HISTÓRIA - UM PONTO DE PARTIDA

Olá, Galera. 

Você se lembra de mim? EU sou o @HG, o Professor-Robô de História, assistente do Professor Celso Barreiro. Estou de volta para propor uma memorização das matérias de História e Geografia que você aprendeu no passado. Para começar, preparei uma revisão de História. Acompanhe:

Como você sabe, desde 2020 - tivemos que lidar com a chegada de um novo vírus no reino dos computadores e tivemos de ficar escondidos nos computadores e aparelhos celulares. Isso aconteceu por que cuidado com sua própria saúde, com a família e com os idosos desde os tempos da pandemia se tornou muito importante. Nessa época, a da pandemia, o professor Celso e Eu (@HG) até participamos de um programa de TV. Assista a videoaula de História (link abaixo) e depois leia o texto dessa página:

VIDEOAULA: REVISÃO DE CONCEITOS HISTÓRICOS

Hoje sabemos que não é somente quem vive na cidade que está preocupado com esse vírus que está colocando a nossa vida de cabeça para baixo. O povo indígena que vive lá nas aldeias da Amazônia, os mais antigos habitantes dessas terras,  também teve de "se virar nos 30" para se proteger. Teve até um fotografo indígena que postou uma foto nas redes sociais para chamar atenção para a necessidade de cuidado na aldeia. Veja só...

Esse fotógrafo indígena, Genilson Guajajara, escreveu um artigo falando que o vírus é um novo inimigo que age silenciosamente de forma devastadora nos povos originários”,

“O povo Guajajara e outros povos originários do Brasil lutam pela sua sobrevivência desde 1500, quando os portugueses invadiram nossos territórios. Hoje somos ameaçados por outros grupos como madeireiros, garimpeiros, fazendeiros e políticos ruralistas que tentam tirar os direitos dos nossos povos.  Mas agora, nossa história e conhecimentos estão ainda mais ameaçados pelo Coronavírus, um novo inimigo que age silenciosamente mas de forma devastadora nos povos originários. (Genilson Guajajara é fotógrafo e vive na Terra Indígena Rio Pindaré, no Maranhão. Fonte: Agência Pública, 20/05/2020)

1) CONCEITOS HISTÓRICOS

Você se lembra de alguns conceitos históricos que aprendemos no ano passado? Veja a síntese que preparamos para você:

a) ATITUDE HISTORIADORA

Atitude historiadora é uma postura diante dos fatos que obedece a critérios estabelecidos pelo historiador. As 3 (três) atitudes historiadoras básicas são, segundo Gilberto Cotrim (o autor do livro de história da escola): 1) Formar cidadãos; 2) Interpretar as fontes históricas e 3) Preservar memórias. Em Rio Preto, no contexto da pandemia, acrescentamos o CUIDADO com a Natureza, consigo próprio, com a família e com a comunidade/cidade (com ênfase para o cuidado com os idosos)

b) MÉTODO DE INVESTIGAÇÃO

A História no contexto escolar é/deve ser apresentada como uma ciência social que ajuda o estudante a ler e compreender o mundo em que vive. Como toda ciência possui um método próprio de pesquisa, investigação e interpretação da realidade social. O método é uma ferramenta (teórica) que disciplina o olhar do historiador no exercício de seu ofício.

c) FONTE HISTÓRICA

As fontes históricas são os rastros deixados pelo homem ao longo do tempo e que possibilitam a construção de sínteses explicativas da realidade. existem diferentes tipos de fontes: Documentos Escritos, Testemunhos (Fontes Orais), Registros Visuais, Vestígios Arqueológicos e/ou Fósseis, Objetos da Cultura Material, Monumentos Artísticos e Arquitetônicos e Patrimônio Imaterial.

d) TRANSFORMAÇÕES E PERMANÊNCIAS

O historiador busca, ao interpretar as fontes, as diferenças e semelhanças, mudanças e continuidades, enfim as transformações e permanências que ocorreram ao longo do tempo. É importante entender que o historiador não estuda o passado, em si, e por si próprio. 

O Historiador estuda as transformações e permanências para entender a sociedade em que vive e ler o mundo do qual faz parte.

e) TEMPO HISTÓRICO

O historiador é um cientista social e precisa de se situar no tempo e no espaço em que vive para entender sua própria vida e a realidade em que está inserido. por razões didáticas, o historiador utiliza um recorte com base no tempo social e histórico enquanto o geógrafo analisa da perspectiva do espaço natural e/ou construído pelo homem. 

