Na história da arte ao longo do tempo, prevaleceu a representação visual acadêmica, que seguia regras rígidas de representação, tentando imitar a realidade na luminosidade, formas e cores.Com a invencao da fotografia por volta de 1850 essa representação deixou de ser a principal forma de representação surgindo diversos outros movimentos e estilos que observam a luz, as emoções, as cores, a perspectivas entre outros como elementos de comunicação através de imagens que evoluiu para o cinema e televisão.
Entre os artistas acadêmicos brasileiros podemos citar Almeida Júnior (1850-1899) e Arthur Timótheo da Costa (1882-1923) entre outros, eles registraram personagens e cenas tipicamente brasileiras de um país rural.
Algumas pinturas de Almeida Junior abaixo
1 - O Derrubador Brasileiro, 1879
2 - Saudade, 1899
3 - O Violeiro, 1899
4 - Caipira picando fumo,1893.
Arthur Timotheo da Costa
1- Autorretrato, 1908
2 - Retrato de Menino, sem data.
Em oposição à arte acadêmica podemos observar a Arte Naif, primitiva ou ingênua, que é a representação espontânea da pintura por artistas que não estudaram pintura , nem seguem padrões rígidos de desenho, são pessoas comuns, artistas, que passaram a pintar e interagir no mundo da arte fazendo arte e assim, ir conhecendo a pintura. Muitas vezes sofreram preconceito no mundo artístico, como o pintor José Antonio da silva (1909 - 1996) nascido em Sales de Oliveira,mas tendo vivido a maior parte de sua vida aqui na cidade de São José do Rio Preto, onde criou o museu que funciona até hoje (saldanha marinho esquina voluntários de são paulo) que só foi reconhecido quando uma comissão de São Paulo o selecionou em 1946 para uma exposição na capital (Bienal) onde foi vencedor. Artista nato, autodidata (aprendeu sozinho) Pintou muitos quadros que mostram a transformação do país rural para urbano.
Outra artista autodidata que podemos citar , Maria Auxiliadora da Silva ( 1935 - 1974) pintou sua realidade com cores e formas criando com tintas e pincéis sua própria expressão.
Autorretrato com os anjos,1972.
FOTOGRAFIA
A palavra fotografia, ao pé da letra, quer dizer desenho de luz. A fotografia surgiu há bastante tempo e foi pesquisada por pessoas em diferentes lugares ao mesmo tempo. Não há um consenso absoluto sobre quem inventou a fotografia, entretanto, há alguns marcos importantes no desenvolvimento até sua criação. No século X , um cientista arabe chamado Alhaken de Basora fez um dos primeiros registros de um fenômeno que observou em sua tenda toda fechada e escura : através de um furo na lona observou que no fundo da tenda a paisagem iluminada externamente aparecia invertida, de "cabeça para baixo” esse é o princípio das primeiras câmeras ou Daguerreótipos.
Há relatos da utilização de diversos dispositivos de projeção de imagens desde 1558, pelo italiano Battista della Porta(1535-1615) que cita a utilização desta câmara escura no livro “ Magia Naturalis” descrevendo-a como uma estratégia para que artistas pudessem desenhar, técnica essa que foi utilizada por Leonardo da Vinci (1452-1519) na execução de suas pinturas. Ao francês Joseph Nicéphore Niépce (1765-1833) usando sais de prata conseguiu fixar uma imagem da câmara escura numa superfície utilizando sais de prata que reagiam com a luz (fotossensíveis). Dom Pedro II era grande apreciador da fotografia apresentada ao imperador por Hercules Florence (1804-1879) que introduziu o Daguerreótipo no Rio de Janeiro.
PERSPECTIVA GEOMÉTRICA
Podemos definir a perspectiva geométrica como a representação bidimensional ( duas dimensões, frente e verso ) de um espaço tridimensional (três dimensões altura, largura e profundidade) tal qual como observamos no mundo concreto, real. Essa representação tem regras rígidas que determinam essa tridimensionalidade, sempre considerando a linha do horizonte (L.H.) , linha de fuga e ponto de fuga presentes em qualquer paisagem real.
Após ler essa parte teórica você deverá desenvolver as seguintes atividades:
Fotografar uma paisagem que tenha uma linha do horizonte e caracterize uma perspectiva, primeiro plano próximo, plano de fundo distante.
Desse registro fotográfico você deverá criar um desenho utilizando todos os elementos registrados na foto, ou selecionar uma parte,
Colorindo com cores primárias: Azul, vermelho e amarelo e secundárias, alaranjado, verde e roxo.
Caso não tenha material para colorir poderá solicitar na escola,
Nenhum comentário:
Postar um comentário