Atividade de 05/04

 E



As linguagens contemporâneas da Arte extrapolaram os museus e estão em diversos lugares, inclusive lugares públicos das grandes cidades interagindo com os transeuntes como em estações de trem/metrô, praças, paredes de prédios e muros, utilizando - se dos mais diversos materiais e linguagens como Instalações artísticas, graffitis, performances artísticas.



 


As imagens acima e abaixo,  mostram um Flash mob (Mobilização rápida) ou Intervenção urbana feita por um coletivo de arte (grupo organizado que planeja e realiza eventos artísticos) o grupo 3 NOS 3  intitulado Interdição, no ano de 1979 na Av. Paulista SP na qual por duas horas esticavam entre postes nas  imediações do MASP - Museu de Arte de São Paulo, tiras de papel celofane colorido que causavam uma interferência com cores causando por momentos um estranhamento no cotidiano daqueles transeuntes, levando - os a novas percepções do espaço local.

O coletivo 3NÓS3 formado pelos artistas Hudinilson Urbano Jr, (1957-2013) , Rafael França (1957-1991) e Mario Ramiro, é considerado um dos pioneiros das intervenções urbanas ou Flash Mobs no Brasil. As ações desse grupo propunha uma “alteração da ordem habitual cotidiana “  e, a partir de um certo momento, o grupo passou a definir seu trabalho como” Intervenções” urbanas, não intervenções como ficaram conhecidas. A principal característica desses eventos e a de serem efêmeras, ou seja, acontecem, assim como as “Performances artísticas" num certo espaço de tempo e seu registro fica perpetuado em fotos e vídeos, Esse tipo de ação artística propõe discussões sobre convivência nas cidades e a apropriação dos espaços públicos e compartilhados.

O coletivo de arte Grupo Poro de Belo Horizonte apresenta também muitos trabalhos de intervenção urbana, nesse link você poderá visualizar os trabalhos: 



Um exemplo do trabalho do grupo similar ao da portuguesa do início do texto:

  • Azulejos de papel instalados no espaço público pelo Coletivo Poro

  • Azulejos de papel: impressos em papel jornal em 1 cor no tamanho real de um azulejo (Grupo Poro)

  • Azulejos de papel: criamos esse trabalho pensando como seria um azulejo panfletável... (Grupo Poro)


  • Detalhe da intervenção urbana Azulejos de Papel do Poro, coletivo de arte de Belo Horizonte

  • Azulejos de Papel foram instalados pelo Grupo Poro em muros de lotes abandonados

  • Intervenção urbana Azulejos de Papel realizada pelo coletivo de arte Poro em muros de casas abandonadas

  • Muro de lote abandonado com a intervenção Azulejos de Papel do Grupo Poro

  • A fachada de casas abandonadas de diversas cidades receberam a intervenção urbana Azulejos de Papel do Grupo Poro

  • Azulejos de Papel criam imagens poéticas nas ruas da cidade (Grupo Poro)

  • Detalhe dos Azulejos de Papel envelhecendo e descascando num muro de lote abandonado (Grupo Poro)

  • Azulejo de Papel rasgado em fachada de casa abandonada (Coletivo Poro)


  • Detalhe de um Azulejo de Papel em parede (Grupo Poro)

  • Detalhe dos Azulejos de Papel se desfazendo, arte efêmera sob ação do tempo (Coletivo Poro)

Diversas cidades e países.A galeria acima reúne fotos da intervenção

 São imagens das instalações realizadas pelo 

 entre 2007 e 2011.A intervenção consistiu em séries de imagens de azulejos impressas em off-set sobre papel jornal em tamanho natural (15×15 cm). Cada azulejo foi impresso em uma cor (1×0) em uma pequena gráfica familiar que utiliza uma antiga máquina de off-set no Mercado Novo em Belo Horizonte, o que gerou uma materialidade de impressão muito específica em cada tiragem. Os 

 foram instalados em muros de casas e lotes abandonados, ou casa de amigos. Os 

 também foram distribuídos para que as pessoas fizessem suas próprias instalações.


  • O Teatro


  • A relação com o público é um dado importante Quando vamos fazer uma cena, ou uma peça, só fazemos teatro para alguém assistir, alguém vai ver o que fazemos em cena. 

  • A palavra Teatro é derivada da palavra grega theatron, que , em grego significa o lugar de onde se vê,isto é, a plateia.Seja uma linguagem, seja um lugar, o teatro e um espaço de relação entre pessoas, suas histórias, seus pontos de vista .


  • O Teatro Grego da Antiguidade

  • No edifício teatral,temos basicamente, um lugar para a cena, outro para a plateia.

  • O teatro grego é um dos primeiros espaços construídos com a finalidade de receber representações trágicas e cômicas para o público reunido nas arquibancadas. Algumas das denominações dos compartimentos do edifício permanecem até hoje,



  • As relações entre Palco e Plateia.


  • O Palco Italiano

  • Alguns elementos do espaço teatral:

  • Alçapão - abertura no chão do palco para encenar efeitos de aparição/desaparição de atores e objetos cênicos, assim como acomodar pequena orquestra.

  • Coxia - espaços de serviço e circulação não visíveis ao público localizados nos extremos laterais e de fundo do palco, destinado ao movimento cenográfico e acesso de atores.

  • Cortina de boca - cortina que, caracteristicamente, fechando ou abrindo nas mudanças de ato,encerramentos e aberturas de sessões se movimentando nos sentidos laterais.

  • Proscênio - Frente do palco ou antecena.Prolongamento no mesmo nível do palco projetado até o público.Pode ser adaptado de diversas formas e dimensões.











  • O Palco Elisabetano



  • William Shakespeare (1564-1616) e a inovação na plateia inglesa 

  • O “The Globe”- o globo, o mundo- um edifício teatral criado em 1599 na Inglaterra com características que o diferencia do tradicional palco italiano, destruído por um incêndio foi reconstruído em 1613, em 1644 foi demolido , sendo reconstruido em 1997.



  • O Teatro de Arena

  • A plateia envolvendo o palco de diferentes formas pode parecer um conceito moderno de teatro, mas, de certa forma retoma configurações clássicas do teatro grego.Nessa configuração, os artistas estão quase sempre de costas para alguém da plateia e isso não chega a ser exatamente um problema.Basta que a encenação contemple essa disposição da plateia: pode-se escolher onde cada cena da peça acontece.




  • Atividade um: Criar numa folha quadrada de 20 x 20 cm,  um desenho abstrato geométrico para um azulejo  colorindo com duas cores + branco.



  • Atividade dois: Criar um texto que relate uma experiência real em um teatro:

  • Como foi a peça? 

  • Qual era o enredo? 

  • Do que gostou? 

  • Algum efeito especial?

  • Eram personagens reais ou imaginários?


  • Caso nunca tenha ido ao teatro, criar um texto em responda às indagações propostas.

  •  Enviar ambos ( Desenho e Texto) pelo Whatsapp ou Telegram.

  • Data final 23 de Abril.

  • Bom trabalho.


Nenhum comentário:

Postar um comentário