6ºANO A
3º BIMESTRE - GOLFE
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES A SEREM
CONTEMPLADAS
Praticar exercícios físicos que
solicitem diferentes capacidades físicas.
Perceber e interpretar as sensações
corporais provocadas pela prática de exercícios físicos.
Experimentar e reconhecer esportes
de precisão.
Experimentar esportes de outras
culturas.
Repudiar situações de injustiças e
preconceito, que se apresentarem no contexto das práticas corporais
vivenciadas.
Identificar os elementos
constitutivos e as principais regras da modalidade.
PROCESSO HISTÓRICO
A palavra golfe tem origem inglês golf,
que por sua vez provém do alemão kolbe,
significando taco. Considerado um esporte de elite por muitas pessoas, sua real
origem é bastante discutida, sendo que a mais aceita é a sua criação pelos
escoceses que já o praticavam por volta de 1400. Em 1457, o parlamento escocês,
por ordem do rei Jaime II da Escócia, proibia a prática do golfe
por considerá-lo um divertimento que afetava os interesses do país.
Alguns historiadores tentam atribuir
aos ingleses a
criação deste esporte. Outras origens são conhecidas, um antigo jogo romano
chamado Paganica (o jogo dos camponeses), era praticado nos séculos
XVII, XVIII e início do XIX, com uma bola de pele
ou couro cheia
de penas e
com uma vara curva, lembrando bastante o golfe.
É geralmente considerado um
desporto burguês, cuja prática é das classes mais abastadas e
socialmente privilegiadas, mas que vem sendo difundido e socialemnte praticado
por inúmeras pessoas de várias classes sociais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário