ATIVIDADES DE QUARENTENA- ATIVIDADE 3 – 15 a 20 de julho
de 2020-
9º ano- prof. ª Andrea Fusco
Copie todas as perguntas em seu caderno.
Coloque no cabeçalho a data e o nome da atividade.
Bons estudos! J
Leia os textos 1 e 2 para responder às questões 1, 2 e 3
TEXTO
1
TEXTO
2
1. De acordo com o texto 1, como a realidade se apresenta nos textos publicitários?
2. Na
música de Jorge e Matheus (texto 2), qual a estratégia usada pelo eu lírico
para não perder sua amada?
3.Você
diria que o eu lírico da música concorda ou não com a ideia de que “a
propaganda é a alma do negócio? Justifique.
Leia
os textos 3 e4 para responder às questões
TEXTO
3: O que nos vendem os anúncios publicitários?
TEXTO 4: Anúncio Natura Todo dia
4. Como você leu no texto 3, os anúncios publicitários, além de produtos, vendem um ethos, que seria um jeito de ser e estar no mundo com o qual o público alvo, o consumidor, se identifica. Considerando o texto 4 (anúncio), responda:
a) Quem é o público alvo deste anúncio?
b) Qual seria o ethos com o qual esse público se identifica? Aponte elementos verbais e não verbais presentes no texto que justifiquem sua resposta.
Ethos e marcas
TEXTO 5
Por que grandes empresas decidiram boicotar o Facebook
24 junho 2020
Além do próprio Facebook, a empresa que Mark Zuckerberg
administra é dona do Instagram e do WhatsApp — o conglomerado também soma 80
outras empresas menos conhecidas.
Esse boicote faz parte da campanha Stop Hate For Profit (Pare de
lucrar com o ódio, em tradução livre), que exige que o Facebook tome medidas
mais rígidas contra a disseminação do ódio e de conteúdos racistas.
O Facebook tem uma receita anual de US$ 70 bilhões (cerca de R$
371 bilhões) apenas em publicidade.
A campanha acusa a rede social de "amplificar as mensagens dos supremacistas
brancos" e de
"permitir mensagens que incitam violência".
A Ben & Jerry's, de propriedade da gigante britânica
Unilever, tuitou que "vai
parar de anunciar no Facebook e no Instagram nos Estados Unidos".
Outras
marcas
No início desta semana, as marcas de equipamentos para
atividades ao ar livre The North Face, Patagonia e REI se juntaram à campanha.
"Das eleições seguras à
pandemia global e à justiça racial, os riscos são altos demais para que a
empresa (Facebook) continue sendo cúmplice na disseminação da desinformação e
no fomento ao medo e ao ódio",
escreveu a empresa Patagonia no Twitter.
A Ben & Jerry's disse que concorda com a campanha. "Todo mundo pediu ao
Facebook para tomar medidas mais rigorosas para impedir que suas plataformas de
mídia social sejam usadas para dividir nossa nação, anular os eleitores, incentivar
e alimentar o racismo e a violência e minar nossa democracia", escreveu a marca.
Após a morte de George Floyd por policiais brancos, em maio, o
CEO da Ben & Jerry, Matthew McCarthy, disse que "as empresas precisam ser responsáveis" e implementou planos
para aumentar a diversidade na companhia.
No início desta semana, a plataforma de trabalho independente
Upwork e o desenvolvedor de software de código aberto Mozilla também se
juntaram à campanha.
Por outro lado, o Facebook prometeu "promover a equidade e a justiça
racial".
"Estamos tomando medidas para
revisar nossas políticas, garantir diversidade e transparência ao tomar
decisões sobre como aplicamos nossas políticas, além de promover a justiça
racial e a participação dos eleitores em nossa plataforma", afirmou a rede
social neste domingo.
A declaração também descreveu os padrões comunitários da
empresa, que incluem o reconhecimento da importância da plataforma como um "lugar onde as
pessoas podem se comunicar".
"Levamos nosso papel a sério
para evitar abusos de nosso serviço."
'Não ao
ódio'
A campanha Stop Hate for Profit foi lançada na semana passada
por grupos de defesa dos direitos civis dos Estados Unidos, como a Liga
AntiDifamação, a Associação Nacional para o Progresso das Pessoas de Cor e a
organização Color Of Change.
O movimento afirma que a campanha é "uma resposta à longa história do
Facebook de permitir que conteúdos racistas, violentos e falsos sejam
disseminados em sua plataforma".
O Stop Hate for Profit pediu aos anunciantes que pressionem a
empresa a tomar medidas mais rígidas contra o conteúdos de ódio e de racismo em
suas plataformas, retirando o investimento em publicidade durante o mês de
julho.
Segundo a empresa de consultoria eMarketer, o Facebook é a
segunda maior plataforma de anúncios digitais nos Estados Unidos, atrás apenas
do Google.
O Facebook e seu CEO, Mark Zuckerberg, são frequentemente
criticados ao lidar com questões controversas.
Neste mês, os funcionários da empresa se manifestaram contra a
decisão da gigante da tecnologia de não remover ou marcar uma publicação do
presidente Donald Trump.
No Twitter, a mesma mensagem de Trump foi classificada com uma
etiqueta que alertava que o post "incentivava a violência".
A Unilever, empresa controladora da Ben & Jerry's, não
respondeu aos questionamentos da BBC.
(Disponível em https://www.bbc.com/portuguese/geral-53173005
Acesso em 14 de julho de 2020)
5. De acordo com a matéria acima, quais as empresas que decidiram boicotar o Facebook? Como elas fizeram esse boicote?
6.As empresas mencionadas no texto decidiram boicotar o Facebook por não se identificarem com um tipo de ethos divulgado por essa rede social. Que ethos seria esse?
7.Observe os usos de aspas destacados no texto. Por que essas aspas foram usadas nesse texto? O que elas estão marcando?
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