Atividade 4: Fontes de energia

As fontes de energia são muito importantes na realização das atividades cotidianas e também no desenvolvimento de diversas atividades econômicas, como extração de minerais, fabricação de diversos produtos, transporte e comércio, por exemplo. No decorrer da história, os seres humanos têm procurado variadas formas para obter energia e facilitar a realização das atividades cotidianas: a tração animal para puxar o arado, a madeira para gerar calor, a água para gerar energia elétrica, e assim por diante.

Fontes não renováveis

A partir da segunda metade do século XVIII, com o surgimento da industria, outras fontes de energia passaram a ser utilizadas, principalmente as não renováveis, como os combustíveis fósseis.

Combustíveis fósseis

Os combustíveis fósseis são encontrados no subsolo e formados a partir de um lento processo de decomposição de matéria orgânica (restos de animais e vegetais). Esse processo dura milhões de anos.

Segundo a Agencia Internacional de Energia, em 2017, aproximadamente 75% da energia consumida no mundo tinha como fonte os combustíveis fosseis. Ate 2030 - apesar do crescimento do uso de outras fontes - o petróleo, o carvão mineral e o gás natural ainda serão as principais fontes para produção de energia no mundo. 

O carvão mineral é empregado principalmente na geração de energia elétrica e como fonte de calor para produzir aço. Cerca de 80% das reservas de carvão encontram-se no Hemisfério Norte, principalmente na China, nos Estados Unidos, no Canada, na Russia, na Inglaterra, na Polônia e na Índia.


petróleo é a fonte de energia mais utilizada no mundo, empregada na fabricação de gasolina, óleo diesel, borracha sintética, tintas, fertilizantes, plásticos etc. Por ser um recurso fundamental para a economia mundial, é alvo de constantes disputas internacionais. Algumas guerras aconteceram, entre outros fatores, pelo controle de importantes jazidas, localizadas principalmente no Oriente Médio, região onde estão grandes produtores mundiais de petróleo.


O gás natural é empregado na geração de energia elétrica, como combustível para automóveis, nos altos-fornos das siderúrgicas nos fogões de moradias. As maiores reservas assim como sua produção, estão concentradas em países do Hemisfério Norte, com destaque para Estados Unidos e Rússia, maiores produtores mundiais. 


Energia nuclear


A energia nuclear é obtida a partir de metais radioativos (que emitem radiação) encontrados em certas rochas. O núcleo de cada átomo desses metais armazena grande quantidade de calor e energia, que é liberada quando esse núcleo é quebrado.

O urânio é um dos metais radioativos mais utilizados como combustível nas centrais nucleares, que produzem energia elétrica. A energia nuclear também é usada na saúde, na agricultura e para fins militares, entre outros. As maiores reservas de urânio estão na Austrália, no Cazaquistão e na Rússia.

Fontes renováveis

A utilização dos combustíveis fósseis como fontes de energia tem sido o centro de discussões sobre a degradação ambiental do planeta. No processo de queima desses combustíveis, são lançadas na atmosfera grandes quantidades de gases poluentes, os chama dos gases de efeito estufa (GEES), que, de acordo com vários pesquisadores, causam o aquecimento global. Diante das preocupações com essa questão, institutos de pesquisa, universidades e organizações não governamentais (ONGS), por exemplo, têm pressionado governos e empresas a intensificar ações e programas preventivos, como investimentos em fontes de energia renováveis, que combinem o desenvolvimento econômico com os princípios da sustentabilidade.

As fontes de energia renováveis, também chamadas fontes limpas, causam menores impactos ambientais quando comparadas aos combustíveis fósseis. Conheça alguns exemplos desse tipo de fonte de energia.


A energia eólica é obtida pela movimentação de turbinas pela força do vento. No Brasil, áreas dos estados do Nordeste são as mais favoráveis para a geração de energia eólica.


A energia solar pode ser usada diretamente, ou seja, como energia térmica (calor) para sistemas de aquecimento de água, por exemplo. Também pode ser convertida, por dispositivos, em eletricidade. É considerada por muitos especialistas como a principal fonte de energia do futuro, pois é inesgotável, e os impactos ambientais são reduzidos, comparados a outras fontes.


A energia hidráulica ou hídrica consiste no uso da força da água para a geração de energia. No Brasil, a maior parte da produção de energia elétrica acontece nas usinas hidrelétricas.

Apesar de a produção de energia nas hidrelétricas ser considerada renovável e não poluente, a construção das usinas causa impactos ambientais e sociais, pois ocasiona inundação de grandes áreas, remoção da população local e destruição da fauna e da flora. Geralmente as áreas inundadas perdem grande quantidade de espécies vegetais que, ao serem cobertas pela água, morrem e entram em decomposição, liberando gases para a atmosfera.

Outros exemplos de fontes de energia renováveis são:

• a energia geotérmica, que aproveita o calor existente no interior da Terra,

• a biomassa, proveniente de vegetais (lenha e carvão vegetal) e animais (dejetos e gorduras), • os biocombustíveis, provenientes de produtos agrícolas, como a cana-de-açúcar que é utilizada para a produção de etanol, usado principalmente como combustível de automóveis.

ATIVIDADES:

Observe as cenas e responda no caderno:


1) O que essas cenas têm em comum?

2) Em que situações do dia a dia você utiliza energia elétrica? Como você acha que essa energia é produzida?

3) Que recursos minerais são as principais fontes de energia do mundo atual? Responda em seu caderno.

4) Em seu caderno, onte um quadro sobre as fontes de energia. Cite as fontes que você estudou e registre as vantagens e desvantagens de cada uma. 

Quadro das Fontes de Energia

Exemplos

Vantagens

Desvantagens

Energias  

fósseis

Energias

 renováveis



Nenhum comentário:

Postar um comentário