ATIVIDADES DE QUARENTENA – ATIVIDADE 15 –       09/11/2020  -  Prof.ª Andrea Fusco

Anote o cabeçalho com a data e o número da atividade em seu caderno de língua portuguesa.


Lembre-se: você deverá copiar todas as perguntas no seu caderno!

Nesta atividade, vamos tratar de um assunto muito importante para nossa vida e para o nosso planeta: a poluição ambiental causada pelo plástico!


TEXTO 1

Veja como o plástico ameaça a vida dos animais marinhos

Para assistir à reportagem, clique no link abaixo

https://www.youtube.com/watch?v=RjLEK-kg24U

QUESTÕES

1. De acordo com a reportagem, quais as qualidades do plástico que o tornaram o terceiro material mais usado pela indústria mundial?

2. Como o plástico afeta a vida dos animais marinhos?

3. De acordo com a reportagem, quantos animais morreram no litoral paulista, entre Peruíbe e Bertioga, em dois anos?

4.Qual a quantidade de plástico que vai para os oceanos todos os anos?

5.No Brasil, qual a porcentagem de plástico reciclado por ano?

TEXTO 2

A criativa solução da Noruega para acabar com

o lixo plástico nos oceanoS

Clique  no link abaixo para assistir

https://www.youtube.com/watch?v=lMeeSYO_i7U 

QUESTÕES

6. Os noruegueses criaram uma solução para o plástico. Explique como funciona essa solução.

  TEXTO 3

 Bebês ingerem 1,5 mi de partículas de microplástico

por dia em mamadeiras

A alta temperatura da água para esterilizar e preparar leite faz com que as fibras de plástico sejam liberadas das mamadeiras

JACQUELINE SARAIVA

20/10/2020 15:46, ATUALIZADO 20/10/2020 15:50

As mamadeiras de polipropileno, utilizadas por milhões de pais ao redor do planeta, podem ser fonte de um grande mal para os bebês. Um estudo irlandês, divulgado nessa segunda-feira (19/10) na revista Nature Food, mostrou que esses recipientes liberam milhares de partículas de microplásticos quando entram em contato com altas temperaturas.

Segundo pesquisadores da Trinity College Dublin, essa contaminação ocorre basicamente na hora de um procedimento padrão, que é inclusive recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para eliminar bactérias perigosas. Ao despejar água aquecida a 70°C para esterilizar a mamadeira, as partículas acabam sendo liberadas no interior do objeto e contaminam o leite.

Ao sacudir a mamadeira para misturar o leite em pó, a contaminação é ainda maior, de acordo com os pesquisadores. Segundo o estudo, um bebê ingere no primeiro ano de vida, em média, mais de 1,5 milhão de partículas de microplástico por dia.

Os bebês britânicos engolem mais do que bebês em outras partes do mundo, com cerca de três milhões de fibras liberadas de uma mamadeira todos os dias. Alguns modelos de mamadeiras chegam a liberar até 16 milhões de partículas de microplásticos por litro.

A temperatura da água influencia diretamente a quantidade de microplástico liberado. Se água de preparo do leite for colocado no recipiente a 95°C, a presença do plástico pode chegar a 55 milhões por litro, mas ela cai para pouco mais de 500 mil se a água estiver a 25°C.

Sem pânico

John Boland, um dos autores do estudo, ressalta as partículas de microplásticos são “potencialmente prejudiciais”. Explicou também que o estudo não é para causar pânico nos pais, especialmente porque ainda não há informações suficientes sobre todas as consequências da ingestão de microplásticos para a saúde dos bebês.

Mas ele pede que as autoridades reconsiderem os conselhos dados sobre a preparação de fórmulas e esterilização de frascos para minimizar essa contaminação. A equipe deve realizar mais pesquisas para entender como os microplásticos que contaminam os alimentos durante o uso diário afetam o ser humano.

Dicas úteis

As mamadeiras de polipropileno representam 82% do mercado mundial. Como alternativa há modelos de vidro. Para evitar a exposição dos bebês, os pesquisadores recomendam lavar mamadeiras com água fria esterilizada, preparar o leite em pó num recipiente de vidro antes de despejá-lo já resfriado na mamadeira, não agitar em excesso a mamadeira e não colocá-la no micro-ondas.

(Disponível em https://www.metropoles.com/saude/bebes-ingerem-15-mi-de-particulas-de-microplastico-por-dia-em-mamadeiras Acesso em 03 de novembro de 2020)

 

QUESTÕES

7. De acordo com os pesquisadores, como as partículas de plástico são liberadas pelas mamadeiras?

8.Qual a quantidade de micropartículas de plástico ingerida pelos bebês diariamente?

9.Quais as dicas dadas pelos pesquisadores para diminuir a liberação de micropartículas de plástico nas mamadeiras?

Nenhum comentário:

Postar um comentário