ATIVIDADES DE QUARENTENA – ATIVIDADE 4 – 15/07/2020

Copie todas as perguntas em seu caderno.

Coloque no cabeçalho a data e o nome da atividade.

Bons estudos! J

LEIA O TEXTO A SEGUIR PARA RESPONDER ÀS QUESTÕES.

O Amor e o velho barqueiro

            Chegando, afinal, à velha margem do grande rio, o Amor avistou três barqueiros que se achavam, indolentes, recostados às pedras.

         Dirigiu-se ao primeiro:

         __Queres, meu bom amigo, levar-me pra a outra margem do rio?

         Respondeu o interpelado, com voz triste e cheio de angústia:

         __Não posso, menino! É impossível para mim!

         O Amor recorreu, então, ao segundo barqueiro, que se divertia em atirar pedrinhas ao seio tumultuoso da correnteza.

         __Não. Não posso __respondeu secamente.

         O terceiro e último barqueiro, que parecia o mais velho, não esperou que o Amor viesse pedir-lhe auxílio. Levantou-se tranquilo, e, estendendo-lhe bondosamente a larga mão forte, disse-lhe:

         __Vem comigo, menino! Levo-te sem demora para o outro lado.

         Em meio da travessia, notando o Amor a segurança com que o velho barqueiro navegava, perguntou-lhe:

         —Quem és tu? Que são aqueles dois que se recusaram a atender o meu pedido?

         __Menino __ respondeu, paciente, o bom remador __ o primeiro é o Sofrimento; o segundo é o Desprezo. Bem sabes que o Sofrimento e o Desprezo não fazem passar o Amor.

         __E tu, quem és, afinal?

         __Eu sou o Tempo, meu filho __atalhou o velho barqueiro. __Aprende para sempre a generosa verdade. Só o Tempo é que faz passar o Amor!

         E continuou a remar, numa cadência certa, como se o movimento de seus braços possantes fosse regulado por um pêndulo invisível e eterno.

         Sofrimento, Desprezo... Que importa tudo isso ao coração apaixonado? O Tempo, e só o Tempo, é que faz passar o Amor.

         

 (Malba Tahan, Os melhores contos, Rio de Janeiro: Beste Seller, 2006 p. 135-136)

Depois da leitura...

As questões abaixo devem ser copiadas e respondidas em seu caderno de língua portuguesa. No cabeçalho, coloque a data e o nome da atividade.                      Bons estudos! J

1.     1.O autor do texto que você leu é Malba Tahan. Mas, de fato, Malba Tahan nunca existiu realmente. É apenas o pseudônimo de um outro escritor. Pesquise sobre esse autor e responda:

a)O que é um pseudônimo?

b)Quem foi o escritor que criou Malba Tahan? Onde e quando esse escritor viveu?

c)Por que o escritor que criou Malba Tahan não colocou o seu nome verdadeiro nos textos que escrevia?

2.Sinônimos são palavras que têm o mesmo sentido. Por exemplo: menino e garoto; velho e idoso. Pesquise em um dicionário ou na internet um sinônimo para as seguintes palavras do texto: indolentes, recostados, interpelado, seio e tumultuoso.

3.As palavras: indolentes, recostados, interpelado, seio e tumultuoso estão no texto que você leu. É possível entender o texto mesmo sem saber o significado dessas palavras? Explique.

4.Antônimos são palavras que têm sentido contrário, oposto. Por exemplo: novo e velho; caro e barato; feio e bonito. Agora que você sabe disso, faça uma lista com 10 pares de palavras antônimas. (Importante: os pares novo e velho; caro e barato, feio e bonito já foram usados como exemplos!)

5.Que tipo de narrador conta a história do Amor e do Velho Barqueiro? Qual é o foco narrativo assumido por esse narrador ao contar os fatos?

6.Quem são os personagens dessa narrativa?

7.Por que as palavras Amor, Sofrimento, Desprezo e Tempo estão escritas com letra maiúscula nessa história?

8.No texto, o personagem Amor está caracterizado, fisicamente, como um menino. O que essa característica tem a ver com o sentimento amor?

9.Quais as características físicas e psicológicas do personagem Tempo nessa narrativa?

10.Procure no seu caderno de língua portuguesa a matéria “relações de intertextualidade”. Em seguida, encontre possíveis relações de intertextualidade entre os textos Com Certeza Tenho Amor, de  Marina Colasanti, e O Amor e o velho barqueiro, de Malba Tahan.

  

 


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