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ESCOLA MUNICIPAL LUIZ JACOB Atividade nº 2 Matemática – Junho/2020 Prof. Luís Henrique Libório. |
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ROTEIRO DE ESTUDOS EM MATEMÁTICA
PERÍODO DE: 01/07 A 15/07/2020
Continuação do roteiro de estudos da apostila SP FAZ ESCOLA.
Situação de aprendizagem 3 – Realizar atividade 1 e 2. Páginas 24 e 25.
Atividade 1.
A primeira atividade da situação de aprendizagem é a de uma situação problema que deve ser solucionada por vocês. Lembrando que segundo o próprio texto “Na compra de um pacote com 24 garrafas, ganhava-se um pacote com 6. ”
As perguntas que devem ser respondidas são as seguintes: Quantos pacotes ele ganhou nessa promoção? Quantas garrafas de suco no total ele levou para a lanchonete?
Ainda na atividade 1 da situação de aprendizagem 3 temos questões relacionadas ao um clube e os conjuntos de mesas. É importante descrever como você solucionou o problema. Em seguida pede-se que façam situações problemas e troque com colegas para solucionar, é importante que vocês não troquem nenhum tipo de papel com seus colegas, estamos em uma pandemia, e o vírus ficar em papéis, e a troca destes poderiam infectar outras crianças. Sugiro que criem situações problemas, no entanto esperem para quando as aulas presenciais voltarem para que possamos realizar esta atividade.
Aula do Programa EducAção 19 -2 de junho de 2020 com explicações das atividades acima citadas.
https://www.youtube.com/watch?v=B5Ihlq4avqA&list=PL9B0Y73N1XlopAQpSAe-SH9lTvpCQt5dt&index=19
Atividade 2.
Aqui iniciaremos as atividades de expressões numéricas. Reescrevi como na apostila do SP faz escola do professor algumas regras para relembrar e auxilia-los na solução do problema.
Regra 1 - Para resolver uma expressão numérica, é preciso seguir as regras de resolução das operações: primeiro a multiplicação ou a divisão, na ordem que aparecem e depois a adição ou a subtração, também na ordem que aparecem
Regra 2 - Nas expressões numéricas que aparecem os sinais de associação, resolve-se primeiro os parênteses ( ), em seguida os colchetes [ ] e por último as chaves { }.
Abaixo deixei dois exemplos de expressões para auxiliar vocês
Lembrando que quando sobrar apenas um número dentro dos parênteses, colchetes ou chaves, elimine essas marcações.
Exemplo nº1
[(18 + 3 × 2) ÷ 8 + 5 ×3] ÷ 6
[(18 + 3 × 2) ÷ 8 + 5 ×3] ÷
[(18 + 6) ÷ 8 + 5 ×3] ÷ 6
[(24) ÷ 8 + 5 ×3] ÷ 6
[24 ÷ 8 + 5 ×3] ÷ 6
[3 + 15] ÷ 6
[18] ÷ 6
18 ÷ 6
3
Assim, [(18 + 3 × 2) ÷ 8 + 5 ×3] ÷ 6 = 3
Exemplo nº 2.
28 – (3×3) + 1
28 – (9) + 1
28 – 9 + 1
19 + 1
20
Assim, 28 – (3×3) + 1 = 20.
Situação de aprendizagem 4 – Realizar atividade 1. Páginas 26 e 27.
O fluxograma é um tipo de diagrama gráfico que tem como função apresentar as etapas de um processo de forma resumida. Leia atentamente as orientações e solucione apenas a atividade 1.
Critérios quantitativos: valor da atividade (6,0)
Critérios qualitativos: (EF06MA03). Solucionar e propor problemas que envolvam cálculos (mentais ou escritos, exatos ou aproximados) com números naturais, por meio de estratégias pessoais, com compreensão dos processos neles envolvidos com e sem uso de calculadora.
(EF06MA14). Reconhecer que a relação de igualdade matemática não se altera ao adicionar, subtrair, multiplicar ou dividir os seus dois membros por um mesmo número e utilizar essa noção para determinar valores desconhecidos na resolução de problemas.
(EF06MA04B). Ler e interpretar um fluxograma, reconhecendo seus benefícios para a compreensão de um dado contexto.
(EF06MA04A). Reconhecer um fluxograma a partir da sua estrutura e de seus elementos.
QUAISQUER DÚVIDAS, NÃO ESQUEÇA DE ME PERGUNTAR!
BONS ESTUDOS!
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