Atividade 1º de Agosto.



ESCOLA MUNICIPAL LUIZ JACOB

Atividade nº 1 Matemática – Agosto/2020

Prof. Luís Henrique Libório.

NOTA

Nome:

N.º:

Série:

Data:

 

ROTEIRO DE ESTUDOS EM MATEMÁTICA

PERÍODO DE: 03 a 10 de Agosto.

Retomando as habilidades do 1º bimestre.

IMPORTANTE

Breve explicação para auxiliar na resolução das atividades.

Para realizar a leitura de números decimais lemos a parte inteira seguida da parte decimal, acompanhada das palavras.

Décimos: quando houver uma casa decimal; Ex: 0,1 lê-se um décimo.

Centésimos: quando houver duas casas decimais; Ex: 0,31 lê-se trinta e um centésimos.

Milésimo: quando houver três casas decimais; Ex: 0,003 lê-se três milésimos.

Décimos de milésimos: quando houver quatro casas decimais; Ex: 0,0001 lê-se um décimo de milésimo.

 

Atividade 1.

 

Numa fábrica de pirulitos há a seguinte faixa:



           PIRULITOS DE BAIXA CALORIA. 

(colorido) ESTE COM APENAS 0,005g DE AÇÚCAR. 
(rosa)  ESTE COM APENAS 0,011g DE AÇÚCAR.


Como se lê os valores que representam as quantidades de açúcares de cada pirulito?

 

Em qual pirulito vai mais açúcar? Explique.


Atividade 2.

 

Num treino de fórmula 1, os registros dos tempos mínimos para completar uma volta deveriam ser feitos em segundos, décimos, centésimos, e milésimos de segundos para cada piloto. Porém, o computador entrou em colapso e apresentou, na tabela abaixo, esses valores apenas na forma de número decimal e não fez a ordem classificativa. Agora, precisa-se de sua ajuda: Ordene os números decimais da tabela para que seja possível verificarmos quais os melhores tempos e seus respectivos pilotos.



 Atividade 3.

Em um jogo de corrida na casa de Isabel, seus colegas Ana, Michael e João resolveram anotar, a cada rodada, suas pontuações individuais e também a soma de todas as pontuações, Ao finalizarem todas as rodadas do jogo, decidiram fazer um lanche, quando, sem querer, Ana derramou seu suco em cima da tabela, deixando-a da seguinte forma:

 


Ana conseguiu lembrar que fez 25 pontos a mais que Isabel na terceira rodada e Michael lembrou que fez 10 pontos a mais que João no total. Como esses colegas poderiam fazer para descobrir quem fez mais pontos ao todo?

 

(IMPORTANTE). Ao finalizar as atividades entrar neste link para enviar suas respostas.: https://forms.gle/jfqw8S8AvjqZUA8w9.

 

Critérios quantitativos: valor da atividade (3,0)

 

Critérios qualitativos: (EF06MA01) Identificar, comparar, ordenar, números naturais e números racionais cuja representação decimal é finita, dizendo quais são, fazendo uso da reta numérica, para localizar os números.

(EF06MA02) Reconhecer o sistema de numeração decimal como fruto de um processo histórico, percebendo semelhanças e diferenças com outros sistemas de numeração, de modo a sistematizar suas principais características (base, valor posicional e função do zero), utilizando, inclusive, a composição e decomposição de números naturais e números racionais em sua representação decimal.

(EF06MA03) Solucionar e propor problemas que envolvam cálculos (mentais ou escritos, exatos ou aproximados) com números naturais, por meio de estratégias pessoais, com compreensão dos processos neles envolvidos com e sem uso de calculadora.

QUAISQUER DÚVIDAS, NÃO ESQUEÇA DE ME PERGUNTAR!

BONS ESTUDOS!



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