ATIVIDADE - 8º ANO - 15 A 20 DE JULHO DE 2020

ATIVIDADES DE QUARENTENA- ATIVIDADE 4 – 15 a 20 de julho de 2020-

8º ano-prof. ª Andrea Fusco

Copie todas as perguntas em seu caderno.

Coloque no cabeçalho a data e o nome da atividade.

No final, há um pequeno resumo para ser copiado no caderno também.

Bons estudos! J

Leia o texto 1 para responder à questão 1.

TEXTO 1: Por que consumimos tanto?

Consumir é algo tão “natural” no mundo de hoje que as pessoas muitas vezes consomem por “obrigação”.

Na verdade, consumir transformou-se em símbolo de status na nossa sociedade. Tanto consumimos que vivemos numa sociedade muitas designada por sociedade de consumo.

Nesse contexto, os textos publicitários são construídos para PERSUADIR (convencer) o consumidor (interlocutor/público alvo) a consumir um produto, a assumir um comportamento, a praticar ou deixar de praticar uma ação.

 

1.Após ler o texto 1, explique os efeitos de sentido do cartum a seguir.



Para ler, responder e conhecer mais

Marcas do texto publicitário: recursos usados pelos textos publicitários em geral

 

Alguns recursos verbais e não verbais (multimodais) são bastante comuns nas campanhas publicitárias. Vejamos os principais.

I. LOGOTIPO

qO logotipo é a representação gráfica do nome de uma empresa. Inclui coloridas e desenhadas, estilizadas, símbolos, elementos visuais que dão identidade para uma marca ou empresa.

qO efeito de sentido pretendido é fazer o consumidor se lembrar do produto.

 

2. Observe os ícones abaixo. 


 

II.SLOGANS FÁCEIS DE SEREM LEMBRADOS

3.O que é um slogan?

4.Anote em seu caderno 4 slogans de diferentes produtos que você conheça ou já ouviu falar

III.PRESENÇA DE CELEBRIDADES

É muito comum os anúncios e campanhas publicitárias contarem com a presença de pessoas famosas para acompanhar o produto ou ideia a ser vendida. Atrizes, atores, cantoras e cantores, modelos, influenciadores digitais, blogueiros e blogueiras, youtubers, enfim, qualquer pessoa que, por algum motivo, esteja em evidência na mídia, seja reconhecida, tenha seguidores em redes sociais. 

5.Pesquise três anúncios publicitários que contam com uma “celebridade” para vender um produto ou uma ideia. Escreva o nome do produto e o nome da “celebridade” que o acompanha. Indique também se é um anúncio atual ou não.


IV.JINGLE

Jingles são músicas feitas para uma campanha publicitária. Muitas vezes são versões de músicas que fizeram sucesso e por essa razão já estão na mente dos consumidores.

Os textos 2 e 3 linkados abaixo apresentam campanhas publicitárias com jingle e presença de “celebridades”.

Assista-os para responder às próximas questões.

TEXTO 2

Acesse este link para ver o texto 2:

6. O que é um jingle?

7.Sobre o texto 2, responda

a) Qual o produto anunciado?

b) Você conhece a música que deu origem a esse jingle?

c) Quem são as “celebridades” que fazem parte dessa campanha? Por que você acha que elas foram escolhidas?

d) Considerando o que diz o jingle, as celebridades escolhidas e as características do produto destacadas, quem seria o público alvo dessa campanha? 

                                                                TEXTO 3

Acesse este link para ver o texto 3: 

 

8.Sobre o texto 3, responda:

a) Copie o refrão do jingle.

b) Qual o objetivo dessa campanha?

c) Quem é o público alvo (interlocutor desejado) por essa campanha?

d) Que fato da atualidade gerou essa campanha?

e)  Há presença de “celebridades” nessa campanha?

 V.APELO ERÓTICO

Muitas campanhas publicitárias apelam para a sensualidade para despertar o interesse dos consumidores. Como exemplos mais comuns, podemos destacar os anúncios de cerveja e de perfumes.  Observe abaixo dois anúncios que contém apelo erótico.





 9.Pesquise um anúncio de perfume (imagem ou vídeo) que contenha apelo erótico. Escreva o nome do perfume, a marca e o slogan se houver. Compartilhe o link com sua professora.


VI.Promoções do tipo “junte x embalagens do produto y mais tantos reais e troque por uma miniatura” ou “ junte x selinhos e troque pelo produto y ”

 


VII.Interatividade: conexão entre produto, consumidor e internet: QR CODE

QR é uma abreviação para a expressão inglesa “Quick Response”, que pode ser traduzida como “resposta rápida” em português. Ao acessar um código desse tipo, você poderá encontrar um site com informações sobre a origem , o cultivo e o transporte do produto, vídeos e materiais para baixar. Para ler um código QR, você precisa de um leitor que, hoje em dia, já faz parte do seu smartphone e funciona de modo semelhante a um leitor de código de barras de supermercado. 

Agora que você leu e estudou todos esses recursos próprios da publicidade, anote-os em seu caderno!

PARA ANOTAR NO CADERNO

Os recursos multimodais próprios dos textos publicitários são:

 Recursos gráficos de todos os tipos (negrito, itálico, fontes de tamanhos e tipos diferentes);

 Logotipo;

Slogans;

Jingles;

 Presença de “celebridades”;

 Apelo erótico

Interatividade com o consumidor por meio de objetos criativos, códigos que acessam links na internet. 


PARA TERMINAR...



 

 




Nenhum comentário:

Postar um comentário