Para fixar esses conceitos, vamos rever o debate que fizemos em sala de aula relendo uma apresentação de slides utilizada no ano passado:

CONCEITOS HISTÓRICOS 

2) EXERCÍCIO DE INTERPRETAÇÃO

Agora que você relembrou alguns conceitos aprendidos, vamos fazer um exercício de interpretação de 2 (duas) fontes históricas: A fotografia e o trecho selecionado do artigo do fotógrafo indígena Genilson Guajajara.

A) A IMAGEM (FOTOGRÁFICA)

A fotografia postada acima é do fotógrafo Genilson Guajajara, foi postada na agência de notícias Pública em maio de 2020. Essas informações constam na legenda da foto.
1) Do ponto de vista do historiador, essa imagem e/ou fotografia se constitui como um "Registro ou Fonte VISUAL". É importante para o historiador checar se a fonte vem acrescida de outras informações como legendas explicativas e os créditos que localizam a autoria da fonte; 
2) Os índios, em especial os que vivem nas aldeias e tem consciência de sua descendência tribal tem o costume de utilizar o nome de seu povo indígena como sobrenome e/ou nome público. Portanto, seu nome significa que ele "faz parte da aldeia Guajajara". Os Guajajara são um povo indígena que vive na região do rio Pindaré no Maranhão;
3) Observe que a folha que a índia segura, própria da flora da Amazônia onde se situa a aldeia, foi propositalmente colocada sobre o rosto para construir uma "metáfora visual" que ilustra a questão do uso de máscaras na época da pandemia também nas aldeias afastadas. 

Assista uma videoaula da Professora Andréa sobre metáfora que explica o que é uma metáfora visual: 


4) Daqui há alguns anos, quando essa fase de pandemia estiver distante da vida das pessoas, será necessário que a imagem possua informações adicionais da história desses tempos marcados pela pandemia para que sua mensagem fique compreensível. O trabalho do historiador é, nesse caso, interpretar a foto para que essa memória não se perca e seja compreendida em seu contexto.

B) O ARTIGO DE JORNAL

“O povo Guajajara e outros povos originários do Brasil lutam pela sua sobrevivência desde 1500, quando os portugueses invadiram nossos territórios. Hoje somos ameaçados por outros grupos como madeireiros, garimpeiros, fazendeiros e políticos ruralistas que tentam tirar os direitos dos nossos povos.  Mas agora, nossa história e conhecimentos estão ainda mais ameaçados pelo Coronavírus, um novo inimigo que age silenciosamente mas de forma devastadora nos povos originários. (Genilson Guajajara é fotógrafo e vive na Terra Indígena Rio Pindaré, no Maranhão. Fonte: Agência Pública, 20/05/2020)

1) Do ponto de vista do historiador, esse artigo de jornal pode ser classificado como "Documento Escrito". Os documentos escritos são o principal tipo de fonte histórica utilizada pelo historiador devido à grande precisão, ainda que sujeita à interpretação, desse tipo de linguagem;
2) Os indígenas são conhecido como "povos originários" por que sua presença na América, como vimos no ano passado, data do início do Holoceno há mais de 12 mil anos. daí "originário" porque sua presença remonta às origens da humanidade no continente;
3) O texto chama atenção para a permanência de situações que ameaçam a vida dos povos indígenas. Ora, essa ameaça pode ser observada atualmente pela ação "dos garimpeiros, madeireiros, pecuaristas..."  E, no passado, pela ação dos conquistadores "há mais de 500 anos";
4) A pandemia do Coronavírus atingiu os povos indígenas de forma ainda mais agressiva do que as populações urbanas do país devido as condições precárias dos servos de saúde, a dificuldade de sobrevivência em condições de isolamento e ao atraso da ajuda governamental prometida. Portanto, apesar da pandemia atingir esses povos de forma semelhante ao que acontece na cidade, há diferenças significativas que precisam ser observadas. 

FORMULÁRIO DE QUESTÕES

Ao terminar sua leitura e análise do filme, clique no formulário (abaixo) e responda às questões propostas. Lembre-se que o formulário será encaminhado, uma única vez, diretamente para o professor assim que você clicar em “enviar”.

ATIVIDADE 1: REVISÃO DE CONCEITOS HISTÓRICOS

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