Atividade 5: Estados Unidos - dados gerais, formação e expansão territorial, aspectos populacionais

 Os Estados Unidos, assim como o Canadá, compõe a América Anglo-Saxônica, que vimos na aula passada. É um país colonizado, principalmente, por povos de origem anglo-saxônica, no caso, os ingleses. Esses países apresentam grande desenvolvimento econômico e social. 

Também ocupa lugar de destaque no cenário mundial, desempenhando papel relevante nas questões políticas e econômicas, exercendo influência cultural em quase todo o planeta. 

No esquema abaixo, entenda sobre sua organização territorial, organização politica, formação de seu território e aspectos da população estadunidense.


Atividades: 

1) Com a ajuda de um mapa da América do Norte, responda:

a) Quais países fazem fronteira com os Estados Unidos?

b) Quais oceanos banham os Estados Unidos?

c) Explique o nome Estados Unidos da América. 


2) Sobre o processo de expansão territorial dos Estados Unidos responda:

a) Como se caracterizou a expensão para o Oeste?

b) Quem foram os grandes prejudicados com essa expansão?

c) Como o governo estadunidense atraia os imigrantes europeus para o Oeste?

d) O que foi a ideologia do Destino Manifesto?


3) Sobre os aspectos populacionais, quais são as regiões mais densamente povoadas dos Estados Unidos? Cite suas principais cidades. 


4) Reveja o trecho do esquema que trata da população dos EUA, leia o excerto a seguir e faça o que se pede. Se necessário elabore uma pesquisa sobre "questões raciais no EUA". 

"A sociedade multicultural norte-americana não é perfeita, nem harmoniosa, nem igualitária, apesar de toda a legislação, medidas políticas e o esforço contínuo de inúmeras organizações não governamentais."

MANCELLOS, João. Temas e dilemas do multiculturalismo nos Estados Unidos da América. Disponivel em <www4.crb.ucp.pt/biblioteca/Mathesis/Mat12/ Mathesis 12 73.pdf> Acesso em 20 mar. 2009.

a) Descreva a composição étnica estadunidense. 

b) Dê exemplos da falta de "harmonia" e de "igualdade" citadas pelo autor do texto. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário