ATIVIDADES DE
QUARENTENA- ATIVIDADE 15– 23 a 30 de novembro de 2020-
8º ano-prof. ª
Andrea Fusco
Coloque data e cabeçalho e RESPONDA às
QUESTÕES em seu CADERNO!
TEXTO 1:
PARA LER E RELER
Marcas dos gêneros de divulgação científica
Para facilitar o entendimento de conceitos
científicos por pessoas leigas, os textos de divulgação científica costumam
usar estratégias como definições e nomeações de elementos apresentados, comparações,
exemplos e metáforas. Todas essas estratégias pretendem tornar os conceitos
mais didáticos, mais simplificados para o leitor que pouco ou nada sabe sobre o
assunto tratado no texto.
A seguir, veremos o que seria cada uma dessas
estratégias com alguns exemplos retirados do texto “A Química da Paixão”, que
lemos na atividade anterior.
*Definição:
é a determinação clara, objetiva de algo. (Ou seja: dar o nome e dizer
exatamente o que é).
Por exemplo:
“(...) endorfina, um
neurotransmissor com efeito semelhante ao da morfina.”
*Nomeação: dar nome a algo que já foi
apresentado, definido. (Seria o contrário da definição, pois na definição
primeiro vemos o nome para depois sabermos do que se trata).
Por exemplo:
“(...) sinais bioquímicos de
disponibilidade sexual, os feromônios
são substâncias naturais e inodoras (...)”
*Exemplificação: aproximação do conceito
(que é científico, abstrato, complexo) da vivência do interlocutor, de
situações mais próximas de seu cotidiano.
Uma
exemplificação é quase sempre introduzida pela expressão “por exemplo”. No
texto A química da paixão, não há exemplificações, mas há muitas
comparações.
*Comparação: percepção de semelhanças
entre as coisas. É um recurso que também busca aproximar o conteúdo ou tema da
experiência cotidiana. (Normalmente, são introduzidas por palavras
comparativas: como, assim, assim como, da mesma forma que, imagine que, tal
qual, tal como).
Por
exemplo:
“(..)
Hormônios como a oxitocina e a vasopressina, responsáveis pela formação
de laços afetivos mais duradouros e intensos, como o da mãe com o filho (...)”
“(...)O
mecanismo cerebral é idêntico ao de se viciar em cocaína”.
*Metáfora: uma importante estratégia discursiva
para o texto de divulgação científica
Fazer
uma metáfora é transportar significado de uma coisa para outra. Entretanto,
esse transporte não se dá por acaso, parte sempre de uma relação de semelhança.
Simplificando um pouco: uma metáfora é um tipo de comparação sem a presença do
elemento comparativo.
Exemplos
encontrados no texto:
“Apesar de associarmos a paixão ao coração, a
flecha do cupido primeiro põe fogo no cérebro”.
“(...)
preparando o terreno para um relacionamento mais estável”.
“(...)
Outra razão para a queda de serotonina é a produção de mais hormônios sexuais,
que facilitam a aproximação e a formação de pares estáveis, uma missão
gravada em nossos genes”.
“(...)
Ninguém nega que sentir as borboletas no estômago no início da
paixão é uma coisa gostosa”.
(Texto: Professora Andrea Fusco, especialmente para esta
atividade)
PARTE 2
APLICANDO CONCEITOS: AGORA QUE VOCÊ ENTENDEU AS ESTRATÉGIAS USADAS NOS TEXTOS DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA, VAMOS IDENTIFICAR ESSES RECURSOS NOS TEXTOS 2 E 3
TEXTO 2
Como o ovo se forma dentro da galinha?
Por Yuri Vasconcelos
Tudo
começa pela gema, que nada mais é que um grande óvulo da galinha. E põe grande
nisso! Com cerca de 4 centímetros de diâmetro, o óvulo da galinha é o maior do
reino animal. A gema é liberada do ovário e depois “viaja” por uma série de
órgãos internos da penosa até chegar ao útero, local onde o processo de
formação do ovo termina com a solidificação da casca. O tempo total para que
ele fique pronto é de aproximadamente 24 horas. “Cerca de 30 minutos após botar
o ovo, a galinha ovula uma nova gema que dará origem a todo o processo
novamente”, diz o médico-veterinário Ismar Araújo de Moraes, da Universidade
Federal Fluminense (UFF). O curioso é que, quando a galinha nasce, todos os
óvulos que ela irá gerar ao longo da vida já estão armazenados no seu ovário,
só que em tamanho microscópico. Apenas na idade adulta é que eles ficam prontos
para ovulação. Em um ano, uma galinha põe cerca de 265 ovos, podendo manter
essa produção durante os dois anos que tem de vida numa granja – se for um
galinha criada na roça, a vida dela pode se prolongar por cerca de cinco ou
seis anos. Essas dúzias todas só se transformam em pintinho quando a penosa
acasala com um galo. “Os espermatozoides do galo são bastante resistentes e
sobrevivem até 15 dias dentro da galinha. Nesse período, ela está fértil e os
ovos serão sempre galados (podem originar pintinhos)”, diz o veterinário. A
gema de um ovo galado tem uma pequena mancha com um anel avermelhado, mas é
difícil diferenciá-la a olho nu.
