Atividade Artes 05/04

 Essa obra foi feita por Oswaldo Goeldi (1895-1961) que nasceu no Rio de Janeiro, filho de pai suiço, ,mudou-se ainda criança para o Para  onde seu pai desenvolvia pesquisas na área botânica.Goeldi produziu principalmente Xilogravuras* como a obra 

 abaixo. Nessa obra ao invés de pinceladas de pintura o artista faz linhas fortes no molde de madeira (matriz) e trabalha com o branco e preto de modo a criar uma cena bastante dramática. A figura em posição fetal ( deitada sobre o joelho com as mãos próximas à cabeça). A postura da figura nos faz sentir um sofrimento .Apenas dois elementos tem cor no desenho...o coração da figura humana e a lua, ambos vermelhos.O céu traz muitos traços com movimento, e temos a impressão que há muita coisa passando pelo coração daquela pessoa, assim como as nuvens em volta da lua.



  •  e a arte de fazer impressões usando a madeira esculpida como um molde ( matriz) tipo um carimbo.Depois de gravado o desenho é impresso 

Ao desenvolver seus estudos na Suíça Oswaldo foi muito influenciado pelo Expressionismo, que foi um movimento artístico surgido na Europa, especialmente na Alemanha, no início do século XX, influenciando artistas no mundo todo.

Esse nome surge da ideia de que a arte pode expressar as emoções e sentimentos que estão no interior de cada um, se opondo as formas de representação das pinturas da época.Com frequencia utilizavam cores fortes e o gesto em pinceladas bem expressivas,enquantos as pinturas realistas  reproduziam a luminosidade natural ,coisa que a fotografia recém surgida fazia com precisão.Desse modo os artistas realistas e acadêmicos levavam muito tempo pintando, para criar a ideia de que a imagem retrataria fielmente a realidade. O Expressionismo rompe com essa tendência criando pinturas com pinceladas rápidas,  fortes e vigoroso colorido.

O movimento surgiu na Europa e ganha força após a Primeira Guerra Mundial que aconteceu entre os anos 1916 e 1918. No Brasil, Lasar Segall e Anita Malfatti (1889-1964) entre outros, pintaram sob influência desse movimento.






Ao observarmos a imagem acima notamos cores que formam, não por acaso, o arco-íris . Do vermelho, azul e amarelo, classificados como cores puras ou primárias, obtém- se todas as outras em misturas sucessivas, a linha preta que une vermelho e verde no círculo, indica cores complementares e,  opostas em qualquer posição no círculo, a cor do outro lado da roda é oposta, assim como o preto  oposto do branco.

Esse contraste de cores por oposição são muito vibrantes e comunicam agitação,  enquanto quando utilizamos cores vizinhas, ou análogas, transmite  suavidade e calma.


 



     

                  


Uma 

 é um acessório utilizado para cobrir o 

. É utilizada para diversos propósitos: lúdicos (como nos bailes de máscaras e no 

), religiosos, artísticos ou de natureza prática (máscaras de proteção). A palavra tem, provavelmente, origem no 

 

 ou 

 = "fantasma", ou no 

 

 = "palhaço", "homem disfarçado". Muitas vezes, tribos africanas usam máscaras em cerimônias de passagem.

A máscara é possivelmente o mais simbólico elemento de linguagem cênica através de toda 

. Seu uso, provavelmente, remonta à representação de cabeça de animais em rituais primitivos, quando ou o objeto em si ou o personagem que o usava representavam algum misterioso poder.

Às vezes a máscara deixa de ser um mero adereço e passa a se tornar um símbolo de caráter enganoso. Vemos isso nas 

: a máscara não esconde somente a 

, mas transforma a vida de quem a possui. Os 

 colocam as máscaras e se transformam naquilo que não são na frente dos outros. A máscara é um modo de disfarce que não permite às pessoas saber quem somos nós (esconde a identidade) fazendo assim a pessoa que a usa encarnar na personagem e deixar por um momento quem era e se tornar outra (Pessoa, figura,animal,...) 

  As máscaras aparecem durante as festividades de Dionísio (deus do vinho). Nessas festas todos bebiam, cantavam, dançavam e usavam máscaras, feitas de folha de parreira por acreditar que Dionísio estaria presente entre as pessoas. A máscara teatral grega possuía diferentes funções quando em cena, tais como proporção maior que a face do ator e os traços expressivos acentuados, para que todo o público pudesse assimilar o caráter do personagem.

Escolha um material de sua preferência e crie uma máscara bidimensional(na folha sulfite) ou tridimensional que expresse uma emoção ou sentimento.Fotografe e envie até dia 23 de Abril no grupo de sua sala ou no e-mail alunosljacob@gmail.com , indicando a emoção/ sentimento representado na máscara.Alguns exemplos de materiais:

Massa de vidro, Argila, massa biscuit, tecidos, pedaços de madeira, etc...

  • Papel colorido recortado e cola.

  • Giz de cera

  • Materiais diversos(embalagens recortadas, plásticos, tampinhas, palitos,etc…)

  • Caneta Hidrográfica

  • Lápis de cor

  • Tinta guache


Nenhum comentário:

Postar um comentário