ATIVIDADE 3: REGIONALIZAÇÕES DA ÁFRICA


OLÁ GALERA,

Continuando nosso estudo, hoje veremos as diferentes regionalizações criadas para facilitar o estudo da Geografia Africana. Mas, afinal, o que são regiões? Vejamos: 

Regiões geográficas são áreas delimitadas de acordo com determinados critérios (econômicos, culturais, políticos, ambientais, históricos, etc.)  e particularidades que as diferenciam entre si e com outras.

Para entender melhor essa discussão, assista a pequena videoalula explicativa da Professora Elisee Scamaral (UFGO):

O QUE SÃO REGIÕES GEOGRÁFICAS

Observaremos que o continente africano possui duas regionalizações que foram realizadas a partir de diferentes critérios. A primeira delas consiste na divisão em duas grandes regiões, a saber:

       REGIONALIZAÇÃO 1: ÁFRICA DO NORTE X ÁFRICA SUBSAARIANA

·         África do Norte (que recebe outras denominações, como África Islâmica, África Mediterrânea e África Setentrional): Banhada pelo Mar Mediterrâneo ao norte e limitada pelo Deserto do Saara ao sul, a primeira delas se aproxima do Oriente Médio no que diz respeito às características da sua população (étnicas e culturais) e econômicas.

·         África Subsaariana: A África Subsaariana consiste na maior parcela do continente, reunindo 47 países. É uma região marcada, de um lado, pela diversidade cultural e religiosa e, por outro, pela condição de pobreza e profundos problemas socioeconômicos.



REGIONALIZAÇÃO 2: REGIÕES GEOPOLÍTICAS

Outra regionalização do continente africano é feita pela Organização das Nações Unidas (ONU) e divide o território em cinco grandes regiões:

·         África Setentrional (do Norte);

·         África Ocidental;

·         África Central;

·         África Oriental;

·         África Meridional.


ÁFRICA SETENTRIONAL

·         Composta por sete países: Saara Ocidental; Marrocos; Argélia; Tunísia; Líbia; Egito; Sudão.

·         É banhada pelo Oceano Atlântico e pelos mares Mediterrâneo e Vermelho. Limita-se ao sul com o Deserto do Saara.

·         Dois tipos climáticos são predominantes: mediterrâneo e desértico. É marcada pela presença de planaltos, e é onde se situa o Deserto do Saara. Ao noroeste se encontra a Cadeia do Atlas, conjunto de montanhas que se estende pelos territórios do Marrocos, Argélia e Tunísia.

·         Ainda nessa área, a vegetação varia de mediterrânea nas porções costeiras a desértica. É na África Setentrional, mais precisamente no Egito, onde se encontra o delta do Rio Nilo, maior do mundo. 


ÁFRICA OCIDENTAL

·         A região da África Ocidental é formada por 16 países africanos e pela Ilha de Santa Helena, território ultramarino britânico.

·         É banhada pelo Oceano Atlântico e, ao norte, limita-se pelo Deserto do Saara. Por conta disso, há ocorrência dos climas desértico e semiárido, transformando-se à medida que se caminha para as áreas mais ao sul, onde os climas passam do tropical ao equatorial no Golfo da Guiné. Paralelamente, a vegetação faz sua transição de desértica, estepes e savanas até florestas equatoriais. A região abriga o rio Níger, que deságua no Golfo da Guiné e é considerado o terceiro maior do continente. 


ÁFRICA CENTRAL

·         Região formada por nove países, dentre os quais República Centro-Africana, República Democrática do Congo, Chade e Angola. O Chade tem a maior parte do seu território no Deserto do Saara, o que contribui para o predomínio dos climas árido e semiárido e vegetação desértica e de savana ao sul do país. Nas outras áreas, há ocorrência dos climas equatorial, tropical e semiárido na faixa litorânea da Angola.

·         Quanto à vegetação, observa-se a presença de florestas equatoriais e tropicais, com destaque para a floresta do Congo, e savanas. Corre, nessa região, o segundo maior rio da África, o Rio Congo. 


ÁFRICA ORIENTAL

·         Maior região do continente, a África Oriental é formada por 18 países africanos, dentre eles Etiópia, Quênia, Madagascar, Somália e Tanzânia. As Ilhas Reunião também compõem a região, em um departamento da França. A Somalilândia é um Estado não reconhecido internacionalmente e integra, igualmente, a África Oriental, sendo parte da Somália.

·         Fica na África Oriental a área conhecida como Chifre da África, no nordeste do continente. É uma região marcada por conflitos constantes e profunda crise humanitária.

·         Quanto às suas características fisiográficas, possui relevo acidentado, marcado pela presença do Vale do Rift e atividades vulcânicas. Banhada pelo Oceano Índico, o clima predominante é o tropical, sendo as savanas, florestas e estepes as formações vegetais observadas na região. 


ÁFRICA MERIDIONAL

·         A África Meridional é a menor das regiões do continente, sendo composta pelos seguintes países: África do Sul; Botsuana; Eswatini; Lesoto; Namíbia.

·         É banhada pelos oceanos Índico e Atlântico. Na costa deste, a leste, localiza-se o deserto da Namíbia, que se estende para o sul da Angola. Outro deserto se faz presente na região, o Kalahari, que domina boa parte da Namíbia, Botsuana e África do Sul.

·         Em função das extensas áreas desérticas, os climas predominantes são árido e semiárido, com uma pequena mancha de clima mediterrâneo no extremo sul da África Meridional. A vegetação é de savana em sua maioria, com a ocorrência de vegetação mediterrânea onde o clima é propício. 

PAÍSES INSULARES E TERRITÓRIOS NÃO-OFICIAIS

·      O continente africano possui seis países insulares: Ilhas de Cabo Verde, Comores, Madagascar, Ilhas Maurício, São Tomé e Príncipe e Seichelles.

·  Alguns territórios da África não são oficializados como Estados: Somalilândia, Mayotte, Azauade, Cabinda, Ogoniland, Barotseland e República Árabe Saharaui Democrática.



FORMULÁRIO DE QUESTÕES

Ao terminar sua leitura e análise do filme, clique no formulário (abaixo) e responda às questões propostas. Lembre-se que o formulário será encaminhado, uma única vez, diretamente para o professor assim que você clicar em “enviar”.

ATIVIDADE 3: REGIONALIZAÇÕES DA ÁFRICA

Nenhum comentário:

Postar um comentário