ATIVIDADE 4- 22 A 27 DE JULHO-2020

ATIVIDADES DE QUARENTENA- ATIVIDADE 4 – 22 a 27 de julho de 2020

9º ano- prof. ª Andrea Fusco

COPIE A PROPOSTA DE PRODUÇÃO TEXTUAL EM SEU CADERNO.

Coloque no cabeçalho a data e o nome da atividade.Bons estudos! J

Leia todos os textos a seguir e assista ao vídeo. 

ATENÇÃO: a proposta de produção textual com tema e a forma como deve ser feito o texto está no final, depois dos textos para leitura e melhor compreensão do tema.


TEXTO 1: PARA LEITURA




TEXTO 2: PARA LEITURA

Influenciadoras digitais criam conselho para a profissão nos Estados Unidos

Associação comercial sem fins lucrativos quer legitimar a importância da profissão e dinamizar o setor do marketing por influência


13/07/2020 12:00,ATUALIZADO 13/07/2020 15:55

 

Os influenciadores digitais deram um passo importante pelo reconhecimento da profissão. No dia 30 de junho, foi inaugurado o primeiro conselho para influencers nos Estados Unidos, o American Influencer Council. A associação comercial sem fins lucrativos é uma iniciativa de Qianna Smith Bruneteau e um grupo de influenciadoras. A ideia é legitimar e dinamizar a indústria de Instagrammers, TikTokers, blogueiros, podcasters e outros profissionais criativos dos EUA. Com isso, o grupo busca o crescimento e a viabilidade do setor, além de mostrar sua importância.

Os EUA ganharam a primeira associação comercial de influenciadores digitais. Da direita para a esquerda: presidente (chairwoman) Chriselle Lim, co-vice presidente Aliza Licht, co-vice presidente Brittany Xavier, Chrissy Rutherford, Rocky Barnes e Danielle Bernstein. Embaixo: Pierre, Nicolette Mason, Serena Goh, Kat Irlin, Patrick Janelle e Blair Breitenstein

A associação pretende legitimar a importância da profissão de influenciador digital, incluindo Instagrammers, TikTokers, YouTubers, blogueiros, podcasters, fotógrafos, ilustradores, personalidades on-line, criativos e líderes de pensamento de conteúdo personalizado.

O objetivo principal é desenvolver soluções de mercado a partir do ponto de vista de um criador de marketing de conteúdo

Entre as ações a serem tomadas, o AIC promete lobby político e mentoria para novos criadores de conteúdo.

Importância dos influenciadores digitais

Na avaliação do AIC, os influenciadores de alcance variável não recebem o reconhecimento que merecem enquanto pequenas empresas. Muitos deles lançam suas próprias linhas de produtos e comandam empreendimentos inovadores no ramo digital. Dessa forma, geram empregos e ainda estimulam a economia local.

“Esses empreendedores de mídias digitais estão incentivando a criatividade, as histórias e o sucesso por trás da indústria de marketing de influência, projetada para atingir US$ 15 bilhões até 2022”, defendeu Qianna Smith Bruneteau, fundadora do American Influencer Council e vencedora de prêmios relacionados a mídias sociais.

Colaborou Hebert Madeira

(Disponível em https://www.metropoles.com/colunas-blogs/ilca-maria-estevao/influenciadoras-digitais-criam-conselho-para-a-profissao-nos-estados-unidos#:~:text=No%20dia%2030%20de%20junho,e%20um%20grupo%20de%20influenciadoras. Acesso em 14 de julho de 2020 Com adaptações)

TEXTO 3

Gabriela Pugliesi perde mais de 100 mil seguidores após festa na quarentena

Influencer causou revolta na web após vídeos com amigos em casa em meio à pandemia do novo coronavírus

2 min de leitura

  • REDAÇÃO QUEM,
  • DO HOME OFFICE

27 ABR 2020 - 08H16  

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Gabriela Pugliesi perdeu mais de 100 mil seguidores após causar polêmica por fazer uma festa em sua casa durante a quarentena, recomendada por causa da pandemia do novo coronavírus. A influencer, que tinha 4,5 milhões de seguidores, agora está com 4,4 milhões  -- e o número segue diminuindo. Além disso, ela já perdeu pelo menos dez contratos com marcas que divulgava em suas redes sociais, na área de moda, beleza e saúde.

No Twitter, uma das empresas que tinha parceria com Pugliesi se pronunciou: "Não incentivamos atitudes que possam colocar a saúde de qualquer pessoa em risco, assim, estamos suspendendo todas as ações que tínhamos programadas com a influenciadora e adiantamos que esse é nosso posicionamento em qualquer outra situação similar".

Pugliesi chegou a fazer um vídeo pedindo desculpas por sua atitude. A festa teria sido para dar boas-vindas à Mari Gonzalez, que foi eliminada do BBB 20 essa semana, e teve a presença de Barbara BruncaMari SaadErasmo, marido de Pugliesi e mais.