(Disponível em http://mundoestranho.abril.com.br/mundo-animal/como-o-ovo-se-forma-dentro-da-galinha/ Acesso em 20 de
novembro de 2020)
QUESTÕES
1) “Tudo começa pela gema, que nada mais é que um grande óvulo da galinha”. A expressão destacada é:
a) Uma definição de gema
b) Uma nomeação de gema
c) Uma metáfora de gema
d) Uma exemplificação de gema
2) Quanto ao gênero e à esfera da atividade humana à qual se relaciona, podemos afirmar que o texto 1:
a) É uma notícia (esfera jornalística)
b) É um artigo de divulgação científica (esfera jornalística)
c) É uma notícia (esfera científica)
d) É um artigo de divulgação científica (esfera científica)
3) “Essas dúzias todas só se transformam em pintinho quando a penosa acasala com um galo”. No contexto do texto, a expressão destacada tem o mesmo sentido de:
a) Ave
b) Ave com poucas penas
c) Galinha
d) Dolorosa
TEXTO 3
A importância da placenta para o desenvolvimento
do bebê
Ela é o foco das atenções durante os nove meses. Abrigar, nutrir e
oxigenar o feto ao longo de todo o
processo de gestação são algumas
das suas funções.
Antes mesmo de a menstruação atrasar,
anunciando que a cegonha está a caminho, os preparativos dos aposentos do bebê
já estão em pleno vapor para acolhê-lo. Por volta da quinta semana após a
concepção, “células do trofoblasto – uma estrutura anexa ao embrião – começam a
se infiltrar na parede do endométrio, o tecido que reveste o útero”, descreve o
ginecologista e obstetra Luiz Fernando Leite, do Hospital e Maternidade Santa
Joana, em São Paulo. Deste processo se originará a placenta, estabelecendo um
sistema de vasos sanguíneos que conectam a mulher a seu bebê. Mas, é somente
quando a barriga completa quatro meses que a estrutura placentária atinge seu
pleno desenvolvimento. “É ela que possibilita ao feto receber sangue oxigenado
e com todos os nutrientes de que ele necessita”, explica o obstetra Eduardo de
Souza, do Hospital e Maternidade São Luiz, em São Paulo.
Essa
transferência de mãe pra filho ocorre por meio do cordão umbilical. “Ele possui
duas artérias que trazem o fluxo sanguíneo do feto para a placenta e uma veia
que retorna a ele com o sangue oxigenado, já que, durante a gestação, os
pulmões não entram em cena”, ensina o médico. Em outras palavras, as duas
principais funções vitais do bebê – a nutricional e a respiratória – são de
inteira responsabilidade da placenta. E suas atribuições não param por aí. Ela
também está envolvida na secreção de diversos hormônios, como a gonadotrofina
coriônica, cujo principal papel é zelar pela manutenção da gravidez, inibindo a
ovulação. “E também fabrica o lactogênio, que induz a produção de leite
materno, e a progesterona, que prepara todo o corpo da mulher para carregar o
bebê”, explica Luiz Fernando Leite.
Cabe ainda,
à placenta, uma outra missão de suma importância: a de formar uma barreira
contra agentes tóxicos do organismo da mãe e que são potencialmente perigosos
para o pequeno. Vale alertar, entretanto, que substâncias como as do álcool e
do cigarro, além de alguns vírus e bactérias, são capazes de transpor o
obstáculo e afetar a criança. “Quando a placenta não dá conta de cumprir suas
tarefas, devido à alguma deficiência, o crescimento fetal é prejudicado e, em
casos extremos, isso pode impedir que a criança sobreviva”, alerta Souza. Dois
momentos são cruciais para garantir um refúgio seguro ao bebê. Eles são
marcados por fenômenos chamados de invasões trofoblásticas, que ocorrem no
primeiro e no segundo trimestres de gestação. Durante sua formação, as
ramificações da placenta penetram na parede uterina, buscando os vasos
sanguíneos para se ligarem a eles, a fim de criar uma perfeita conexão com o
futuro membro da família. “Caso contrário, a gravidez pode prosseguir com
pré-eclâmpsia, um aumento perigoso na pressão arterial; restrição do
crescimento fetal; e até descolamento prematuro da placenta”, avisa Eduardo de
Souza. Grávidas com idade avançada, hipertensas, tabagistas, usuárias de drogas
e portadoras de distúrbios de circulação, como nos casos de algumas doenças
reumatológicas, são mais suscetíveis a intercorrências placentárias. As futuras
mamães de gêmeos também integram o grupo em que o risco é aumentado.
E o líquido amniótico?
É o meio aquoso em que o bebê fica
embebido, durante a gestação. Durante os quatro primeiros meses, esse líquido é
formado pela placenta e pelas membranas que envolvem a bolsa amniótica, mas
depois disso é formado também pelas excreções dos rins do bebê. “A diurese do
feto é um de seus principais componentes”, esclarece Luiz Fernando Leite. Em
português claro, ele (o líquido amniótico) é formado a partir da urina dele (do
bebê). “O líquido amniótico é muito importante para a movimentação do feto,
para a proteção de sua pele e para o desenvolvimento de seus pulmões”,
complementa Souza. Além disso, a substância evita compressões no cordão
umbilical, o que acarretaria sofrimento fetal. Uma diminuição atípica no volume
de líquido amniótico pode acender um sinal amarelo para problemas renais, além
de comprometer o amadurecimento pulmonar. “Durante o pré-natal, no exame do
abdômen, o obstetra consegue avaliar bem a quantidade de líquido, porém, a
ultrassonografia é outro recurso fundamental para o acompanhamento de seus
níveis.
(Disponível
em http://bebe.abril.com.br/gravidez/a-importancia-da-placenta-para-o-desenvolvimento-do-bebe/ Acesso em 10 de junho de 2017 Com adaptações)
QUESTÕES
4) Considerando-se o tema apresentado no texto 2 e onde foi publicado originalmente, podemos dizer que se trata de:
a) Um artigo de divulgação científica, esfera jornalística
b) Um artigo científico, esfera científica
c) Um artigo didático, esfera escolar
d) Uma notícia, esfera jornalística
5) “Antes mesmo de a menstruação atrasar, anunciando que a cegonha está a caminho, os preparativos dos aposentos do bebê já estão em pleno vapor para acolhê-lo”. As expressões destacadas correspondem a:
a) Definições
b) Metáforas
c) Nomeações
d) Comparações
6) “Por volta da quinta semana após a concepção, ‘células do trofoblasto – uma estrutura anexa ao embrião – começam a se infiltrar na parede do endométrio, o tecido que reveste o útero’”. As expressões destacadas correspondem, no contexto do texto, à qual dessas estratégias discursivas?
a) São definições
b) São metáforas
c) São nomeações
d) São comparações
7) “‘Ele possui duas artérias que trazem o fluxo sanguíneo do feto para a placenta e uma veia que retorna a ele com o sangue oxigenado, já que, durante a gestação, os pulmões não entram em cena’, ensina o médico” (2º parágrafo). O pronome ele, no contexto do texto, está substituindo:
a) Placenta
b) Pulmões
c) Cordão umbilical
d) Fluxo sanguíneo
8) De acordo com o texto 1, a placenta é responsável pelas seguintes funções vitais para o feto:
a) Nutrição e respiração
b) Movimentação e excreção
c) Transporte de alimentos e excreção
d) Secreção de hormônios e excreção
9) Lactogênio e progesterona são hormônios próprios da gravidez. De acordo com o texto 1, qual seria a função de cada um deles?
a) Levar o fluxo sanguíneo do feto para a placenta e inibir a ovulação
b) Formar uma barreira contra agentes tóxicos, vírus e bactérias
c) Induzir a produção de leite materno e promover o funcionamento dos pulmões
d) Induzir a produção de leite materno e preparar o corpo da mãe para carregar o bebê
10) São consequências do mau funcionamento da placenta durante a gestação:
a) Desenvolvimento fetal prejudicado e até morte do feto
b) Aumento de substâncias tóxicas, como álcool e cigarro, na corrente sanguínea e intoxicação do feto
c) Diminuição da proteção do feto contra álcool, cigarro, vírus e bactérias
d) Distúrbios de circulação e complicações reumatológicas
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