ATIVIDADES DE
QUARENTENA- ATIVIDADE 8 – 31 de agosto a
07 de setembro de 2020-
8º ano-prof. ª
Andrea Fusco
Coloque data e cabeçalho e copie as questões em seu caderno!
PARTE 1: FIGURAS DE LINGUAGEM
Atenção: para responder às questões desta
atividade, você deverá assistir às videoaulas sobre figuras de linguagem
indicadas nos links abaixo.
VIDEOAULA
3: PERSONIFICAÇÃO, ANTÍTESE E PARADOXO
1.
Além de
personificação, que outro nome recebe essa figura de linguagem?
2.
De acordo com a
videoaula, quais os gêneros textuais que mais fazem uso da personificação?
3.
Quais os
exemplos de personificação apresentados nessa videoaula?
4.
A videoaula
traz uma comparação entre dois personagens das HQs. Quais são eles? Que tipo de
relação há entre esses dois?
5.
De acordo com a
videoaula, o que é uma antítese? Quais os exemplos apresentados?
6.
De acordo com a
videoaula, o que é um paradoxo? Quais os exemplos apresentados?
VIDEOAULA 4:
PLEONASMO, SINESTESIA, GRADAÇÃO E IRONIA
7.
De acordo com a
videoaula, qual a diferença entre pleonasmo vicioso e pleonasmo literário?
Quais os exemplos apresentados no videoaula?
8.
De acordo com a
videoaula, o que é sinestesia? Quais os exemplos apresentados?
9.
De acordo com a
videoaula, o que é gradação? Quais os exemplos apresentados?
PARTE 2
Leia o poema para responder às próximas questões. Não se esqueça de copiar as questões no seu caderno de língua portuguesa.
Sobre o autor..
Ferreira Gullar (1930-2016) é um dos grandes poetas brasileiros. Seus poemas tratam da realidade do dia-a-dia, da desigualdade social, das dificuldades da vida. É dele o poema O Açúcar, que você vai ler a seguir.
TEXTO 1
O açúcar
Ferreira Gullar
O branco açúcar que adoçará meu café
nesta manhã de Ipanema
não foi produzido por mim
nem surgiu dentro do açucareiro por milagre.
e afável ao paladar
como beijo de moça, água
na pele, flor
que se dissolve na boca. Mas este açúcar
não foi feito por mim.
Este açúcar veio
da mercearia da esquina e tampouco o fez o Oliveira, dono da mercearia.
Este açúcar veio
de uma usina de açúcar em Pernambuco.
Este açúcar era cana
e veio dos canaviais extensos
que não nascem por acaso
no regaço do vale.
Em lugares distantes, onde não há hospital
nem escola,
homens que não sabem ler e morrem de fome
aos 27 anos
plantaram e colheram a cana
que viraria açúcar.
Em usinas escuras,
homens de vida amarga
e dura
produziram este açúcar
branco e puro
com que adoço meu café esta manhã em Ipanema.
10. Os poemas são escritos em versos. Cada conjunto de versos de um
poema é uma estrofe. Sobre isso, responda:
a) Quantos versos tem o poema "O Açúcar "?
b) E quantas estrofes?
11. Eu lírico é a voz que fala nos poemas. Sobre isso, responda: onde
vive o eu lírico consumidor do açúcar e qual é, provavelmente, sua classe
social?
12. Ao falar do açúcar que adoça seu café, o eu lírico reflete sobre a
realidade dos trabalhadores que produzem o açúcar. Como seria essa realidade?
13. Que relações poderíamos estabelecer entre a realidade do eu lírico e
a realidade dos trabalhadores nos canaviais?
14. Copie do texto a antítese que deixa claro o contexto de desigualdade
social apresentado pelo poeta.
Se quiser ouvi-la, clique abaixo
TEXTO 2
Não existe amor em SP
Criolo
Não existe amor em SP
Um labirinto místico
Onde os grafites gritam
Não dá pra descrever
Numa linda frase
De um postal tão doce
Cuidado com doce
São Paulo é um buquê
Buquês são flores mortas
Num lindo arranjo
Arranjo lindo feito pra você
Não existe amor em SP
Os bares estão cheios de almas tão vazias
A ganância vibra, a vaidade excita
Devolva minha vida e morra
Afogada em seu próprio mar de fel
Aqui ninguém vai pro céu
Não existe amor em SP
Um labirinto místico
Onde os grafites gritam
Não dá pra descrever
Numa linda frase
De um postal tão doce
Cuidado com doce
São Paulo é um buquê
Buquês são flores mortas
é um lindo arranjo
Arranjo lindo feito pra você
Não existe amor em SP
Os bares estão cheios de almas tão vazias
A ganância vibra, a vaidade excita
Devolva minha vida e morra
Afogada em seu próprio mar de fel
Aqui ninguém vai pro céu
Não precisa morrer pra ver Deus
Não precisa sofrer pra saber o que é melhor pra você
Encontro duas nuvens
Em cada escombro, em cada esquina
Me dê um gole de vida
Não precisa morrer pra ver Deus
Não precisa morrer pra ver Deus
Não precisa morrer pra ver Deus
Não precisa morrer pra ver Deus
Leia a letra da canção Não tem amor em SP, de Criolo, para responder às questões 15 e 16.
15. Que
características da cidade são descritas pelo eu lírico nessa canção? Copie
versos que justifiquem sua resposta.
16. Copie do
texto as figuras de linguagem que encontrar.
PARTE 3:
FORMULÁRIO
Após fazer as atividades desta semana, acesse o formulário abaixo.
ATENÇÃO: Responda ao formulário somente depois de estudar os conteúdos da semana.
FORMULÁRIO-3º EXERCÍCIO DE LÍNGUA PORTUGUESA
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