ATIVIDADE- 22 DE JULHO A 05 DE AGOSTO DE 2020

ATIVIDADES DE QUARENTENA- ATIVIDADE 5 – 22 de julho a 05 de agosto de 2020-

8º ano-prof. ª Andrea Fusco

Copie todas as perguntas em seu caderno.

Coloque no cabeçalho a data e o nome da atividade.

Bons estudos!



1. Os textos publicitários, normalmente, fazem uso dos seguintes recursos verbais e não verbais: slogans, jingles, presença de “celebridades”, apelo erótico, recursos gráficos de todos os tipos  ( como negrito, itálico, fontes de tamanhos e tipos diferentes),  interatividade com o consumidor por meio de objetos criativos e códigos QR.  Assim sendo, analise os textos  1 e 2 e explique quais dos recursos citados acima estão sendo usados nesses anúncios.

TEXTO 1: JUST DO IT


 TEXTO 2: HUMOR


TEXTO 3

Cervejaria tira rótulo de produção depois de acusação de racismo

Fotografia de mulher escravizada foi usada na divulgação da cerveja "Cafuza", da Cervejaria Dogma.

Por G1

26/06/2020 18h00  

A Cervejaria Dogma, de São Paulo, anunciou nesta sexta-feira (26) que tirou de circulação um de seus rótulos de cerveja preta que usava a imagem de uma mulher escravizada na divulgação.

A fotografia da mulher negra e de cabelos crespos foi feita pelo alemão Albert Henschel, nos anos 1860. O fotógrafo ficou conhecido por fazer retratos de pessoas de origem africana, escravizadas ou livres, ao mesmo estilo estético e altivez dos senhores do século XIX.

A imagem, que está em domínio público, foi usada pela cervejaria como ilustração do rótulo da cerveja "Cafuza". A empresa dizia que a "Cafuza Imperial India Black Ale reflete a miscigenação brasileira em sua receita, assim como os cafuzos resultaram da mistura entre índios e negros, nossa cerveja nasce da mistura entre uma Imperial India Pale Ale com maltes escuros de uma Stout".

A controvérsia foi apontada pela artista Marina Amaral, no Twitter. Ela fez, recentemente, uma colorização digital da imagem e percebeu o problema quando encontrou a mesma fotografia no rótulo da cerveja.

"Pois é, alguém achou que seria uma boa ideia transformar o rosto dessa mulher escravizada, violentada, explorada e subjugada em imagem ilustrativa de lata de cerveja", disse.

A reportagem do G1 não encontrou a cerveja disponível para venda pela internet. Todos os links com anúncio do rótulo estavam indisponíveis. Com a repercussão do caso, a Cervejaria Dogma emitiu nota também nas redes sociais, dizendo que "lamenta profundamente pelo uso da figura de uma mulher escrava".

"Tendo entendido que erramos, a cerveja foi retirada de circulação imediatamente. Também estamos elaborando estratégias para entender como podemos aprender e colaborar oferecendo espaço de voz sobre o tema", diz o texto.

Krespinha

Outro caso recente de marketing acusado de racismo foi a esponja inox para limpeza pesada chamada de "Krespinha", que a fabricante brasileira de produtos de limpeza Bombril retirou do catálogo de produtos de sua página na internet na semana passada.

Nas redes sociais, a marca foi confrontada pela associação aos cabelos crespos, e levou a empresa a ficar entre os tópicos mais comentados do dia.

Internautas lembram ainda que, na década de 1950, a publicidade de uma esponja de aço com o mesmo nome trazia a imagem de uma criança negra.

(Disponível em https://g1.globo.com/economia/noticia/2020/06/26/cervejaria-tira-rotulo-de-producao-depois-de-acusacao-de-racismo.ghtml Acesso em 20 de julho de 2020)

1. Sobre o texto 3, responda:

a)    De acordo com o texto, a cerveja Cafuza foi tirada de circulação. Qual o significado dessa palavra?

b)   Qual a justificativa dada no texto pelo fabricante para justificar o nome Cafuza?

c)    Por que motivo a cerveja Cafuza foi tirada de circulação?

d)   Que tipo de produto recebeu o nome de Krespinha?

e)   O que levou a empresa Bombril a trocar o nome Krespinha?

f)    Nomes, fotografias, imagens e vídeos de uma campanha publicitária podem estimular atitudes racistas na sociedade? Justifique sua resposta com pelo menos um argumento bem desenvolvido. 



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