Olá Galera,
Nessa semana, fomos provocados por uma pergunta inteligente! Vocês sabem que uma pergunta inteligente lançada por um de meus alunos ou alunas sempre é motivo de entusiasmo. Afinal, não é todo dia que esse tipo de questão surge em nossas aulas. A pergunta a que me refiro foi a seguinte: Professor, você é de esquerda ou de direita?
Ora, vejam bem... A pergunta em si, pode parecer simples e objetiva. Mas não é! Quer saber por quê? Então, vou devolver a pergunta: O que significa ser de "esquerda" ou ser de "direita"? Quais as "teses" defendidas por quem se apresenta como "de direita" ou "de esquerda'? Mais, ainda, quais os partidos políticos são "de esquerda' e quais são "de direita'? Você simplificar e dizer Lula é de esquerda e Bolsonaro é de direita! Mas, e se eu perguntar: o ex-Presidente Fernando Henrique (aposentado compulsoriamente de suas funções como professor da USP pelo regime militar em 1969) é de esquerda ou de direita? Como fica a questão? Mas, e se voltássemos à 1789, quando surgiu a expressão "esquerda e direita" durante a Revolução? O que diferenciaria um grupo revolucionário caracterizado como "de direita" - de um outro grupo revolucionário, dito "de esquerda"?
Para refletir sobre essa questão, e entender de uma vez por todas do que se trata, vou propor um caminho metodológico de reflexão e pesquisa.
O 1º passo será "limpar o meio de campo" com ideias preconcebidas do senso comum. Esse passo é fundamental por que vivemos num mundo polarizado onde as pessoas "se informam" por meio de redes sociais, e tiram conclusões precipitadas com base em opiniões construídas sem nenhum fundamento filosófico-científico.
O site "nerdologia" (feito por professores de ensino médio) fez um vídeo bastante didático em 2015 sobre essa questão. Naquele contexto, estavam acontecendo grandes manifestações que distinguiram apoiadores do PT e do PSDB (os dois maiores partidos da época). Vejamos o que diz o nerdologia:
Essa distinção adquiriu essa proporção durante a Guerra Fria por que os partidos que se apoiavam na defesa de valores liberais ou socialistas foram associados em função do espírito de polarização surgido nessa época. Como existe uma tendência à simplificação nas sociedades, em particular naquelas em que há um grande déficit de socialização escolar, a associação imediata entre valores de esquerda e valores socialistas, bem como entre valores de direita e de defesa do capitalismo (A guerra fria, de novo) foi inevitável. Mas, nem tudo é tão simples assim como parece! nem todos os defensores de esquerda são socialistas, e nem todos os eleitores de direita apoiam governos autoritários e regimes de exceção.
O 2º passo Para entender melhor essa distinção é preciso retroceder aos anos 1789-1799, os dez anos em que se deu o processo que ficou conhecido como revolução francesa, onde ela surgiu. Assista a explicação dada pelo filósofo Eduardo Wolf, na entrevista concedida ao instituto "Casa do Saber":
A ORIGEM DOS TERMOS "ESQUERDA E DIREITA"
Se você acompanhou esse debate até aqui, deve estar se perguntando: Mas, e como saberei distinguir esses conceitos de direita e esquerda na prática política, propriamente dita, em nossa vida diária? Para entender essa diferenciação, proponho um 3º e último passo: analisar essa situação com base nas pesquisas de opinião analisadas pelo cientista político Alberto Carlos de Almeida.
Almeida mostra que a socialização política das pessoas depende, fundamentalmente, dos valores trazidos pela comunidade e pelas famílias de origem das pessoas. Ele parte da leitura do filósofo italiano Norberto Bobbio.
Para Almeida, a situação socioeconômica e cultural é determinante para a construção da opinião política própria dos diferentes segmentos da sociedade. O cientista político é uma das maiores autoridades científicas em pesquisas de opinião pública do Brasil. Assista a sua live:
DIFERENÇAS ENTRE OS PARTIDOS DE ESQUERDA E DIREITA
CONSTRUINDO NOVOS CONCEITOS
O 4º passo será aprofundar essas leituras e construir uma nova síntese dos conceitos. O caminho será ler e interpretar cada um dos vídeos nas próximas 3 (três) aulas de Geografia e construir uma nova leitura à partir dessa provocação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário