Atividade 3 - cien6.

 


Escola Municipal EM Luiz Jacob.

Atividade nº 2.

Matéria: Ciências.

Prof: Luis.

Série: 6ºA e B



Roteiro de Estudos em Ciências.

Período: 08 à 12 de Fevereiro.

Continuação.

Concepção do Universo.

Uma das características mais importantes da espécie humana sempre foi a capacidade de observar os fenômenos que ocorrem na natureza e tentar compreendê-los. É muito provável que inicialmente a atenção de nossos antepassados tenha se voltado para o Sol e seu movimento diário, atraído pelas variações dos períodos de claridade (dia) e escuridão (noite). Também devem ter percebido a interferência do Sol na variação de temperatura quando exposto à sua luz ou quando situados em locais sombrios, e que ao longo de certo período de tempo alternavam-se épocas mais frias e mais quentes.

Segundo muitos historiadores, só após um longo tempo de observação, tendo o Sol como referência, foi que nossos antepassados começaram a concentrar suas observações também na Lua, na sua aparência, em eclipses e em cometas, além de outros astros e fenômenos visíveis a olho nu.

Em um passado não muito distante, o ser humano percebeu que podia se basear na posição das estrelas e de demais astros para se orientar em viagens terrestres e marítimas. Deduziu que a ocorrência de vários fenômenos celestes periódicos, isto é, que ocorriam com certa regularidade, possibilitando marcar ou medir a passagem do tempo, estabelecendo assim os primeiros calendários, tão necessários ao controle das atividades, particularmente as agrícolas. 

Registros históricos indicam que por volta de 3000 a.C. algumas civilizações já teriam maneiras de marcar o tempo e registrar o que observavam do céu, construindo observatórios conhecidos como “monumentos megalíticos”. Esses de maneira adequada para que se pudesse marcar a posição de certos astros, principalmente do Sol e da Lua, em determinadas épocas.

O mais famoso desses observatórios pré-históricos é o Stonehenge, na Inglaterra. Nele, o alinhamento de grandes blocos de rocha em círculos concêntricos indica com bastante precisão os pontos de nascer e do acaso do Sol e da Lua, em diferentes épocas do ano, bem como de estrelas brilhantes.

Figura 1: Monumento megalítico de Stonehenge.

Os gregos herdaram dos assírios, dos egípcios e dos babilônios muito do conhecimento da “astronomia da época”. Segundo Heródoto, geógrafo e historiador grego que viveu no século V a.C., os gregos teriam adquirido dos babilônios os conhecimentos da esfera celeste, do gnômon e das doze partes do dia. Ainda segundo a História, foram os gregos que desenvolveram (associados aos conhecimentos astronômicos da época) conhecimentos geométricos, estabelecendo importantes relações entre ângulos, triângulos e círculos.


Agora, acesse o google forms e responda as questões.

Link do google forms:

6ºA e 6ºB: https://forms.gle/8hpbRvmAcnw2dDtv5

Para os alunos que não têm acesso a internet as questões estão escritas abaixo. 

Questões:

1. Qual a importância da constelação do Cruzeiro do Sul para a localização geográfica no nosso planeta? 

2. Além das prováveis funções religiosas, os monumentos megalíticos eram também utilizados para outras finalidades. A respeito deles, responda: Que outras funções desempenhava?

Referências: Companhia das ciências, 6º ano: ensino fundamental, anos finais/Usberco… [et al.] -- 5. ed. -- São Paulo: Saraiva, 2018.


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