ATIVIDADES DE QUARENTENA- ATIVIDADE 15– 23 a 30 de novembro de 2020-

8º ano-prof. ª Andrea Fusco

Coloque data e cabeçalho e RESPONDA às QUESTÕES em seu CADERNO!

TEXTO 1: PARA LER E RELER

Marcas dos gêneros de divulgação científica

Para facilitar o entendimento de conceitos científicos por pessoas leigas, os textos de divulgação científica costumam usar estratégias como definições e nomeações de elementos apresentados, comparações, exemplos e metáforas. Todas essas estratégias pretendem tornar os conceitos mais didáticos, mais simplificados para o leitor que pouco ou nada sabe sobre o assunto tratado no texto.

A seguir, veremos o que seria cada uma dessas estratégias com alguns exemplos retirados do texto “A Química da Paixão”, que lemos na atividade anterior.

*Definição: é a determinação clara, objetiva de algo. (Ou seja: dar o nome e dizer exatamente o que é).

Por exemplo:

“(...) endorfina, um neurotransmissor com efeito semelhante ao da morfina.”

 

*Nomeação: dar nome a algo que já foi apresentado, definido. (Seria o contrário da definição, pois na definição primeiro vemos o nome para depois sabermos do que se trata).

Por exemplo:

“(...) sinais bioquímicos de disponibilidade sexual, os feromônios são substâncias naturais e inodoras (...)”

 

*Exemplificação: aproximação do conceito (que é científico, abstrato, complexo) da vivência do interlocutor, de situações mais próximas de seu cotidiano.

Uma exemplificação é quase sempre introduzida pela expressão “por exemplo”. No texto A química da paixão, não há exemplificações, mas há muitas comparações.

 

*Comparação: percepção de semelhanças entre as coisas. É um recurso que também busca aproximar o conteúdo ou tema da experiência cotidiana. (Normalmente, são introduzidas por palavras comparativas: como, assim, assim como, da mesma forma que, imagine que, tal qual, tal como).

Por exemplo:

“(..) Hormônios como a oxitocina e a vasopressina, responsáveis pela formação de laços afetivos mais duradouros e intensos, como o da mãe com o filho (...)”

“(...)O mecanismo cerebral é idêntico ao de se viciar em cocaína”.

 

*Metáfora: uma importante estratégia discursiva para o texto de divulgação científica

Fazer uma metáfora é transportar significado de uma coisa para outra. Entretanto, esse transporte não se dá por acaso, parte sempre de uma relação de semelhança. Simplificando um pouco: uma metáfora é um tipo de comparação sem a presença do elemento comparativo.

Exemplos encontrados no texto:

Apesar de associarmos a paixão ao coração, a flecha do cupido primeiro põe fogo no cérebro”.

“(...) preparando o terreno para um relacionamento mais estável”.

“(...) Outra razão para a queda de serotonina é a produção de mais hormônios sexuais, que facilitam a aproximação e a formação de pares estáveis, uma missão gravada em nossos genes”.

“(...) Ninguém nega que sentir as borboletas no estômago no início da paixão é uma coisa gostosa”.

(Texto: Professora Andrea Fusco, especialmente para esta atividade)

 

PARTE 2

APLICANDO CONCEITOS: AGORA QUE VOCÊ ENTENDEU AS ESTRATÉGIAS USADAS NOS TEXTOS DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA, VAMOS IDENTIFICAR ESSES RECURSOS NOS TEXTOS 2 E 3

TEXTO 2

Como o ovo se forma dentro da galinha?

Por Yuri Vasconcelos

        Tudo começa pela gema, que nada mais é que um grande óvulo da galinha. E põe grande nisso! Com cerca de 4 centímetros de diâmetro, o óvulo da galinha é o maior do reino animal. A gema é liberada do ovário e depois “viaja” por uma série de órgãos internos da penosa até chegar ao útero, local onde o processo de formação do ovo termina com a solidificação da casca. O tempo total para que ele fique pronto é de aproximadamente 24 horas. “Cerca de 30 minutos após botar o ovo, a galinha ovula uma nova gema que dará origem a todo o processo novamente”, diz o médico-veterinário Ismar Araújo de Moraes, da Universidade Federal Fluminense (UFF). O curioso é que, quando a galinha nasce, todos os óvulos que ela irá gerar ao longo da vida já estão armazenados no seu ovário, só que em tamanho microscópico. Apenas na idade adulta é que eles ficam prontos para ovulação. Em um ano, uma galinha põe cerca de 265 ovos, podendo manter essa produção durante os dois anos que tem de vida numa granja – se for um galinha criada na roça, a vida dela pode se prolongar por cerca de cinco ou seis anos. Essas dúzias todas só se transformam em pintinho quando a penosa acasala com um galo. “Os espermatozoides do galo são bastante resistentes e sobrevivem até 15 dias dentro da galinha. Nesse período, ela está fértil e os ovos serão sempre galados (podem originar pintinhos)”, diz o veterinário. A gema de um ovo galado tem uma pequena mancha com um anel avermelhado, mas é difícil diferenciá-la a olho nu.

