8ºANO
2º BIMESTRE
– ATLETISMO (salto em
distância, salto triplo, salto com vara, salto em altura, arremesso de peso,
lançamento de dardo, disco e martelo).
Copiem no caderno
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES A SEREM
CONTEMPLADAS
Experimentar
esportes de marca.
Praticar
uma ou mais modalidades esportivas usando habilidades técnico-táticas básicas,
de forma proficiente.
Compreender
a origem e o processo histórico do atletismo.
Fruir
a experimentação e apreciar o atletismo, valorizando o trabalho coletivo e o
protagonismo.
Formular
e utilizar estratégias para identificar, analisar e buscar soluções nos
desafios técnicos e táticos.
Diferenciar
e reconhecer as modalidades esportivas com base nos critérios da lógica interna
e recriar suas possibilidades de prática.
Analisar a forma como as mídias
apresentam e influenciam nesses esportes.
Compreender criticamente a
emergência e as transformações históricas do fenômeno esportivo e alguns de
seus problemas, bem como levantar hipóteses para sua modificação.
Experimentar e recriar o atletismo.
Identificar locais na comunidade
onde são praticadas o atletismo.
Origem / Processo histórico
O atletismo é a forma organizada
mais antiga de competição. As primeiras reuniões organizadas da história foram
os Jogos Olímpicos, que os gregos iniciaram no ano 776 a .C. Durante anos, o
principal evento olímpico foi o pentatlo, que
compreendia lançamentos de disco, salto em comprimento e corrida de
obstáculos.
Os romanos continuaram
celebrando as provas olímpicas depois de conquistar a Grécia no ano 146 a .C. No ano 394 d.C. o
imperador romano Teodósio aboliu os jogos. Durante oito séculos não se
celebraram competições organizadas de atletismo. Restauram-se na Inglaterra em
meados do século XIX, e então as provas atléticas converteram-se gradualmente
no esporte favorito dos ingleses.
O atletismo surgiu nos Jogos Antigos
da Grécia. Desde então, o homem vem tentando superar seus movimentos essenciais
como caminhar, correr, saltar e arremessar.
Na definição moderna, o atletismo é
um esporte com provas de pista (corridas rasas, corridas com barreiras ou com
obstáculos, saltos, arremesso, lançamentos e provas combinadas, como o decatlo
e heptatlo); corridas de rua (nas mais variadas distâncias, como a maratona e
corridas de montanha); provas de cross
country (corridas com obstáculos naturais ou artificiais); e marcha atlética. Considerado o esporte-base, por
testar todas as características básicas do homem, o atletismo não se limita
somente à resistência física, mas integra essa resistência à habilidade física.
Comporta três tipos de provas, disputadas individualmente que são as corridas,
os saltos e os lançamentos. Conforme as regras de cada jogo, as competições
realizadas em equipes somam pontos que seus membros obtêm em cada uma das
modalidades.
A maratona, a mais famosa das
corridas de resistência, baseia-se na legendária façanha de um soldado grego
que em 490 A
C. Correu o campo de batalha das planícies de Maratona até Atenas, numa
distância superior a 35 km ,
para anunciar a vitória dos gregos sobre os persas. Uma vez cumprida a missão,
caiu morto. As maratonas modernas exigem um percurso ainda maior: 42 195 m .
Lançamentos
As disciplinas oficiais de
lançamento envolvem o arremesso de peso, o lançamento de martelo, o lançamento
de disco e lançamento do dardo.
O arremesso de peso consiste no
arremesso de uma esfera metálica que pesa 7,26 kg para os homens adultos e
4 kg
para as mulheres.
O martelo é similar a essa esfera,
mas possui um cabo, o que permite imprimir movimento linear à esfera e assim
atingir uma distância maior.
Já o disco é um pouco mais leve,
pesando 1 quilograma
para as mulheres e 2
quilogramas para os homens. E o dardo pesa 600 gramas para as
mulheres e 800 gramas
para os homens.
Os lançamentos são executados dentro
de áreas limitadas, são círculos demarcado
no solo para
o arremesso ou lançamento de peso, de martelo e disco, e antes de uma linha
demarcada no solo para o lançamento do dardo. A partir dessas marcas é que é
contada a distância dos lançamentos. Normalmente
as competições envolvem várias tentativas por parte dos
atletas, que aproveitam as melhores marcas obtidas nessas tentativas. As provas
de lançamento são normalmente praticadas no espaço interior à pista das
corridas.
A origem desta atividade é
também irlandesa,
pois nos jogos Tailteanos, no início da Era de
Cristo, os celtas disputavam uma prova de arremesso de pedra que
pelas descrições se assemelhavam à prova atual. De qualquer forma, a
codificação da prova, tal como ela é hoje, é totalmente britânica,
inclusive o peso do implemento, 7,256 kg, correspondente a 16 libras inglesas,
que era precisamente o que pesavam os projéteis dos famosos canhões britânicos
do início do século XIX.
Saltos
As provas de salto podem ser
divididas em provas de salto vertical e de salto horizontal. Dentre as provas
de salto vertical, temos o salto em altura e o salto com vara. As provas de
salto horizontal envolvem o salto em distância e o salto triplo.
O salto em altura e o salto com vara,
que tem por objetivo ultrapassar uma barra horizontal (fasquia), é realizado
mediante tentativas. A fasquia é colocada em determinada altura à qual os
atletas devem tentar saltar. Se conseguirem, os atletas progridem para a
próxima altura a que os Juízes colocarem a fasquia.
Qualquer atleta que realize três
derrubes da fasquia (3 ensaios nulos), será impedido de continuar, sendo
creditado com a marca correspondente à maior altura em que conseguiu realizar
um ensaio válido. O salto com vara funciona do mesmo modo, mas neste salto, o
atleta tem o apoio de uma vara. Em ambos
os saltos, há um colchão para amortecer a queda do atleta após o salto.
No salto em distância e no salto
triplo, o atleta faz sua aterrissagem numa caixa
de areia. Há uma tábua de chamada na pista
que indica o limite máximo de corrida de balanço antes do salto; caso o atleta
ultrapasse ou toque nessa marca, realizará um ensaio nulo. Caso tenha saltado
antes da tábua de chamada, a distância do ensaio será considerada apenas entre
o limite na tábua de chamada até o local onde aterrissou. É importante destacar
que vale o ponto de aterrissagem mais
próximo à tábua de chamada.
Nenhum comentário:
Postar um comentário