Copie todas as perguntas em seu caderno.
Coloque no cabeçalho a data e o nome da atividade.
Bons estudos! J
LEIA O TEXTO A SEGUIR PARA RESPONDER ÀS
QUESTÕES.
O Amor e o velho barqueiro
Chegando, afinal, à velha margem do grande
rio, o Amor avistou três barqueiros que se achavam, indolentes, recostados às
pedras.
Dirigiu-se ao primeiro:
__Queres, meu bom amigo, levar-me pra a
outra margem do rio?
Respondeu o interpelado, com voz triste
e cheio de angústia:
__Não posso, menino! É impossível para
mim!
O
Amor recorreu, então, ao segundo barqueiro, que se divertia em atirar pedrinhas
ao seio tumultuoso da correnteza.
__Não. Não posso __respondeu secamente.
O terceiro e último barqueiro, que
parecia o mais velho, não esperou que o Amor viesse pedir-lhe auxílio.
Levantou-se tranquilo, e, estendendo-lhe bondosamente a larga mão forte,
disse-lhe:
__Vem comigo, menino! Levo-te sem
demora para o outro lado.
Em meio da travessia, notando o Amor a
segurança com que o velho barqueiro navegava, perguntou-lhe:
—Quem és tu? Que são aqueles dois que
se recusaram a atender o meu pedido?
__Menino __ respondeu, paciente, o bom
remador __ o primeiro é o Sofrimento; o segundo é o Desprezo. Bem sabes que o
Sofrimento e o Desprezo não fazem passar o Amor.
__E tu, quem és, afinal?
__Eu sou o Tempo, meu filho __atalhou o
velho barqueiro. __Aprende para sempre a generosa verdade. Só o Tempo é que faz
passar o Amor!
E continuou a remar, numa cadência
certa, como se o movimento de seus braços possantes fosse regulado por um
pêndulo invisível e eterno.
Sofrimento, Desprezo... Que importa
tudo isso ao coração apaixonado? O Tempo, e só o Tempo, é que faz passar o
Amor.
(Malba Tahan, Os melhores contos, Rio de Janeiro: Beste Seller, 2006 p. 135-136)
Depois da leitura...
As questões abaixo devem ser copiadas e
respondidas em seu caderno de língua portuguesa. No cabeçalho, coloque a data e
o nome da atividade. Bons estudos! J
1. 1.O autor do texto que você leu é Malba Tahan. Mas, de fato, Malba Tahan nunca existiu realmente. É apenas o pseudônimo de um outro escritor. Pesquise sobre esse autor e responda:
a)O que é um pseudônimo?
b)Quem foi o escritor que criou Malba Tahan? Onde e quando esse escritor viveu?
c)Por que o escritor que criou Malba Tahan não colocou o seu nome verdadeiro nos textos que escrevia?
2.Sinônimos são palavras que têm o mesmo sentido. Por exemplo: menino e garoto; velho e idoso. Pesquise em um dicionário ou na internet um sinônimo para as seguintes palavras do texto: indolentes, recostados, interpelado, seio e tumultuoso.
3.As palavras: indolentes, recostados, interpelado, seio e tumultuoso estão no texto que você leu. É possível entender o texto mesmo sem saber o significado dessas palavras? Explique.
4.Antônimos são palavras que têm sentido contrário, oposto. Por exemplo: novo e velho; caro e barato; feio e bonito. Agora que você sabe disso, faça uma lista com 10 pares de palavras antônimas. (Importante: os pares novo e velho; caro e barato, feio e bonito já foram usados como exemplos!)
5.Que tipo de narrador conta a história do Amor e do Velho Barqueiro? Qual é o foco narrativo assumido por esse narrador ao contar os fatos?
6.Quem são os personagens dessa narrativa?
7.Por que as palavras Amor, Sofrimento, Desprezo e Tempo estão escritas com letra maiúscula nessa história?
8.No texto, o personagem Amor está caracterizado, fisicamente, como um menino. O que essa característica tem a ver com o sentimento amor?
9.Quais as características físicas e psicológicas do personagem Tempo nessa narrativa?
10.Procure no seu caderno de língua portuguesa a matéria “relações de intertextualidade”. Em seguida, encontre possíveis relações de intertextualidade entre os textos Com Certeza Tenho Amor, de Marina Colasanti, e O Amor e o velho barqueiro, de Malba Tahan.
Nenhum comentário:
Postar um comentário