Atividade 4: “Meu papel no mundo”

 

  • Leitura e interpretação do texto: Família e escola.

  • Reflexão sobre a música “Até quando”, Gabriel O Pensador.

  • Elaboração do texto: Projeto de vida.



Para iniciarmos esta atividade, leia o texto: “Família e Escola”

    Comparados a outros seres, somos um animal frágil: possuímos reduzida força física, não temos muita velocidade de deslocamento, nossa pele é pouco resistente ao clima e agressões, não nadamos bem e não voamos, não resistimos mais do que alguns dias sem água e alimento, nossa infância é muito demorada e temos de ser cuidados por longo tempo.

    Ora, vivemos em um planeta que oferece condições de vida muito especializadas; um animal
como nós não teria chance nas regiões polares, nas desérticas, nas florestas equatoriais, nas de inverno inclemente, nos oceanos, etc. […]

    O que vai nos diferenciar, de fato, é que só o animal humano é capaz de ação transformadora consciente, ou seja, é capaz de agir intencionalmente (e não apenas instintivamente ou por reflexo condicionado) em busca de uma mudança no ambiente que o favoreça.

    Essa ação transformadora consciente é exclusiva do ser humano e a chamamos trabalho ou práxis; é consequência de um agir intencional que tem por finalidade a alteração da realidade de modo a moldá-la às nossas carências e inventar o ambiente humano. […]

    Se o trabalho é o instrumento, qual é o nome do efeito de sua realização? Nós o denominamos Cultura (conjunto dos resultados da ação do humano sobre o mundo por intermédio do trabalho)[…]

    [...] Em suma, o Homem não nasce humano e, sim, torna-se humano na vida social e histórica, no interior da Cultura […]

    [...] Um dos produtos ideais da cultura são os valores por nós criados para o existir humano, pois, quando os inventamos, estruturamos uma hierarquia para as coisas e acontecimentos, de modo a estabelecer uma ordem na qual tudo se localize e encontre seu lugar apropriado […]O principal canal de conservação e inovação dos valores e conhecimentos são as instituições sociais como a família e a Igreja, o mercado profissional, a mídia, a escola etc.[...] ao contrário dos outros seres vivos, nós os humanos, dependemos profundamente de processos educativos para nossa sobrevivência (não carregamos em nosso equipamento genético instruções suficientes para a produção da existência) e, desse prisma, a Educação é instrumento balizar para nós. No entanto, a Educação pode ser compreendida em duas categorias centrais: educação vivencial e espontânea, o “vivendo e aprendendo” (dado que estar vivo é uma contínua situação de ensino/aprendizado), e educação intencional ou propositada, deliberada e organizada em locais predeterminados e com instrumentos específicos (representada pela Escola e, cada vez mais, pela mídia). ”


Texto: “Família e escola” - autor desconhecido


Conforme o texto apresentado, a espécie humana enfrenta muitas dificuldades de adaptação e sobrevivência, mas se serve de sua inteligência para criar maneiras de compensar suas fraquezas.

Considerando sua leitura e reflexão, responda às perguntas abaixo no questionário indicado ao final da atividade:

a) Já nascemos seres sociais? Por quê?

b) Segundo o texto, somos seres frágeis. Por que ele afirma isso?

c) O que nos diferencia dos outros seres vivos?

d) Segundo o texto, qual a importância da educação para o ser humano? Argumente se você está de acordo ou não com o que aborda o texto?



Após lermos o texto vamos ouvir a música “Até quando”, de Gabriel O Pensador, disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=atXuxbc7zZk


Abaixo segue a letra da canção:


Até Quando

Gabriel, o Pensador

Não adianta olhar pro céu

Com muita fé e pouca luta

Levanta aí que você tem muito protesto pra fazer

E muita greve, você pode, você deve, pode crer

Não adianta olhar pro chão

Virar a cara pra não ver

Se liga aí que te botaram numa cruz e só porque Jesus sofreu não quer dizer que você tenha que sofrer!

Até quando você vai ficar usando rédea?!

Rindo da própria tragédia

Até quando você vai ficar usando rédea?!

Pobre, rico ou classe média

Até quando você vai levar cascudo mudo?

Muda, muda essa postura

Até quando você vai ficando mudo?

Muda que o medo é um modo de fazer censura

Até quando você vai levando? (Porrada! Porrada!!)

Até quando vai ficar sem fazer nada?

Até quando você vai levando? (Porrada! Porrada!!)

Até quando vai ser saco de pancada?

