OLÁ GALERA,
Recentemente, a Revista Galileu (revista de divulgação científica da editora globo voltada para o público em idade escolar) trouxe uma notícia que retrata alguns conceitos desenvolvidos em sala de aula. Nossa aluna Lavínia (6ºB) trouxe o tema à tona no grupo "Sala de História" do 6º ano e ele foi objeto de um rico debate. (Infelizmente, por razões de direito autoral, não há condições de reproduzir o artigo da revista nesse blog). Mas, isso nos permitiu retomar alguns conceitos trabalhados anteriormente em nossas aulas de História.
Para aprofundar esse debate, proponho o seguinte MÉTODO DE ESTUDO:
1) Leiam a análise (disponibilizada abaixo) a respeito do artigo;
2) Respondam ao formulário: ATIVIDADE EXTRA.
ANÁLISE
1. Lembram que eu falei que o estudo da pré-história era como montar um quebra-cabeça onde a descoberta de uma peça nova pode impactar toda produção científica anterior? Pois é exatamente o que aconteceu no caso do esqueleto de uma mulher de 35 mil anos encontrado na Romênia citado na revista Galileu (Trata-se de uma revista de divulgação científica para crianças e adolescentes da editora globo)
2. Observe que há uma DIFERENÇA DE METODOLOGIA. Por quê?
a. A datação científica dos vestígios e fósseis pelos arqueólogos é feita com base no método Carbono 14. Como funciona esse método? Os pesquisadores avaliam a quantidade de átomos de carbono existentes na matéria analisada. Pela quantidade de carbono dá pra se calcular o tempo de decomposição da matéria (Não é um cálculo fácil, não! É preciso muita prática e recursos sofisticados de laboratório para se fazer um cálculo desses!) Foi assim que se descobriu que Luzia tinha 11.500 anos, e que alguns vestígios da Serra da Capivara tinham mais de 48.000 anos!
b. A matéria da revista, no entanto, fala em GENOMA HUMANO. Ou seja, é um OUTRO MÉTODO baseado na investigação do DNA humano. Se vocês perguntarem aos seus pais, provavelmente eles já ouviram falar em DNA por causa dos famosos testes de identificação de paternidade. E são muito comuns hoje em dia nas novelas e séries de televisão.
3. A teoria, que a pesquisa de DNA (o chamado GENOMA HUMANO) questiona, é a de que rota da migração humana pelo Oceano Pacífico ocorrida há mais de 50 mil anos atrás (como comentamos em nossa última aula) não foi determinante para o desenvolvimento das características modernas do ser humano. Será?
FORMULÁRIO DE QUESTÕES
Ao terminar sua leitura, clique no formulário (abaixo) e responda às questões propostas. Lembre-se que o formulário será encaminhado, uma única vez, diretamente para o professor assim que você clicar em “enviar”.
ATIVIDADE EXTRA: DNA X CARBONO 14
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