Olá, Galera.
Você se lembra de mim? EU sou o @HG, o Professor-Robô de História, assistente do Professor Celso Barreiro. Estou de volta para propor uma memorização das matérias de História e Geografia que você aprendeu no passado. Para começar, preparei uma revisão de História. Acompanhe:
Como você sabe, desde 2020 - tivemos que lidar com a chegada de um novo vírus no reino dos computadores e tivemos de ficar escondidos nos computadores e aparelhos celulares. Isso aconteceu por que o cuidado com sua própria saúde, com a família e com os idosos desde os tempos da pandemia se tornou muito importante. Nessa época, a da pandemia, o professor Celso e Eu (@HG) até participamos de um programa de TV. Assista a videoaula de História (link abaixo) e depois leia o texto dessa página:
VIDEOAULA: REVISÃO DE CONCEITOS HISTÓRICOS
Hoje sabemos que não é somente quem vive na cidade que está preocupado com esse vírus que está colocando a nossa vida de cabeça para baixo. O povo indígena que vive lá nas aldeias da Amazônia, os mais antigos habitantes dessas terras, também teve de "se virar nos 30" para se proteger. Teve até um fotografo indígena que postou uma foto nas redes sociais para chamar atenção para a necessidade de cuidado na aldeia. Veja só...
Esse fotógrafo indígena, Genilson Guajajara, escreveu um artigo falando que o vírus é um novo inimigo que age silenciosamente de forma devastadora nos povos originários”,
“O povo Guajajara e outros povos originários do Brasil lutam pela sua sobrevivência desde 1500, quando os portugueses invadiram nossos territórios. Hoje somos ameaçados por outros grupos como madeireiros, garimpeiros, fazendeiros e políticos ruralistas que tentam tirar os direitos dos nossos povos. Mas agora, nossa história e conhecimentos estão ainda mais ameaçados pelo Coronavírus, um novo inimigo que age silenciosamente mas de forma devastadora nos povos originários. (Genilson Guajajara é fotógrafo e vive na Terra Indígena Rio Pindaré, no Maranhão. Fonte: Agência Pública, 20/05/2020)
1) CONCEITOS HISTÓRICOS
Você se lembra de alguns conceitos históricos que aprendemos no ano passado? Veja a síntese que preparamos para você:
a) ATITUDE HISTORIADORA
Atitude historiadora é uma postura diante dos fatos que obedece a critérios estabelecidos pelo historiador. As 3 (três) atitudes historiadoras básicas são, segundo Gilberto Cotrim (o autor do livro de história da escola): 1) Formar cidadãos; 2) Interpretar as fontes históricas e 3) Preservar memórias. Em Rio Preto, no contexto da pandemia, acrescentamos o CUIDADO com a Natureza, consigo próprio, com a família e com a comunidade/cidade (com ênfase para o cuidado com os idosos)
b) MÉTODO DE INVESTIGAÇÃO
A História no contexto escolar é/deve ser apresentada como uma ciência social que ajuda o estudante a ler e compreender o mundo em que vive. Como toda ciência possui um método próprio de pesquisa, investigação e interpretação da realidade social. O método é uma ferramenta (teórica) que disciplina o olhar do historiador no exercício de seu ofício.
c) FONTE HISTÓRICA
As fontes históricas são os rastros deixados pelo homem ao longo do tempo e que possibilitam a construção de sínteses explicativas da realidade. existem diferentes tipos de fontes: Documentos Escritos, Testemunhos (Fontes Orais), Registros Visuais, Vestígios Arqueológicos e/ou Fósseis, Objetos da Cultura Material, Monumentos Artísticos e Arquitetônicos e Patrimônio Imaterial.
d) TRANSFORMAÇÕES E PERMANÊNCIAS
O historiador busca, ao interpretar as fontes, as diferenças e semelhanças, mudanças e continuidades, enfim as transformações e permanências que ocorreram ao longo do tempo. É importante entender que o historiador não estuda o passado, em si, e por si próprio.
O Historiador estuda as transformações e permanências para entender a sociedade em que vive e ler o mundo do qual faz parte.
e) TEMPO HISTÓRICO
O historiador é um cientista social e precisa de se situar no tempo e no espaço em que vive para entender sua própria vida e a realidade em que está inserido. por razões didáticas, o historiador utiliza um recorte com base no tempo social e histórico enquanto o geógrafo analisa da perspectiva do espaço natural e/ou construído pelo homem.
Para fixar esses conceitos, vamos rever o debate que fizemos em sala de aula relendo uma apresentação de slides utilizada no ano passado:
2) EXERCÍCIO DE INTERPRETAÇÃO
Agora que você relembrou alguns conceitos aprendidos, vamos fazer um exercício de interpretação de 2 (duas) fontes históricas: A fotografia e o trecho selecionado do artigo do fotógrafo indígena Genilson Guajajara.
A) A IMAGEM (FOTOGRÁFICA)
“O povo Guajajara e outros povos originários do Brasil lutam pela sua sobrevivência desde 1500, quando os portugueses invadiram nossos territórios. Hoje somos ameaçados por outros grupos como madeireiros, garimpeiros, fazendeiros e políticos ruralistas que tentam tirar os direitos dos nossos povos. Mas agora, nossa história e conhecimentos estão ainda mais ameaçados pelo Coronavírus, um novo inimigo que age silenciosamente mas de forma devastadora nos povos originários. (Genilson Guajajara é fotógrafo e vive na Terra Indígena Rio Pindaré, no Maranhão. Fonte: Agência Pública, 20/05/2020)
FORMULÁRIO DE QUESTÕES
Ao terminar sua leitura e análise do filme, clique no formulário (abaixo) e responda às questões propostas. Lembre-se que o formulário será encaminhado, uma única vez, diretamente para o professor assim que você clicar em “enviar”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário