ATIVIDADE 4: A CHEGADA DO HOMEM À LUA E A GUERRA FRIA


Olá Galera,

Na aula/atividade de Geografia passada fizemos uma reflexão sobre o impacto das "Revoluções Industriais" na constituição da chamada "Globalização". Contudo, para compreendermos melhor, e situar historicamente, a Globalização é preciso dar mais um passo atrás e conceituar: "Guerra Fria".

A Guerra Fria foi a forma que as potências imperialistas do século XX, em especial os Estados Unidos e a União Soviética encontraram de manter a animosidade que os distinguia sem provocar um novo conflito bélico. após o final da segunda Guerra Mundial, cujas proporções e consequências eram desconhecidas. 

Nessa época, houve um grande desenvolvimento tecnológico que colocou os EUA e a URSS, inimigos históricos desde a implantação do socialismo na Rússia em 1917, na vanguarda dos países desenvolvidos. 

O auge desse processo foi, sem dúvida, a corrida espacial nos anos 1960. A corrida espacial simboliza de forma muito clara a disputa entre as nações imperialistas pela hegemonia mundial. De um lado, os EUA e seus aliados, impondo o capitalismo monopolista como paradigma civilizacional para a humanidade; do outro, a ex-URSS disputando essa hegemonia com a imposição de um um outro modelo de sociedade: o socialismo. 

Para entendermos esse processo, trouxe para vocês uma síntese que produzi de um artigo da conceituada Professora de História Joelza Ester Domingues e a gravação em vídeo de uma aula de Geografia que ministrei no ano passado. 

O texto original da Professora Joelza Ester Domingues, se houver interesse em uma leitura mais aprofundada, pode pode ser encontrado em: https://ensinarhistoriajoelza.com.br/chegada-do-homem-lua-e-guerra-fria/

   

A CHEGADA DO HOMEM À LUA E A GUERRA FRIA


OS NAZISTAS E OS PRIMEIROS TESTES COM FOGUETES

Hitler iniciou a pesquisa com foguetes com objetivos bélicos. Com o fim da 2ª Guerra, os soviéticos tomaram a fábrica subterrânea de foguetes alemães. Os norte-americanos confiscaram os planos secretos dos alemães e capitularam os cientistas que foram trabalhar no projeto aeroespacial americano.

O PIONEIRISMO RUSSO NA CORRIDA ESPACIAL

Em 1949, os russos realizaram os primeiros testes de voo com uma tripulação de cães e coelhos. Em 1957, o Sputnik I completou a órbita ao redor da Terra em 95 minutos. No mês seguinte, entrava em órbita o Sputnik II levando a cadela Laika. O maior desafio, contudo, ainda não fora alcançado: enviar um ser humano para o espaço sideral.

OS PERIGOS ERAM EVIDENTES.

A nave precisava atingir a velocidade necessária para vencer a gravidade terrestre, caso contrário, seus passageiros se precipitariam para a morte certa. Uma vez no espaço, a nave deveria resistir ao choque térmico: de um lado seria aquecida pelos raios do Sol podendo chegar a 120oC, enquanto o outro seria resfriado até muito abaixo de zero. Os astronautas precisavam de um traje especial que os protegessem das alterações de pressões e temperatura. Pela falta de gravidade, era necessário amarrá-los, para que tivessem estabilidade suficiente para comer e dormir. Migalhas de comidas não podiam flutuar na cabine arriscando penetrar e danificar os delicados instrumentos.

IURI GAGARIN, O PRIMEIRO ASTRONAUTA

Enquanto os americanos debatiam-se em centenas de dúvidas, os soviéticos eram mais ousados e permaneciam na dianteira. Vários astronautas russos estavam sendo preparados em segredo. Em 12 de abril de 1961, Iuri Gagarin se tornou o primeiro homem a viajar para o espaço. Esteve em órbita durante 108 minutos, a uma altura de 315 km, num voo totalmente automatizado, com uma velocidade aproximada de 28.000 km/h. Gagarin tornou-se uma celebridade mundial.