"Estou extremamente arrependida, estou mal comigo mesma, fui irresponsável, imatura, e mais uma vez quero pedir desculpas. Errei porque não é para juntar gente em casa, porque tem gente passando dificuldade, porque é ofensivo, não ajuda ninguém nesse momento. A quarentena está difícil para mim, mas sei que está muito mais difícil para outras pessoas. E eu que me proponho sempre a falar sobre como a vida pode ser maravilhosa, tenho que ter responsabilidade sobre o que eu falo, sobre o que eu faço, sobre o que eu posto. Então, queria pedir desculpas do fundo do meu coração", declarou ela.

Gabriela foi uma das primeiras famosas infectadas pelo novo coronavírus - o contágio aconteceu na festa de casamento da irmã da influenciadora, onde também se contaminaram Preta Gil e Fernanda Paes Leme. Ela já está curada.

Perda de contratos

Gabriela Pugliesi também não para de perder contratos após a polêmica. Marcas como Desinchá e seu braço, Evolution Coffee, Hope, LBA, Mais Pura, Rappi, Liv Up e Baw se pronunciaram nas redes sociais, avisando que a parceria com a infuencer foi cancelada.

A Kopenhagen e BTG Pactual informaram que tiveram ações pontuais com Pugliesi e não pretendem renovar.

 (Disponível em https://revistaquem.globo.com/QUEM-News/noticia/2020/04/gabriela-pugliesi-perde-mais-de-100-mil-seguidores-apos-festa-na-quarentena.html Acesso em 27 de abril de 2020)

TEXTO 4


Qual a responsabilidade social de um Digital Influencer?

 

Tudo o que é dito na Internet tem certo impacto na vida das pessoas. Os Digital Influencers são a prova disso. Postando em suas redes sociais seu estilo de vida, o que vestem, o que comem, o que bebem, na maioria das vezes, podem parecer bastante perfeitos. Mas na verdade pode não ser bem isso que acontece por trás de suas redes sociais, em sua “vida real”, a qual eles não nos mostram.

O trabalho dos influenciadores digitais é influenciar seus seguidores no estilo de vida, nas opiniões e de certa forma no caráter. Levando isso em conta, há uma responsabilidade no que postam, e com isso, a responsabilidade social deles é entreter sem magoar ou ridicularizar outras pessoas, não ser hipócrita dizendo algo e fazendo o contrário, não enganar seu público de forma nenhuma e, de acordo com pesquisas, mostrar ao seu público ações e como agir com empatia em prol de outras pessoas.

Nenhum influenciador digital tem o direito de fazer seu seguidor correr riscos e ser hipócrita a ponto de dizer: “fique em casa na quarentena”, mas um tempo depois aparecer fazendo uma festa. No ramo de influenciar pensamentos, quando uma pessoa faz algo contra as regras pode, mesmo sem querer, influenciar outras a fazer o mesmo e, nesta pandemia, não podemos arriscar perder tudo que estamos lutando apenas para alguém se divertir. Isso seria insensato e irresponsável. Muitas pessoas confiam no que estão lendo e vendo. Por isso, a pessoa por trás da tela tem, sim, a responsabilidade de não deixar as outras pessoas fazendo algo incorreto.

Estamos todos passando por um momento difícil, que irá entrar para a história. E o dever social de um influenciador digital, que exerce certo “poder” sobre muita gente, é mostrar que isso vai passar e seguir junto a todos as regras que nos foram passadas.  

Texto escrito pela aluna Ellen Rosa Moisés, 9 º ano A

 


Produção textual

Depois de ler os textos motivadores acima e pesquisar um pouco mais sobre o que é ser um digital influencer, você deverá escrever um texto apresentando sua opinião sobre o tema “Um digital influencer é responsável por seus seguidores?”

1.      COMO FAZER?

1. Seu texto deverá ser escrito à caneta azul ou preta em seu caderno de língua portuguesa. Para enviá-lo você deverá fotografá-lo em boas condições de luz.

2.Escreva seu texto em terceira pessoa ou na primeira pessoa do plural. (Observe o texto escrito pela aluna Ellen: em nenhum momento ela usa a primeira pessoa do singular (eu) em frases como “eu acho” e “na minha opinião”).

3. Use norma-padrão, ou seja: português modelo, que segue as regras de ortografia, acentuação, pontuação, concordância.

4. Qual o tamanho do seu texto: no mínimo 250 palavras. (Antes de fotografar seu texto, você deverá numerar as palavras para que possam ser contadas)

5.Não fique presos aos textos que pesquisar: use suas palavras, expresse seu próprio pensamento. Aproveite a oportunidade de escrever e discutir suas ideias com os colegas. Copiar ideias prontas é autoengano e não colabora com o seu desenvolvimento intelectual.

Importante: Não deixe de considerar a matéria da última atividade (sobre as empresas que estão boicotando o Facebook) e as opiniões que compartilhamos nas aulas do Zoom.


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