(Disponível em http://mundoestranho.abril.com.br/mundo-animal/como-o-ovo-se-forma-dentro-da-galinha/ Acesso em 20 de novembro de 2020)

QUESTÕES

1)      Tudo começa pela gema, que nada mais é que um grande óvulo da galinha”. A expressão destacada é:

a)       Uma definição de gema

b)      Uma nomeação de gema

c)       Uma metáfora de gema

d)      Uma exemplificação de gema

 

2)      Quanto ao gênero e à esfera da atividade humana à qual se relaciona, podemos afirmar que o texto 1:

a)       É uma notícia (esfera jornalística)

b)      É um artigo de divulgação científica (esfera jornalística)

c)       É uma notícia (esfera científica)

d)      É um artigo de divulgação científica (esfera científica)

 

3)      Essas dúzias todas só se transformam em pintinho quando a penosa acasala com um galo”. No contexto do texto, a expressão destacada tem o mesmo sentido de:

a)       Ave

b)      Ave com poucas penas

c)       Galinha

d)      Dolorosa 

TEXTO 3 

A importância da placenta para o desenvolvimento

 do bebê

Ela é o foco das atenções durante os nove meses. Abrigar, nutrir e oxigenar o feto ao longo de todo o

 processo de gestação são algumas das suas funções.

Antes mesmo de a menstruação atrasar, anunciando que a cegonha está a caminho, os preparativos dos aposentos do bebê já estão em pleno vapor para acolhê-lo. Por volta da quinta semana após a concepção, “células do trofoblasto – uma estrutura anexa ao embrião – começam a se infiltrar na parede do endométrio, o tecido que reveste o útero”, descreve o ginecologista e obstetra Luiz Fernando Leite, do Hospital e Maternidade Santa Joana, em São Paulo. Deste processo se originará a placenta, estabelecendo um sistema de vasos sanguíneos que conectam a mulher a seu bebê. Mas, é somente quando a barriga completa quatro meses que a estrutura placentária atinge seu pleno desenvolvimento. “É ela que possibilita ao feto receber sangue oxigenado e com todos os nutrientes de que ele necessita”, explica o obstetra Eduardo de Souza, do Hospital e Maternidade São Luiz, em São Paulo.

Essa transferência de mãe pra filho ocorre por meio do cordão umbilical. “Ele possui duas artérias que trazem o fluxo sanguíneo do feto para a placenta e uma veia que retorna a ele com o sangue oxigenado, já que, durante a gestação, os pulmões não entram em cena”, ensina o médico. Em outras palavras, as duas principais funções vitais do bebê – a nutricional e a respiratória – são de inteira responsabilidade da placenta. E suas atribuições não param por aí. Ela também está envolvida na secreção de diversos hormônios, como a gonadotrofina coriônica, cujo principal papel é zelar pela manutenção da gravidez, inibindo a ovulação. “E também fabrica o lactogênio, que induz a produção de leite materno, e a progesterona, que prepara todo o corpo da mulher para carregar o bebê”, explica Luiz Fernando Leite.

Cabe ainda, à placenta, uma outra missão de suma importância: a de formar uma barreira contra agentes tóxicos do organismo da mãe e que são potencialmente perigosos para o pequeno. Vale alertar, entretanto, que substâncias como as do álcool e do cigarro, além de alguns vírus e bactérias, são capazes de transpor o obstáculo e afetar a criança. “Quando a placenta não dá conta de cumprir suas tarefas, devido à alguma deficiência, o crescimento fetal é prejudicado e, em casos extremos, isso pode impedir que a criança sobreviva”, alerta Souza. Dois momentos são cruciais para garantir um refúgio seguro ao bebê. Eles são marcados por fenômenos chamados de invasões trofoblásticas, que ocorrem no primeiro e no segundo trimestres de gestação. Durante sua formação, as ramificações da placenta penetram na parede uterina, buscando os vasos sanguíneos para se ligarem a eles, a fim de criar uma perfeita conexão com o futuro membro da família. “Caso contrário, a gravidez pode prosseguir com pré-eclâmpsia, um aumento perigoso na pressão arterial; restrição do crescimento fetal; e até descolamento prematuro da placenta”, avisa Eduardo de Souza. Grávidas com idade avançada, hipertensas, tabagistas, usuárias de drogas e portadoras de distúrbios de circulação, como nos casos de algumas doenças reumatológicas, são mais suscetíveis a intercorrências placentárias. As futuras mamães de gêmeos também integram o grupo em que o risco é aumentado.

