ATIVIDADES DE QUARENTENA- ATIVIDADE 3 – 15 a 20 de julho de 2020-

9º ano- prof. ª Andrea Fusco

Copie todas as perguntas em seu caderno.

Coloque no cabeçalho a data e o nome da atividade.

Bons estudos! J

 Leia os textos 1 e 2 para responder às questões 1, 2 e 3

TEXTO 1

TEXTO 2


1. De acordo com o texto 1, como a realidade se apresenta nos textos publicitários?

2. Na música de Jorge e Matheus (texto 2), qual a estratégia usada pelo eu lírico para não perder sua amada?

3.Você diria que o eu lírico da música concorda ou não com a ideia de que “a propaganda é a alma do negócio? Justifique.

 

Leia os textos 3 e4 para responder às questões

TEXTO 3: O que nos vendem os anúncios publicitários?



TEXTO 4: Anúncio Natura Todo dia

4.  Como você leu no texto 3, os anúncios publicitários, além de produtos, vendem um ethos, que seria um jeito de ser e estar no mundo com o qual o público alvo, o consumidor, se identifica. Considerando o texto 4 (anúncio), responda:

 a) Quem é o público alvo deste anúncio?

b) Qual seria o ethos com o qual esse público se identifica? Aponte elementos verbais e não verbais presentes no texto que justifiquem sua resposta.  

 

Ethos e marcas

TEXTO 5

Por que grandes empresas decidiram boicotar o Facebook

24 junho 2020

A marca de sorvetes Ben & Jerry's se juntou a uma lista crescente de empresas que, durante o mês de julho, decidiram retirar sua publicidade das plataformas comandadas pelo Facebook.

Além do próprio Facebook, a empresa que Mark Zuckerberg administra é dona do Instagram e do WhatsApp — o conglomerado também soma 80 outras empresas menos conhecidas.

Esse boicote faz parte da campanha Stop Hate For Profit (Pare de lucrar com o ódio, em tradução livre), que exige que o Facebook tome medidas mais rígidas contra a disseminação do ódio e de conteúdos racistas.

O Facebook tem uma receita anual de US$ 70 bilhões (cerca de R$ 371 bilhões) apenas em publicidade.

A campanha acusa a rede social de "amplificar as mensagens dos supremacistas brancos" e de "permitir mensagens que incitam violência".

A Ben & Jerry's, de propriedade da gigante britânica Unilever, tuitou que "vai parar de anunciar no Facebook e no Instagram nos Estados Unidos".

Outras marcas

No início desta semana, as marcas de equipamentos para atividades ao ar livre The North Face, Patagonia e REI se juntaram à campanha.

"Das eleições seguras à pandemia global e à justiça racial, os riscos são altos demais para que a empresa (Facebook) continue sendo cúmplice na disseminação da desinformação e no fomento ao medo e ao ódio", escreveu a empresa Patagonia no Twitter.

A Ben & Jerry's disse que concorda com a campanha. "Todo mundo pediu ao Facebook para tomar medidas mais rigorosas para impedir que suas plataformas de mídia social sejam usadas para dividir nossa nação, anular os eleitores, incentivar e alimentar o racismo e a violência e minar nossa democracia", escreveu a marca.

Após a morte de George Floyd por policiais brancos, em maio, o CEO da Ben & Jerry, Matthew McCarthy, disse que "as empresas precisam ser responsáveis" e implementou planos para aumentar a diversidade na companhia.

No início desta semana, a plataforma de trabalho independente Upwork e o desenvolvedor de software de código aberto Mozilla também se juntaram à campanha.

Por outro lado, o Facebook prometeu "promover a equidade e a justiça racial".

"Estamos tomando medidas para revisar nossas políticas, garantir diversidade e transparência ao tomar decisões sobre como aplicamos nossas políticas, além de promover a justiça racial e a participação dos eleitores em nossa plataforma", afirmou a rede social neste domingo.

A declaração também descreveu os padrões comunitários da empresa, que incluem o reconhecimento da importância da plataforma como um "lugar onde as pessoas podem se comunicar".

"Levamos nosso papel a sério para evitar abusos de nosso serviço."

'Não ao ódio'

A campanha Stop Hate for Profit foi lançada na semana passada por grupos de defesa dos direitos civis dos Estados Unidos, como a Liga AntiDifamação, a Associação Nacional para o Progresso das Pessoas de Cor e a organização Color Of Change.

O movimento afirma que a campanha é "uma resposta à longa história do Facebook de permitir que conteúdos racistas, violentos e falsos sejam disseminados em sua plataforma".

O Stop Hate for Profit pediu aos anunciantes que pressionem a empresa a tomar medidas mais rígidas contra o conteúdos de ódio e de racismo em suas plataformas, retirando o investimento em publicidade durante o mês de julho.

Segundo a empresa de consultoria eMarketer, o Facebook é a segunda maior plataforma de anúncios digitais nos Estados Unidos, atrás apenas do Google.

O Facebook e seu CEO, Mark Zuckerberg, são frequentemente criticados ao lidar com questões controversas.

Neste mês, os funcionários da empresa se manifestaram contra a decisão da gigante da tecnologia de não remover ou marcar uma publicação do presidente Donald Trump.

No Twitter, a mesma mensagem de Trump foi classificada com uma etiqueta que alertava que o post "incentivava a violência".

A Unilever, empresa controladora da Ben & Jerry's, não respondeu aos questionamentos da BBC.

(Disponível em https://www.bbc.com/portuguese/geral-53173005 Acesso em 14 de julho de 2020)

 

5De acordo com a matéria acima, quais as empresas que decidiram boicotar o Facebook? Como elas fizeram esse boicote?

6.As empresas mencionadas no texto decidiram boicotar o Facebook  por não se identificarem com um tipo de ethos  divulgado por essa rede social. Que ethos seria esse?

7.Observe os usos de aspas destacados no texto. Por que essas aspas foram usadas nesse texto? O que elas estão marcando?

 


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