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ESCOLA MUNICIPAL LUIZ JACOB Atividade nº 2 Matemática – Junho/2020 Prof. Luís Henrique Libório. |
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ROTEIRO DE ESTUDOS EM MATEMÁTICA
PERÍODO DE: 01/07 A
15/07/2020
Continuação do roteiro
de estudos da apostila SP FAZ ESCOLA.
Situação de
aprendizagem 4 – Realizar atividade 2, 3, 4 e 5. Páginas 27 a 29.
Atividade 2 – Múltiplos de um número
natural.
Dica
para resolução da atividade 2.
A sequência
dos múltiplos de um número natural pode ser representada por um conjunto. Por
exemplo, a sequência dos múltiplos do número 2, chamamos de M (2) e escrevemos:
M (2) = {0, 2, 4, 6, 8, 10, 12, 14, 16, 18, 20, ...}
Para a
sequência dos múltiplos comuns entre 2 e 3, escrevemos: M (2,3) = {0, 6, 12, 18, 24, ...}
O Mínimo
Múltiplo Comum (mmc) de dois ou mais números naturais é o menor múltiplo comum
a esses números que é diferente de zero. Assim, mmc (2, 3) = 6
Questões.
2.1-Que cálculos a Professora Carmem fez para obter os números da sequência?
2.2 Por que o número 15 não aparece na sequência dos múltiplos do número de chamada de Ana?
2.3- Observe as sequências dos múltiplos do número
de chamada de Ana e de Amélia. Quais números se repetem nas duas sequências?
Dentre os números que se repetem, qual é o menor? Comente.
2.4-
Encontre os múltiplos comuns dos números: a) 3 e 4 b) 4 e 8 c) 3, 6 e 9
2.5-
Qual é o mínimo múltiplo comum entre os números: a) 3 e 4 b) 4 e 8 c) 3, 6 e 9
Atividade 3 – Divisores de um número
natural.
3.1-
A primeira a responder foi Amélia, número 3 da lista. Ela respondeu que seu
número era divisor de 26. Sua resposta estava correta?
3.2-
Célia, número 13 da chamada, disse que seu número era divisor de 26. Está
correto?
Atividade 4 – Critérios de
divisibilidade.
Encontre os divisores dos números 12, 14, 15 e 20, em seguida
verifique se há divisores comuns. Quais critérios de divisibilidade em cada
caso?
4. 1 – Quando um número é divisível por 2? E por 3? E por 5?
Atividade 5 - Números primos e compostos.
5.1- No dia 6, quais opções de embalagem a fábrica tem para
que não sobre nenhuma peça sem embalar? Indique o tamanho das embalagens.
5.2- Em quais dias a empresa tem somente uma opção para embalar? Qual é o tamanho dessa embalagem?
5.3- Em todos os dias será possível embalar as peças sem que sobre nenhuma? Explique.
5.4- Em quais dias a empresa utilizará embalagens dos tamanhos 5 e 10? Explique.
Critérios quantitativos: valor da atividade (4,0)
Critérios
qualitativos: (EF06MA05)
Classificar números naturais em primos e compostos, estabelecer relações entre
números, expressas pelos termos “é múltiplo de”, “é divisor de”, “é fator de”,
e estabelecer, por meio de investigações, critérios de divisibilidade por 2, 3,
4, 5, 6, 8, 9, 10, 100 e 1000.
(EF06MA06)
Resolver e elaborar situações-problema que envolvam as ideias de múltiplo e de
divisor, reconhecendo os números primos, múltiplos e divisores.
QUAISQUER DÚVIDAS, NÃO ESQUEÇA DE ME PERGUNTAR!
BONS ESTUDOS!
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