E o líquido amniótico?

É o meio aquoso em que o bebê fica embebido, durante a gestação. Durante os quatro primeiros meses, esse líquido é formado pela placenta e pelas membranas que envolvem a bolsa amniótica, mas depois disso é formado também pelas excreções dos rins do bebê. “A diurese do feto é um de seus principais componentes”, esclarece Luiz Fernando Leite. Em português claro, ele (o líquido amniótico) é formado a partir da urina dele (do bebê). “O líquido amniótico é muito importante para a movimentação do feto, para a proteção de sua pele e para o desenvolvimento de seus pulmões”, complementa Souza. Além disso, a substância evita compressões no cordão umbilical, o que acarretaria sofrimento fetal. Uma diminuição atípica no volume de líquido amniótico pode acender um sinal amarelo para problemas renais, além de comprometer o amadurecimento pulmonar. “Durante o pré-natal, no exame do abdômen, o obstetra consegue avaliar bem a quantidade de líquido, porém, a ultrassonografia é outro recurso fundamental para o acompanhamento de seus níveis.

(Disponível em http://bebe.abril.com.br/gravidez/a-importancia-da-placenta-para-o-desenvolvimento-do-bebe/ Acesso em 10 de junho de 2017 Com adaptações)

QUESTÕES

4)      Considerando-se o tema apresentado no texto 2 e onde foi publicado originalmente, podemos dizer que se trata de:

a) Um artigo de divulgação científica, esfera jornalística

b) Um artigo científico, esfera científica

c) Um artigo didático, esfera escolar

d) Uma notícia, esfera jornalística

 

5)      “Antes mesmo de a menstruação atrasar, anunciando que a cegonha está a caminho, os preparativos dos aposentos do bebê já estão em pleno vapor para acolhê-lo”. As expressões destacadas correspondem a:

a)      Definições

b)      Metáforas

c)      Nomeações

d)      Comparações

 

6)      “Por volta da quinta semana após a concepção, ‘células do trofoblasto – uma estrutura anexa ao embrião – começam a se infiltrar na parede do endométrio, o tecido que reveste o útero’”. As expressões destacadas correspondem, no contexto do texto, à qual dessas estratégias discursivas?

a)      São definições

b)      São metáforas

c)      São nomeações

d)      São comparações

 

7)      “‘Ele possui duas artérias que trazem o fluxo sanguíneo do feto para a placenta e uma veia que retorna a ele com o sangue oxigenado, já que, durante a gestação, os pulmões não entram em cena’, ensina o médico” (2º parágrafo). O pronome ele, no contexto do texto, está substituindo:

a)      Placenta

b)      Pulmões

c)      Cordão umbilical

d)      Fluxo sanguíneo

 

8)      De acordo com o texto 1, a placenta é responsável pelas seguintes funções vitais para o feto:

a)      Nutrição e respiração

b)      Movimentação e excreção

c)      Transporte de alimentos e excreção

d)      Secreção de hormônios e excreção

 

9)      Lactogênio e progesterona são hormônios próprios da gravidez. De acordo com o texto 1, qual seria a função de cada um deles?

a)      Levar o fluxo sanguíneo do feto para a placenta e inibir a ovulação

b)      Formar uma barreira contra agentes tóxicos, vírus e bactérias

c)      Induzir a produção de leite materno e promover o funcionamento dos pulmões

d)      Induzir a produção de leite materno e preparar o corpo da mãe para carregar o bebê

 

10)  São consequências do mau funcionamento da placenta durante a gestação:

a)      Desenvolvimento fetal prejudicado e até morte do feto

b)       Aumento de substâncias tóxicas, como álcool e cigarro, na corrente sanguínea e intoxicação do feto

c)      Diminuição da proteção do feto contra álcool, cigarro, vírus e bactérias

d)      Distúrbios de circulação e complicações reumatológicas

 


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