Você tenta ser feliz, não vê que é deprimente

O seu filho sem escola, seu velho tá sem dente

Cê tenta ser contente e não vê que é revoltante

Você tá sem emprego e a sua filha tá gestante

Você se faz de surdo, não vê que é absurdo

Você que é inocente foi preso em flagrante!

É tudo flagrante! É tudo flagrante!!

Até quando você vai levando? (Porrada! Porrada!!)

Até quando vai ficar sem fazer nada?

Até quando você vai levando? (Porrada! Porrada!!)

Até quando vai ser saco de pancada?

A polícia

Matou o estudante

Falou que era bandido

Chamou de traficante!

A justiça

Prendeu o pé-rapado

Soltou o deputado

E absolveu os PMs de Vigário!

Até quando você vai levando? (Porrada! Porrada!!)

Até quando vai ficar sem fazer nada?

Até quando você vai levando? (Porrada! Porrada!!)

Até quando vai ser saco de pancada?

A polícia só existe pra manter você na lei

Lei do silêncio, lei do mais fraco

Ou aceita ser um saco de pancada ou vai pro saco

A programação existe pra manter você na frente

Na frente da TV, que é pra te entreter

Que é pra você não ver que o programado é você!

Acordo, não tenho trabalho, procuro trabalho, quero trabalhar

O cara me pede o diploma, não tenho diploma, não pude estudar

E querem que eu seja educado, que eu ande arrumado, que eu saiba falar

Aquilo que o mundo me pede não é o que o mundo me dá

Consigo um emprego, começa o emprego, me mato de tanto ralar

Acordo bem cedo, não tenho sossego nem tempo pra raciocinar

Não peço arrego, mas onde que eu chego se eu fico no mesmo lugar?

Brinquedo que o filho me pede, não tenho dinheiro pra dar!

Escola! Esmola!

Favela, cadeia!

Sem terra, enterra!

Sem renda, se renda! Não! Não!!

Até quando você vai levando? (Porrada! Porrada!!)

Até quando vai ficar sem fazer nada?

Até quando você vai levando? (Porrada! Porrada!!)

Até quando vai ser saco de pancada?

Muda que quando a gente muda o mundo muda com a gente

A gente muda o mundo na mudança da mente

E quando a mente muda a gente anda pra frente

E quando a gente manda ninguém manda na gente!

Na mudança de atitude não há mal que não se mude nem doença sem cura

Na mudança de postura a gente fica mais seguro

Na mudança do presente a gente molda o futuro!

Até quando você vai levando porrada,

Até quando vai ficar sem fazer nada

Até quando você vai ficar de saco de pancada?

Até quando?


    A música: Até quando, de Gabriel O pensador, tem uma letra forte e nos convida a refletir sobre a atuação social e a prática da cidadania, porque a mudança que queremos ver no mundo deve começar pela gente. Se formos capazes de mudar nossos hábitos, nossos valores, nosso olhar para o mundo e para as pessoas, seremos capazes de agir como agentes transformadores de nossa sociedade.

    Após toda a reflexão proposta nessa e nas atividades anteriores, elabore um pequeno texto que contenha suas reflexões sobre seu projeto de vida. Para a construção deste texto você pode considerar as seguintes perguntas:

  1. Quem eu sou hoje e quem eu quero ser no futuro?

  2. Quais são os aspectos do meu presente que precisam ser modificados para que eu alcance o futuro que desejo? Quais aspectos precisam ser mantidos?

  3. Quais valores não abrirei mão para conquistar aquilo que desejo?

  4. Quais valores morais preciso rever por não fazerem parte dos meus valores éticos?

  5. Como está minha relação pessoal com minha família e com meus amigos? Quais aspectos preciso fortalecer e quais preciso modificar?

  6. Como é minha relação com a escola? Qual é o valor da escola em minha vida?

  7. O que posso começar a fazer hoje que contribuirá para que eu alcance o futuro que desejo?


Atenção, essas são perguntas norteadoras para a construção de seu texto, portanto não devem ser respondidas individualmente. Suas respostas deverão estar presentes dentro do texto.



Questionário da atividade.


Atenção: AS PERGUNTAS DO TEXTO “FAMÍLIA E ESCOLA” E O PROJETO DE VIDA DEVEM SER RESPONDIDOS PELO LINK: https://forms.gle/k9uMSckFiGQeryY3A


Caso não tenha acesso à internet, responda as perguntas abaixo em seu caderno e guarde-as para serem corrigidas quando as aulas retornarem presencialmente.



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