Roteiro de Estudos em Ciências.
Período: 08 à 12 de Março.
Continuação.
As cidades sustentáveis são aquelas que adotam uma série de práticas eficientes voltadas à melhoria da qualidade de vida da população, ao desenvolvimento econômico e à preservação do meio ambiente. Ainda não é possível encontrar uma cidade que seja totalmente sustentável, mesmo nos países mais desenvolvidos, mas muitas já praticam ações sustentáveis em diversas áreas.
O conceito de desenvolvimento sustentável foi proposto pela ONU na Conferência Rio-92 sobre Ambiente e Desenvolvimento, que elaborou os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Após mais de vinte anos, em 2015, foi apresentada a Agenda Pós-2015, composta por dezessete novos objetivos para promover mudanças rumo à sustentabilidade no mundo até o ano de 2030.
Entre esses objetivos, o item 11 apresenta o que se relaciona diretamente às cidades: "Tornar as cidades e os assentamentos humanos inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis ".
Mas o que significa isso?
Significa promover mudanças, principalmente nos países mais pobres, para garantir o acesso de todos à habitação segura, inclusiva, sustentável, adequada e a preço acessível aos serviços básicos de água, esgoto e saneamento. Uma ação importante nesse sentido, por exemplo, é a urbanização das comunidades.
Além disso, o descarte correto dos resíduos sólidos é requisito fundamental para a promoção de uma cidade sustentável.
Os meios de transporte nas cidades.
Em relação aos meios de transporte, os ODS visam a diminuição do tráfego de carros, priorizando e melhorando o transporte público. A utilização de fontes de energia limpa, como biocombustível ou eletricidade, é também uma providência importante para a construção de uma cidade sustentável.
Essas ações buscam melhorar a qualidade do ar, diminuindo as emissões de gases do efeito estufa e contribuindo para o combate ao aquecimento global. A redução da emissão de gases poluentes na atmosfera pode também amenizar a incidência da população. Além disso, são incentivadas as ações de planejamento para o uso de meios de transportes não poluentes como as bicicletas.
Exemplos de prática sustentável.
As cidades sustentáveis buscam estabelecer algumas orientações, como incentivo à participação social, com diálogo transparente entre governo e sociedade; planejamento eficiente da gestão urbana; aprimoramento dos serviços urbanos; gestão dos recursos hídricos e de ações para projetos ambientais; conciliação do desenvolvimento econômico com a gestão ambiental; fortalecimento de parques e áreas verdes.
Todas essas práticas são voltadas para a melhoria da qualidade de vida da população. As cidades de Curitiba e Londrina (PR) e Extrema (MG) destacam-se por terem iniciativas sustentáveis.
O consumo consciente.
A produção de lixo nos centros urbanos é um dos grandes problemas socioambientais e tem relação direta com o consumo crescente, principalmente, de produtos supérfluos.
Para viver, utilizamos recursos naturais, como água, minérios, energia, seres vivos animais e vegetais, entre outros. Mas a forma como fazemos isso pode gerar impactos negativos no meio ambiente e na qualidade de vida. Para diminuir esses efeitos no ambiente, precisamos praticar o consumo consciente, que consiste em tomar melhores decisões: por que comprar, o que comprar, de quem comprar, a maneira de usar e como descartar o que não serve mais - ou seja, pensar nos aspectos sociais e ecológicos do consumo.
Leia as questões abaixo e responda no google forms.
Agora, acesse o google forms e responda as questões.
Link do google forms: https://forms.gle/3CZrhbDJJ9WDN14f6
Questões:
1. Observe a imagem
Trata-se de um conjunto habitacional entregue aos moradores sem arborização das ruas. Os jardins e quintais de cada uma das casas também não possuem vegetação.
Quais argumentos você utilizaria para convencer os administradores a plantar árvores e os moradores a cultivar áreas verdes, como hortas e jardins, em suas casas?
Quais orientações você daria para plantio de árvores nas calçadas?
2. O quadro abaixo mostra dois tipo de cidade que diferem em relação aos meios de transporte e à presença de áreas verdes.
Qual das duas cidades se aproxima mais de uma cidade sustentável? Apresente três razões para isso.
Referências: Companhia das ciências, 9º ano: ensino fundamental, anos finais/Usberco… [et al.] -- 5. ed. -- São Paulo: Saraiva, 2018.
Habilidades: (EF09CI13)
Qualquer dúvida entre em contato com o Prof Luis: (17) 9 9709-8372
Nenhum comentário:
Postar um comentário