. A Via Láctea, nossa galáxia, encontra-se em um grupo chamado Grupo Local de Galáxias, que inclui a Galáxia de Andrômeda, a Grande Nuvem de Magalhães e cerca de quarenta galáxias menores.

As estrelas.

Se alguém pedisse a você que desenhasse uma estrela, é provável que o desenho ficasse parecido com um destes:

Na realidade, as estrelas não têm pontas como geralmente são representadas; elas são astros com forma aproximadamente esférica, formados por diversos gases que se encontram a temperaturas muito altas. as estrelas são os maiores astros existentes no universo e liberam luz e calor. como tem luz própria elas são classificadas como astros luminosos.

Olhando para o céu, podemos perceber que existem estrelas com tamanhos e cores diferentes. O brilho de uma estrela depende de seu tamanho e da temperatura em sua superfície. A luminosidade que observamos também depende da distância em que a estrela se encontra da Terra. As estrelas azuis e brancas são as mais jovens e quentes. As alaranjadas e as vermelhas são mais velhas e menos quentes. 

Planetas e satélites naturais. 

Planetas não têm luz própria, ao contrário das estrelas. Eles só brilham porque refletem a luz de uma estrela próxima. Por esse motivo um planeta é considerado um astro iluminado.

Alguns planetas têm satélites naturais, como a lua, que é o satélite natural da Terra. Satélites naturais também são astros iluminados, que orbitam em torno dos planetas, porém tem tamanho menor. 

Meteoroides, meteoros e meteoritos.

Os meteoróides são corpos sólidos formados principalmente por fragmentos de asteroides ou planetas desintegrados.Seu tamanho pode variar desde milímetros até quilômetros de diâmetro.

Quando um meteoroide vindo do espaço penetra na atmosfera terrestre com grande velocidade, ele se aquece muito devido ao atrito com o ar. A parte externa do meteoroide torna-se incandescente e é volatizada, emitindo luz e calor, e deixando um rastro luminoso no céu. Esse fenômeno luminoso é chamado meteoro e é conhecido como “estrela cadente”. A maioria dos meteoroides é muito pequena e se volatiliza totalmente antes de chegar à superfície terrestre. Quando parte do meteroide consegue atravessar toda a atmosfera e chocar-se contra a superfície terrestre, nós o chamamos de meteorito.

Agora, acesse o google forms e responda as questões.

Link do google forms:

6ºA: https://forms.gle/wVMxM6avAXHQy9bP6

6º B: https://forms.gle/CjzmXpGVFS68Ggpy8

Para os alunos que não têm acesso a internet as questões estão escritas abaixo. 

Questões:

1. O que é uma galáxia? Qual é o nome da galáxia na qual está localizado o planeta Terra?

2. Diferencie estrelas e planetas.

3. Como definimos e diferenciamos meteoro e meteorito?

Referências: Companhia das ciências, 6º ano: ensino fundamental, anos finais/Usberco… [et al.] -- 5. ed. -- São Paulo: Saraiva, 2018.

Habilidades: (EF06CI14)


Qualquer dúvida entre em contato com o Prof Luis: (17) 9 9709-8372


Nenhum comentário:

Postar um comentário