ATIVIDADES DE QUARENTENA- ATIVIDADE 5 – 22 de julho a 05
de agosto de 2020-
8º ano-prof. ª Andrea Fusco
Copie todas as perguntas em seu caderno.
Coloque no cabeçalho a data e o nome da atividade.
Bons estudos!
1. Os textos publicitários, normalmente, fazem uso dos
seguintes recursos verbais e não verbais: slogans,
jingles, presença de “celebridades”,
apelo erótico, recursos gráficos de todos os tipos ( como negrito, itálico, fontes de tamanhos e
tipos diferentes), interatividade com o
consumidor por meio de objetos criativos e códigos QR. Assim sendo, analise os textos 1 e 2 e explique quais dos recursos citados acima
estão sendo usados nesses anúncios.
TEXTO
1: JUST DO IT
TEXTO
3
Cervejaria tira rótulo de produção depois de
acusação de racismo
Fotografia de mulher escravizada
foi usada na divulgação da cerveja "Cafuza", da Cervejaria Dogma.
Por G1
26/06/2020
18h00
A Cervejaria Dogma, de São Paulo, anunciou nesta sexta-feira (26) que tirou de
circulação um de seus rótulos de cerveja preta que usava a imagem de uma mulher
escravizada na divulgação.
A fotografia da mulher negra e de cabelos
crespos foi feita pelo alemão Albert Henschel, nos anos 1860. O fotógrafo ficou
conhecido por fazer retratos de pessoas de origem africana, escravizadas ou
livres, ao mesmo estilo estético e altivez dos senhores do século XIX.
A imagem, que está em domínio público, foi
usada pela cervejaria como ilustração do rótulo da cerveja "Cafuza".
A empresa dizia que a "Cafuza Imperial India Black Ale reflete a
miscigenação brasileira em sua receita, assim como os cafuzos resultaram da
mistura entre índios e negros, nossa cerveja nasce da mistura entre uma
Imperial India Pale Ale com maltes escuros de uma Stout".
A controvérsia foi apontada pela artista
Marina Amaral, no Twitter. Ela fez, recentemente, uma colorização digital da
imagem e percebeu o problema quando encontrou a mesma fotografia no rótulo da
cerveja.
"Pois é, alguém achou que seria uma
boa ideia transformar o rosto dessa mulher escravizada, violentada, explorada e
subjugada em imagem ilustrativa de lata de cerveja", disse.
A reportagem do G1 não
encontrou a cerveja disponível para venda pela internet. Todos os links com
anúncio do rótulo estavam indisponíveis. Com a repercussão do caso, a
Cervejaria Dogma emitiu nota também nas redes sociais, dizendo que
"lamenta profundamente pelo uso da figura de uma mulher escrava".
"Tendo entendido que erramos, a
cerveja foi retirada de circulação imediatamente. Também estamos elaborando
estratégias para entender como podemos aprender e colaborar oferecendo espaço
de voz sobre o tema", diz o texto.
Krespinha
Outro caso
recente de marketing acusado de racismo foi a esponja
inox para limpeza pesada chamada de "Krespinha", que a
fabricante brasileira de produtos de limpeza Bombril retirou do
catálogo de produtos de sua página na internet na semana passada.
Nas redes sociais, a marca foi confrontada
pela associação aos cabelos crespos, e levou a empresa a ficar entre os tópicos
mais comentados do dia.
Internautas lembram ainda que, na década de
1950, a publicidade de uma esponja de aço com o mesmo nome trazia a imagem de
uma criança negra.
(Disponível
em https://g1.globo.com/economia/noticia/2020/06/26/cervejaria-tira-rotulo-de-producao-depois-de-acusacao-de-racismo.ghtml
Acesso em 20 de julho de 2020)
1. Sobre o texto 3, responda:
a)
De acordo com o texto, a cerveja Cafuza foi tirada de circulação. Qual o
significado dessa palavra?
b)
Qual a justificativa dada no texto pelo fabricante
para justificar o nome Cafuza?
c)
Por que motivo a cerveja Cafuza foi tirada de circulação?
d)
Que tipo de produto recebeu o nome de Krespinha?
e)
O que levou a empresa Bombril a trocar o nome Krespinha?
f)
Nomes, fotografias, imagens e vídeos de uma
campanha publicitária podem estimular atitudes racistas na sociedade?
Justifique sua resposta com pelo menos um argumento bem desenvolvido.
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