Atividade 3 - 23/07/2020 Matemática.


ESCOLA MUNICIPAL LUIZ JACOB

Atividade nº 2 Matemática – Junho/2020

Prof. Luís Henrique Libório.

NOTA

Nome:

N.º:

Série:

Data:

 

ROTEIRO DE ESTUDOS EM MATEMÁTICA

PERÍODO DE: 01/07 A 15/07/2020

 

Continuação do roteiro de estudos da apostila SP FAZ ESCOLA.

Situação de aprendizagem 4 – Realizar atividade 2, 3, 4 e 5. Páginas 27 a 29.

Atividade 2 – Múltiplos de um número natural.

            Dica para resolução da atividade 2.

A sequência dos múltiplos de um número natural pode ser representada por um conjunto. Por exemplo, a sequência dos múltiplos do número 2, chamamos de M (2) e escrevemos: M (2) = {0, 2, 4, 6, 8, 10, 12, 14, 16, 18, 20, ...}

Para a sequência dos múltiplos comuns entre 2 e 3, escrevemos:  M (2,3) = {0, 6, 12, 18, 24, ...}

O Mínimo Múltiplo Comum (mmc) de dois ou mais números naturais é o menor múltiplo comum a esses números que é diferente de zero. Assim, mmc (2, 3) = 6

Questões.

2.1-Que cálculos a Professora Carmem fez para obter os números da sequência?

2.2 Por que o número 15 não aparece na sequência dos múltiplos do número de chamada de Ana?

2.3- Observe as sequências dos múltiplos do número de chamada de Ana e de Amélia. Quais números se repetem nas duas sequências? Dentre os números que se repetem, qual é o menor? Comente.

2.4- Encontre os múltiplos comuns dos números: a) 3 e 4 b) 4 e 8 c) 3, 6 e 9

 

2.5- Qual é o mínimo múltiplo comum entre os números: a) 3 e 4 b) 4 e 8 c) 3, 6 e 9

 

Atividade 3 – Divisores de um número natural.

 

3.1- A primeira a responder foi Amélia, número 3 da lista. Ela respondeu que seu número era divisor de 26. Sua resposta estava correta?

 

3.2- Célia, número 13 da chamada, disse que seu número era divisor de 26. Está correto?

 

Atividade 4 – Critérios de divisibilidade.

Encontre os divisores dos números 12, 14, 15 e 20, em seguida verifique se há divisores comuns. Quais critérios de divisibilidade em cada caso?

4. 1 – Quando um número é divisível por 2? E por 3? E por 5?


Atividade 5 -  Números primos e compostos.

5.1- No dia 6, quais opções de embalagem a fábrica tem para que não sobre nenhuma peça sem embalar? Indique o tamanho das embalagens.

5.2- Em quais dias a empresa tem somente uma opção para embalar? Qual é o tamanho dessa embalagem?

5.3- Em todos os dias será possível embalar as peças sem que sobre nenhuma? Explique.

5.4- Em quais dias a empresa utilizará embalagens dos tamanhos 5 e 10? Explique.

 

Critérios quantitativos: valor da atividade (4,0)

Critérios qualitativos: (EF06MA05) Classificar números naturais em primos e compostos, estabelecer relações entre números, expressas pelos termos “é múltiplo de”, “é divisor de”, “é fator de”, e estabelecer, por meio de investigações, critérios de divisibilidade por 2, 3, 4, 5, 6, 8, 9, 10, 100 e 1000.

(EF06MA06) Resolver e elaborar situações-problema que envolvam as ideias de múltiplo e de divisor, reconhecendo os números primos, múltiplos e divisores.

QUAISQUER DÚVIDAS, NÃO ESQUEÇA DE ME PERGUNTAR!

BONS ESTUDOS!


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