A NASA E OS SATÉLITES EXPLORER, DOS EUA

As conquistas russas desmentiram a propaganda americana de que o comunismo, por cercear a liberdade do indivíduo, bloqueava a criação e a inventividade. Em 1958, quatro meses depois do Sputnik II, os americanos lançaram o primeiro satélite de comunicações, o Explorer I. Seguiram-se outros satélites artificiais de comunicações, meteorológicos e espiões, incluindo sondas para explorar outros planetas. Em julho de 1958 foi criada a agência espacial Nasa, responsável pelo programa aeroespacial dos Estados Unidos.


AS TENSÕES DA DÉCADA DE 1960

As tensões entre Washington e Moscou aumentavam porque as duas superpotências possuíam bombas atômicas e a bombas H, quinhentas vezes mais potente que a atômica, caças supersônicos, submarinos e porta-aviões nucleares.

Mas a década que se iniciava impôs outros problemas: Em agosto de 1961, o governo soviético mandou erguer, em Berlim, um muro de concreto de 3metros fortemente armado circundando toda Berlim Ocidental (lado capitalista) e separando a cidade da Alemanha Oriental (socialista). O Muro de Berlim acabou por simbolizar a própria Guerra Fria e a divisão do mundo em dois blocos.

A divisão entre capitalistas e comunistas também dividiu países e desencadeou conflitos, como foi o caso da Guerra do Vietnã (1960-1973). Em 1962, ocorreu a Crise dos Mísseis: quatro dias (22 a 26 de outubro) em que o mundo esteve à beira de uma guerra nuclear total. Um ano depois, um acontecimento reavivou as tensões: o assassinato do presidente John F. Kennedy.


PROGRAMA APOLO E O ESPETÁCULO DO HOMEM NA LUA

Por fim, em 16 de julho de 1969, o foguete Saturno V foi lançado do cabo Canaveral, na Flórida. Quatro dias depois a Apolo XI pousou na Lua. Ao pisar em solo lunar lançou sua frase célebre: “É um pequeno passo para o homem, um salto gigantesco para a humanidade”.

Os astronautas deixaram na Lua uma bandeira e uma placa comemorativa: “Aqui, homens do planeta Terra pisaram na Lua pela primeira vez. Nós viemos em paz, em nome de toda a humanidade. Julho de 1969 d.C.”

VITÓRIA AMERICANA E CONQUISTAS TECNOLÓGICAS

Os astronautas foram recebidos como heróis. A conquista espacial ajudava o governo americano a encobrir derrotas em Terra. A guerra do Vietnã era um fiasco, o movimento negro crescia depois do assassinato de Martin Luther King em 1968. Do lado soviético, as coisas também não iam bem. Na Tchecoslováquia, em 1968, descontentamento contra o domínio soviético foi calado por canhões na Primavera de Praga.

TECNOLOGIA

A tecnologia desenvolvida para as viagens espaciais resultou em tecnologias e equipamentos diversos: GPS (sistema de posicionamento global), Telefonia por satélite, Transmissão via satélite, Filtragem e purificação de ar, Óculos escuros com proteção UV, Lentes de contato, Alimentos desidratados e congelados, Revestimento antiaderente em panelas, Monitores cardíacos e Desfibriladores automáticos. 

Síntese produzida pelo Professor Celso Barreiro em 05/11/2020

Assista, ainda, a gravação da nossa aula/atividade feita em novembro do ano passado:

A GUERRA FRIA E A CORRIDA ESPACIAL - I

A GUERRA FRIA E A CORRIDA ESPACIAL - II


FORMULÁRIO DE QUESTÕES

Ao terminar sua leitura e análise do filme, clique no formulário (abaixo) e responda às questões propostas. Lembre-se que o formulário será encaminhado, uma única vez, diretamente para o professor assim que você clicar em “enviar”.

ATIVIDADE 4: GUERRA FRIA E A CORRIDA ESPACIAL

Nenhum comentário:

Postar um comentário