ATIVIDADES DE QUARENTENA- ATIVIDADE 6 – 10 a 17 de agosto de 2020-

8º ano-prof. ª Andrea Fusco

 

Atenção: para responder à questão 1, você deverá ler as explicações de cada uma das figuras de linguagem abaixo.

 

 

FIGURAS DE LINGUAGEM

METÁFORA

A palavra metáfora é grega e significa “transporte”. Os caminhões de transporte de Atenas, na Grécia, trazem a palavra “metafores” pintadas no baú. E fazer uma metáfora é isso mesmo: é transportar um novo sentido para uma velha palavra. É dar um sentido abstrato a algo concreto. Mas esse transporte não se dá por acaso: tem que existir uma relação de semelhança entre a palavra e a idéia que se quer transmitir. 

Basicamente, uma metáfora é uma comparação sem palavras comparativas.

Por exemplo:

Viver é como desenhar sem borracha. (comparação)

Viver é desenhar sem borracha. (metáfora)

CATACRESE

É tipo especial de metáfora já consagrada pelo uso.  Normalmente, usamos a catacrese para nomear coisas do cotidiano a partir de relações de semelhança. Por exemplo: pé da mesa, braço da poltrona, cabeça de alho, pé de alface.

ANTÍTESE

Chamamos de antítese a aproximação de ideias opostas, ideias de sentido contrário. Essa aproximação de sentidos contrários pode surgir num texto, numa imagem, numa pintura, numa escultura, etc.

Por exemplo:

Na claridade do dia, o espectro da noite.

Bem e mal são duas faces da mesma moeda.


PARADOXO: um tipo especial de antítese

Quando idéias de sentido contrário se aproximam criando uma impressão de desarmonia, de algo absurdo, impossível, temos um paradoxo.

Por exemplo:

Bebo em teus lábios o doce amargo da vida.

Pense: se é doce, não poderá ser amargo. Essa aproximação de ideias contrárias num só elemento (os lábios) é absurda, portanto, é um paradoxo.

EUFEMISMO

Fazemos uso dessa figura de linguagem toda vez que usamos formas gentis ou delicadas para nos referirmos a situações trágicas ou desagradáveis do cotidiano. Por exemplo: em vez de dizer que alguém morreu, dizemos que a pessoa foi dessa para melhor. Outro exemplo: para não sermos desagradáveis com nossos interlocutores, substituímos determinadas palavras por outras mais suaves como “gordinho” no lugar de “obeso” e “idoso” no lugar de “velho”. 

HIPÉRBOLE

É o exagero da ideia, o exagero da expressão.

Por exemplo:

Já falei mil vezes sobre esse assunto com você.

Estou morrendo de fome!

PERSONIFICAÇÃO OU PROSOPOPEIA

Muitas vezes um autor ao fazer uma fábula, um conto, uma tirinha ou desenho animado, cria personagens que não são seres humanos, mas que agem como se o fossem. A esse recurso de dar a animais, objetos, plantas ou qualquer outro tipo de coisa, um comportamento humano, uma atitude humana, damos o nome de personificação. (PERSONIFICAR= TORNAR PESSOAL, TRANSFORMAR ALGO EM PESSOA)

ONOMATOPEIA

Damos o nome de onomatopeia às palavras que imitam o som, o ruído das coisas.

Por exemplo: bem-te-vi, tique-taque, splash (algo caindo na água).

 PLEONASMO

Redundância, repetição de ideias que pode ser por descuido do locutor ou intencional. Pleonasmo vicioso: repetição desnecessária de uma ideia. Por exemplo: subir para cima, entrar para dentro, pequenos detalhes, surpresa inesperada. 

IRONIA

Ironia é dizer algo com a intenção de significar o contrário. É a figura de linguagem que mais depende do contexto e mais exige do interlocutor, explorando sua capacidade de interpretação. Na maioria das vezes, a ironia é mais facilmente perceptível em textos falados do que em textos escritos. Vale ressaltar que, raramente, a ironia estará marcada entre aspas na escrita. Para entender uma ironia é preciso estar atento ao contexto.

 SINESTESIA

Com certeza, você já ouviu falar de anestesia, não é?

Anestesia é um estado em que não se sente nada; é uma medicação que você recebe para não sentir nada quando vai sofrer algum procedimento cirúrgico dolorido.

E sinestesia?

Sinestesia é o contrário disso. É o sentir com mais de um órgão de sentido ao mesmo tempo.

Por exemplo:

O calor do amarelo contagiava a sala. (tato e visão)

Sua voz era áspera e fria. (audição e tato)

 ATIVIDADE

Coloque data e cabeçalho e copie a questão em seu caderno!

 Após ler as explicações sobre figuras de linguagem, associe as colunas colocando o número da figura de linguagem à esquerda na coluna corresponde à direita. Observe o modelo destacado em lilás.

 

 

 

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